Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

A vida do grande mestre no Rembrandthuis

Rembrandt Harmenszoon van Rijn é um dos mais importantes pintores holandeses da Idade de Ouro. Entre 1639 e 1658 este artista imensamente influente viveu e trabalhou em uma casa elegante no coração de Amsterdã. O Rembrandthuis localizado na Jodenbreestraat 4 agora é um museu e conta a história da vida cotidiana do artista.

A casa característica de comerciante onde Rembrandt passou 20 anos de sua vida, fica localizada no belo centro histórico de Amsterdã. Por trás das pesadas portas de madeira você irá encontrar seus aposentos e o atelier onde Rembrandt criou muitas de suas obras-primas. A casa foi restaurada para sua antiga glória, com móveis, arte e objetos do século XVII, além de algumas das gravuras originais do artista. Dica: o museu promove demonstrações diárias de gravura e pintura que mostram os métodos usados pelo grande mestre.

Rembrandt van Rijn

Netherlands

Amsterdã

Casa de Rembrandt

O prédio histórico foi construído em 1606/1607 em um bairro popular entre os ricos comerciantes e artistas de sucesso. Antes de Rembrandt se mudar para o local, ele foi radicalmente reformado sob o olhar atento de Jacob van Campen, o eminente arquiteto que projetou a antiga Prefeitura (hoje o Palácio Real), na Praça Dam. Rembrandt se mudou para lá em 1639, em uma época em que tinha grande sucesso. Foi o ano em que ele foi contratado por uma prestigiosa pintura: a célebre Ronda Noturna.
Apesar de vender muitas pinturas, Rembrandt não conseguiu pagar a hipoteca ao longo dos 20 anos em que viveu na cara casa de comerciante. Isso acabou resultando em sua falência em 1658, e sua casa e bens foram leiloados. Um ponto positivo para nós é que atualmente uma lista meticulosa das posses de Rembrandt foi feita por seus credores. Isso garantiu que o Rembrandthuis pudesse ser configurado tanto quanto possível no estilo original, incluindo móveis e objetos que fornecem uma visão sobre a vida de Rembrandt.

+ Ler mais

Utensílios usados por Rembrandt

Veja a localização no mapa

Rembrandthuis, Jodenbreestraat 4, Amsterdam, Holanda
Aposentos de Rembrandt
O Groote Schildercaemer

Atelier do mestre

A maior sala do Rembrandthuis é também uma das mais interessantes. O Groote Schildercaemer (grande sala de pintura) foi o atelier do grande mestre, onde pintou, desenhou e gravou algumas de suas obras mais famosas. Observe a luz natural na sala; os vitrais forneceu uma incidência única de luz que foi refletida nas pinturas de Rembrandt. A obra de Rembrandt é conhecida por seus maravilhosos contrastes de luz e sombra, envolvendo os espectadores nas vívidas cenas que pintou.

Gravuras de Rembrandt

Além de um legado de cerca de 300 pinturas e 2.000 desenhos, Rembrandt produziu cerca de 290 gravuras. Em sua vida Rembrandt era famoso por ser um artista de gravuras. Suas obras são caracterizadas por linhas livres e uma representação excepcional das sombras. Como as gravuras eram relativamente fáceis de reproduzir, elas tiveram um grande público e os fãs das gravuras do século XVII em toda a Europa tinham a esperança de possuir um pedaço da obra gráfica de Rembrandt. O Rembrandthuis possui a maioria das gravuras do artista, parte das quais em exposição na coleção permanente.

Águas-fortes de Rembrandt

Créditos das fotos

Mais sobre Amsterdã

Volte ao topo
  • www.airfrance.com
  • www.skyteam.com