Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

Chengdu

Panda gigante, Chengdu

Informações práticas sobre Chengdu

Passear pela cidade

Alugar um carro em Chengdu não é recomendável em virtude do tráfego carregado e caótico, especialmente nos horários de pico. Há táxis que utilizam taxímetros disponíveis, apesar de serem difíceis de ser encontrados em algumas áreas. Note que é necessário ter por escrito em chinês o nome do seu destino, já que a maioria dos motoristas não fala inglês. Há várias opções de transporte público, no entanto a maioria deles está marcada nos mapas turísticos distribuídos no aeroporto, na estação ferroviária e nas lojas de lembranças. O transporte público em Chengdu é na maior parte formado por uma rede extensiva de ônibus. Vale a pena comprar um cartão de transporte que oferece descontos e elimina a necessidade de carregar o dinheiro exato. A outra metade do transporte público de Chengdu é formada por metrô que conecta as estações ferroviárias do norte e do sul. As tarifas custam entre CNY 2 e CNY 5, dependendo da distância. Uma segunda linha, que percorre o noroeste e o sudoeste, foi recentemente concluída.

Hora local

Horário local: GMT +8

Eletricidade

A corrente elétrica é de 220 volts, 50 Hz. As tomadas variam, porém as mais utilizadas são as de dois pinos chatos e as de três pinos chatos e oblíquos. Geralmente é preciso utilizar um adaptador.

Moeda

A moeda chinesa é o iuan renminbi (CNY), que é dividido em 10 jiao ou 100 fen. É bom certificar-se de ter trocado os iuans não utilizados antes de voltar para casa, pois pode haver dificuldade na troca dessa moeda fora da China. Pode-se trocar moeda estrangeira nas agências do Banco da China, localizadas nas cidades. Os bancos não funcionam nos finais de semana. Os grandes hotéis e as singulares “Lojas da Amizade” projetadas para os estrangeiros aceitam a maioria das moedas ocidentais como forma de pagamento. Os principais cartões de créditos são aceitos na maioria das principais cidades, porém esse serviço pode ser limitado em áreas mais rurais. A quantidade de caixas eletrônicos é escassa nas áreas rurais.

Comunicações

O código DDI da China é +86. Há uma grande quantidade de cartões telefônicos disponíveis e pode-se fazer chamadas telefônicas de agências de correio e hotéis. As cabines telefônicas nas ruas são geralmente utilizadas para chamadas locais. Os hotéis geralmente não cobram as chamadas locais ou cobrarão apenas uma taxa nominal. As redes de telefonia celular são bastante avançadas e as redes chinesas possuem acordos de roaming com a maioria das operadoras internacionais, com exceção às americanas. Há cibercafés disponíveis na maioria das principais cidades.

Número de emergência

Emergência: 110 (Polícia); 120 (Ambulância – Pequim)

Informações sobre visto e saúde

Tudo sobre visto e informações sobre saúde

Feriados públicos

+
2015 2016
Ano Novo 1° de jan 1° de jan - 3 de jan
Festival da Primavera 19 de fev - 25 de fev 8 de fev - 14 de fev
Festival Qingming (Dia de Limpeza de Túmulos) 4 de abr - 6 de abr 2 de abr - 4 de abr
Dia do Trabalhador 1° de maio - 3 de maio 30 de abr - 2 de maio
Festival do Barco Dragão 20 de jun - 22 de jun 9 de jun - 11 de jun
Festival de Meio de Outono 26 de set - 28 de set 15 de set - 17 de set
Aniversário da República Popular da China 1° de out - 3 de out 1° de out - 7 de out

Clima

+

O tempo em Chengdu é ameno e úmido durante o ano todo. No entanto as quatro estações são bem distintas: a primavera é longa e um pouco quente, o verão é curto e úmido, o outono é frio e chuvoso e o inverno é gelado e nebuloso. As temperaturas variam de -6°C no inverno (de dezembro a fevereiro) até 37°C no auge do verão (de junho a agosto). Chengdu é úmida e nebulosa na maior parte do ano, o que reduz as horas de luz solar e pode exagerar a sensação da temperatura. A estação das chuvas é em julho e agosto, quando ocorrem as tempestades ocasionais. A melhor época para visitar Chengdu é na primavera e no outono, incluindo de abril a junho e de setembro a novembro.

Aeroporto Internacional de Chengdu Shuangliu

www.cdairport.com

Chegar à cidade

Há ônibus para traslados circulando até o centro de Chengdu, bem como ônibus de viagens para outras cidades da Província de Sichuan.

Locação de carros

Não há locadoras de veículos nas instalações do aeroporto. No entanto, há carros para aluguel disponíveis no centro de Chengdu.

Táxis do aeroporto

Há táxis disponíveis do lado externo do Portão 2 do Terminal 1 e dos Portões 4 e 5 do Terminal 2.

Transferência entre terminais

Os terminais ficam a uma pequena distância percorrível a pé, no entanto há serviços de traslados disponíveis para transferir passageiros.

Facilidades

Os serviços do aeroporto incluem um centro de informações, carrinhos para bagagens, área para fumantes, caixas eletrônicos, carregadores de celulares, máquinas de venda automática, depósito para bagagens e pacotes, achados e perdidos, serviços médicos, fraldários, salas de espera VIP e de primeira classe, restaurantes e lojas e serviços de negócios que incluem fax, fotocópias, impressão e internet.

Estacionamento

O estacionamento está localizado em frente ao Terminal 1. A primeira hora custa CNY 4 e a cada 30 minutos seguintes o valor adicional é de CNY 2.

Internet

A empresa China Telecom fornece acesso Wi-Fi gratuito por cinco horas com registro via celular.