Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

Kuala Lumpur

Região montanhosa de Cameron, Malásia

Informações práticas sobre Kuala Lumpur

Passear pela cidade

A maneira mais fácil de se locomover em Kuala Lumpur é usando um dos cinco trens com saídas diárias e rotas diferentes, cada um operado por uma empresa diferente. O Monotrilho KL serve o shopping center principal e os distritos dos hotéis, enquanto o Putra LRT serve a área de China Town. As tarifas são razoáveis e os trens são frequentes em todas as rotas, operando aproximadamente das 5h30 até meia-noite. Os ônibus da cidade são quentes, lotados e nada confiáveis. Pode-se pegar táxis na rua ou encontrá-los em locais óbvios como do lado externo de hotéis, shopping centers e outros. As tarifas nos taxímetros sobem rapidamente entre meia-noite e 6h e os taxistas às vezes aumentam o preço durante as horas de pico ou com tempo ruim. Não é recomendado alugar um carro para dirigir em Kuala Lumpur, pois o tráfego é estressante e confuso e o transporte público é mais do que suficiente.

Hora local

Horário local: GMT +8.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 240 volts, 50 Hz. As tomadas utilizadas são as inglesas de três pinos quadrados.

Moeda

A moeda oficial é o ringuite malaio (MYR), também conhecido como dólar malaio, que é dividido em 100 sen (cêntimos) Além de não cobrarem comissão, geralmente é mais rápido trocar dinheiro em casas de câmbio do que em bancos, porém as taxas de câmbio variam. As melhores moedas para se trocar são o dólar americano e a libra esterlina. Todos os principais cartões de créditos são aceitos em hotéis, lojas e restaurantes de luxo. Há uma grande quantidade de caixas eletrônicos disponível.

Comunicações

O código DDI para a Malásia é +60. A discagem direta internacional está disponível em todo o país, porém o serviço pode ficar instável. Os hotéis podem acrescentar uma sobretaxa elevada nas contas telefônicas. O mais indicado é verificar antes de fazer chamadas internacionais. Há uma grande quantidade de telefones públicos que aceitam moedas e cartões que podem ser adquiridos no aeroporto, nos postos de gasolina e nas bancas de jornal e revista. As redes de telefonia celular são abrangentes e as operadoras locais operam em redes GSM que são compatíveis com a maioria dos telefones internacionais. Há uma grande quantidade de cibercafés espalhados pelas áreas turísticas.

Número de emergência

Emergência: 999

Informações sobre visto e saúde

Tudo sobre visto e informações sobre saúde

Feriados públicos

+
2014 2015
Ano Novo 1° de jan 1° de jan
Ano Novo Chinês 31 de jan 19 de fev
Mawlid al-Nabi (nascimento do Profeta Maomé) 14 de jan 3 de jan
Dia do Território Federal (somente em Putrajaya, Kuala Lumpur e Labuan) 1° de fev 1° de fev
Dia do Trabalho 1° de maio 1° de maio
Hari Raya Aidil-Fitri (Fim do Jejum do Ramadã) 28 de jul - 29 de jul 18 de jul - 19 de jul
Hari Raya Haji (Festa do Sacrifício) 5 de out 24 de set
Deepavali (exceto em Labuan e Sarawak) 23 de out 11 de nov
Awal Muharram (Ano Novo Islâmico) 25 de out 15 de out
Natal 25 de dez 25 de dez

Clima

+

O clima de Kuala Lumpur é tipicamente tropical, indicando simplesmente que a cidade é quente e úmida durante o ano todo, com muito pouca variação na temperatura e sem estações distintas. O termômetro gira em torno de 30°C o ano todo, mas pode chegar a atingir perto de 35°C. A precipitação na cidade é carregada e os temporais ocorrem no ano todo, geralmente nos finais de tarde. Muitas vezes as chuvas são um alívio para os visitantes, que estão desacostumados do calor e, geralmente, não atrapalham muito os passeios. Apenas lembre-se sempre de carregar uma capa de chuva leve. Outro alívio ao calor é a quantidade de edifícios com ar-condicionado, dentro dos quais os visitantes passarão possivelmente seu tempo. Kuala Lumpur é uma cidade moderna e bem preparada para lidar com o clima. Os meses de junho, julho e agosto recebem em média um pouco menos de chuva e por esta razão muitos recomendam estes meses como as melhores épocas para viajar para a cidade.

Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur

www.klia.com.my

Chegar à cidade

O trem da Express Rail Link fornece o transporte mais rápido até o centro da cidade. Os trens da KLIA Ekspres e da KLIA Transit ligam o aeroporto até Kuala Lumpur (Estação KL Sentral - Terminal City Air) e vice-versa. Os trens circulam das 5h às 00h30 e custam em torno de MYR 35 na ida e MYR 70 para ida e volta. Todos os passageiros que estiverm partindo do Terminal City Air têm a opção de fazer o check-in de suas bagagens, onde recebem seus cartões de embarque, procedendo ao embarque do trem em direção ao aeroporto. É lá que a autorização para trânsito de imigrantes é efetuada. O tempo do trajeto entre KL Sentral e o aeroporto é de 28 minutos pela KLIA Express e de 37 minutos pela KLIA Transit. Muitos hotéis organizam um carro para buscar os hóspedes, embora geralmente seja mais caro do que pegar um táxi. Um serviço de ônibus expresso saindo do aeroporto circula até a estação de KL Sentral por MYR 10, preço de ida, ou por MYR 18 para ida e volta.

Locação de carros

A Avis, Budget, Hertz, National e a Thrifty e uma série de locadoras nacionais de veículos, estão todas representadas no aeroporto.

Táxis do aeroporto

Há táxis disponíveis e devem ser pagos com antecedência no guichê de passagens. Os preços estão relacionados à distância e ao tipo de táxi. Há uma taxa extra entre meia-noite e 6h da manhã.

Transferência entre terminais

Um trem chamado Aerotrain oferece um serviço gratuito entre os terminais. Um ônibus para traslado circula a cada 30 minutos entre o terminal das companhias aéreas de baixo custo (LCCT) e o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA), com tarifa a MYR 1,50.

Facilidades

Os serviços do aeroporto incluem salas de espera, depósito de bagagens, facilidades para portadores de necessidades especiais e fraldários, bancos, casas de câmbio e caixas eletrônicos, restaurantes e bares, uma agência de correio, uma farmácia e lojas duty free.

Estacionamento

O estacionamento do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur custa a partir de MYR 3,50 na primeira hora e MYR 2 a MYR 3 por horas adicionais.

Internet

Há acesso Wi-Fi em todo o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur.