Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

Pequim

A Cidade Proibida em Pequim

Informações práticas sobre Pequim

Passear pela cidade

O metrô é uma ótima maneira de se locomover em Pequim, embora possa estar lotado em horários de pico. O metrô fecha à meia-noite e começa a circular de novo às 5h da manhã. Viajantes podem comprar um cartão pré-pago (Yîkâtông) para viagens em metrôs e ônibus. A tarifa é a mesma para o metrô, porém reduzida para os ônibus. A maior parte dos ônibus opera das 5h às 23h. Dirigir em Pequim é complicado e às vezes até uma experiência assustadora, com poucas placas em inglês e congestionamentos ininterruptos. Há bastantes táxis. Andar de bicicleta é uma boa alternativa com inúmeras locadoras de bicicletas pela cidade e com ciclovias bem definidas, estacionamento para bicicletas e a companhia de milhões de outros ciclistas, especialmente no horário de pico. Pode até parecer algo intimidador, porém, para os viajantes mais aventureiros, esta é a melhor maneira de se locomover. 50.000 bicicletas estão disponíveis para aluguel em quiosques próximos às estações de metrô, distritos comerciais, hotéis e edifícios com escritórios.

Hora local

O horário local é GMT +8.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 220 volts, 50 Hz. As tomadas variam, porém as mais utilizadas são as de dois pinos chatos e as de três pinos chatos e oblíquos. Geralmente é preciso utilizar um adaptador.

Moeda

A moeda chinesa é o iuan renminbi (CNY), que é dividido em 10 jiao ou 100 fen. É bom certificar-se de ter trocado os iuans não utilizados antes de voltar para casa, pois pode haver dificuldade na troca dessa moeda fora da China. Pode-se trocar moeda estrangeira nas agências do Banco da China, localizadas nas cidades. Os bancos não funcionam nos finais de semana. Os grandes hotéis e as singulares “Lojas da Amizade” projetadas para os estrangeiros aceitam a maioria das moedas ocidentais como forma de pagamento. Os principais cartões de créditos são aceitos na maioria das principais cidades, porém esse serviço pode ser limitado em áreas mais rurais. A quantidade de caixas eletrônicos é escassa nas áreas rurais.

Comunicações

O código DDI da China é +86. Há uma grande quantidade de cartões telefônicos disponíveis e pode-se fazer chamadas telefônicas de agências de correio e hotéis. As cabines telefônicas nas ruas são geralmente utilizadas para chamadas locais. Os hotéis geralmente não cobram as chamadas locais ou cobrarão apenas uma taxa nominal. As redes de telefonia celular são bastante avançadas e as redes chinesas possuem acordos de roaming com a maioria das operadoras internacionais, com exceção às americanas. Há cibercafés disponíveis na maioria das principais cidades.

Número de emergência

Emergência: 110 (Polícia); 120 (Ambulância – Pequim)

Informações sobre visto e saúde

Tudo sobre visto e informações sobre saúde

Feriados públicos

+
2015 2016
Ano Novo 1° de jan 1° de jan - 3 de jan
Festival da Primavera 19 de fev - 25 de fev 8 de fev - 14 de fev
Festival Qingming (Dia de Limpeza de Túmulos) 4 de abr - 6 de abr 2 de abr - 4 de abr
Dia do Trabalhador 1° de maio - 3 de maio 30 de abr - 2 de maio
Festival do Barco Dragão 20 de jun - 22 de jun 9 de jun - 11 de jun
Festival de Meio de Outono 26 de set - 28 de set 15 de set - 17 de set
Aniversário da República Popular da China 1° de out - 3 de out 1° de out - 7 de out

Clima

+

O clima de Pequim é bem extremo. Há quatro estações bastante distintas, com uma ampla variação de temperaturas entre o inverno (bem abaixo de zero) e a umidade quente do verão. A maioria das chuvas no verão, os temporais súbitos fazem do guarda-chuva um acessório de viagem necessário. A primavera e o outono são estações relativamente curtas. A primavera (de fevereiro a abril) possui condições um pouco quentes e de muito vento. O outono (de agosto a outubro) traz céus azuis, temperaturas agradavelmente amenas e umidade leve. A primavera e o outono são as melhores épocas para viajar para Pequim.

Aeroporto Internacional de Pequim

en.bcia.com.cn

Chegar à cidade

Os ônibus para traslados operam regularmente (aproximadamente a cada 45 minutos) até o centro da cidade, até a estação de trem de Pequim e a maioria dos hotéis. Táxis que utilizam taxímetros também estão disponíveis, porém recomenda-se aos passageiros que tenham seu destino por escrito em chinês para evitar confusão. O tempo do trajeto até a cidade leva em torno de uma hora.

Locação de carros

Locação de veículos disponível, incluindo as empresas Hertz e Avis.

Táxis do aeroporto

Os táxis utilizam taxímetros e não é comum dar gorjetas. Os 28 km até a cidade devem levar cerca de uma hora. Evite motoristas de táxi que se aproximam de clientes e ao invés disso aguarde na fila do táxi e insista no uso do taxímetro.

Transferência entre terminais

Um serviço de ônibus para traslado circula entre os terminais.

Facilidades

Há várias casas de câmbio, um banco e caixas eletrônicos, telefones, informações turísticas, inúmeras lojas e shopping duty free e ainda um business center. Uma ala para alimentação fornece uma variedade de opções em bebidas e comidas enquanto um centro de entretenimento oferece desde filmes à massagem chinesa.

Estacionamento

O estacionamento está localizado perto do Terminal 3 e está conectado ao do terminal por meio de uma passagem subterrânea para pedestres. Há também um metrô no aeroporto que liga o estacionamento aos terminais. O estacionamento é grátis nos primeiros 30 minutos e custa CNY 6 na primeira hora e CNY 5 para cada 30 minutos subsequentes. O preço máximo cobrado por dia é CNY 80 nos primeiros dois dias.

Internet

Acesso Wi-Fi gratuito disponível em sessões de cinco horas por todo o aeroporto, porém isto requer registro, tanto via sms com um celular ou escaneando seu passaporte no sistema do aeroporto. Tenha em mente que muitos sites estão bloqueados, já que o acesso à internet na China possui extensas restrições de segurança do firewall.