Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

Cidade do Panamá

Os mares azul esmeralda do Panamá

Informações práticas sobre Cidade do Panamá

Passear pela cidade

Num primeiro momento, a Cidade do Panamá pode ser difícil de ser percorrida. A cidade possui um sistema público de ônibus, porém a sinalização está somente no idioma local e, embora a cidade esteja atualmente renovando sua frota, os ônibus velhos podem ser lotados e confusos para os recém-chegados. Os táxis são a maneira mais comum de locomoção na Cidade do Panamá, já que o preço médio de uma corrida custa geralmente menos que US$ 10 para circular na maior parte da cidade. Os táxis não utilizam taxímetro, podendo ser pegos na rua ou chamados por telefone (embora frequentemente seja cobrada uma taxa de agendamento). É possível alugar os táxis com tarifa por hora ou por semana, o que pode vir a ser um custo-benefício para passeios frequentes e saídas para jantar. Os carros para aluguel estão disponíveis, porém a condução local é muito agressiva e dirigir pode se tornar mais frustrante do que de conveniente.

Hora local

Horário local: GMT -5.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 120 volts, 60 Hz. As tomadas de dois pinos chatos são o padrão. Tipo A, B.

Moeda

A moeda oficial é o balboa panamenho (PAB), que é dividido em 100 centésimos, porém o dólar americano é aceito em toda parte à uma cotação de câmbio de PAB 1 = USD 1. O balboa está disponível somente em moedas. A única cédula em circulação é o dólar americano. No Panamá troca-se moeda estrangeira com facilidade em bancos, casas de câmbio, hotéis e no aeroporto. Evite o mercado paralelo. Os grandes bancos oferecem as melhores cotações de câmbio. As cédulas de moeda estrangeira velhas, amarrotadas e sujas podem ser recusadas no momento do câmbio. A maioria dos principais cartões de créditos tais como o American Express, o Visa, o Mastercard e o Diners Club é amplamente aceita. Há cerca de 300 caixas eletrônicos na cidade do Panamá.

Comunicações

O código DDI do Panamá é +507. Há telefones públicos disponíveis que aceitam moedas e cartões telefônicos, que podem ser adquiridos em lojas e máquinas de venda automática. As operadoras de telefonia celular oferecem redes GSM e 3G, e possuem acordos de roaming com a maioria das operadoras internacionais de telefonia celular. Há vários fornecedores de serviços de internet no Panamá e uma grande quantidade de cibercafés na cidade do Panamá.

Número de emergência

Emergência: 104 (Polícia); 103 (Ambulância).

Informações sobre visto e saúde

Tudo sobre visto e informações sobre saúde

Feriados públicos

+
2015 2016
Ano Novo 1° de jan 1° de jan
Dia dos Mártires 9 de jan 9 de jan
Segunda-feira de Carnaval 16 de fev 8 de fev
Terça-feira de Carnaval 17 de fev 9 de fev
Sexta-feira Santa 3 de abr 25 de mar
Dia do Trabalhador 1° de maio 1° de maio
Dia da Independência do Panamá (Separação da Colômbia) 3 de nov 3 de nov
Dia da Bandeira 4 de nov 4 de nov
Dia de Colón 5 de nov 5 de nov
O Primeiro Grito de Independência de Los Santos 10 de nov 10 de nov
Dia da Independência 28 de nov 28 de nov
Dia da Mães 8 de dez 8 de dez
Natal 25 de dez 25 de dez

Clima

+

A Cidade do Panamá possui um clima tropical, com temperaturas constantes durante o ano todo, variando de 32°C durante o dia até 21°C nos finais de tarde. A umidade é geralmente alta, especialmente durante a estação de chuvas, que ocorre entre maio e dezembro. A melhor época para viajar para a Cidade do Panamá é entre dezembro e março.

Aeroporto Internacional de Tocumen

www.tocumenpanama.aero

Chegar à cidade

O único transporte público para a Cidade do Panamá é proporcionado pelas minivans apelidadas de Táxi de Turismo, que podem ser reservadas no guichê de informações do saguão de desembarque. O tempo do trajeto é de cerca de meia hora.

Locação de carros

As locadoras de veículos representadas no saguão de desembarque são Alamo, Avis, Barriga, Budget, Dollar, Hertz, National e Thrifty.

Táxis do aeroporto

Há táxis regulares operando dia e noite por preços fixos, dependendo do número de passageiros, porém não utilizam taxímetro.

Transferência entre terminais

Os terminais ficam a uma pequena distância um do outro, percorrível a pé.

Facilidades

Há um banco e caixa eletrônico no piso de embarque. Há um restaurante e um café situados no mezanino com vista para as decolagens de aviões, e lanchonetes na área de desembarque. Os presentes de última hora podem ser comprados em diversas lojas, incluindo duty free, no primeiro e segundo pisos. Há um depósito de bagagens disponível e guichês de informações localizados na área de desembarque.

Estacionamento

Há bastantes áreas de estacionamento disponíveis no Aeroporto Internacional de Tocumen, e as tarifas são muito baratas.

Internet

Não há serviços de acesso Wi-Fi disponíveis, porém os serviços de acesso à internet estão disponíveis no business center, localizado no térreo.