Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

Praga

As pontes de Praga

Informações práticas sobre Praga

Passear pela cidade

Praga possui um sistema de transporte público barato e eficiente, que consiste em uma rede integrada de ônibus, bondes, metrô e um funicular no Monte Petrin. O centro histórico é compacto e destinado apenas para pedestres, porém os bondes oferecem um meio barato para passear pelo resto da cidade e há bastantes estações de metrô no centro. As linhas de bonde cruzam o centro e são a melhor maneira de locomoção, após o metrô. Raramente é necessário utilizar ônibus, já que eles tendem a operar fora do centro e são mais irregulares. Após a meia-noite, bondes e ônibus oferecem um serviço limitado, geralmente a cada hora. As passagens são válidas em todos os meios de transporte público, porém devem ser adquiridas com antecedência e validadas antes de cada viagem. É melhor reservar os táxis por telefone e pedir o recibo da corrida antes da partida. Um carro é considerado caro e desnecessário, uma vez que a maior parte da cidade é voltada para pedestres, além de o estacionamento tornar-se um grande problema e os roubos de veículos serem frequentes.

Hora local

Horário local: GMT +1 (GMT +2 a partir do último domingo de março até o último domingo de outubro).

Eletricidade

A corrente elétrica é de 230 volts, 50 Hz. As tomadas com dois pinos redondos e com um orifício para um pino terra (macho) são o padrão. A maioria das tomadas também aceita os tradicionais plugues europeus de dois pinos.

Moeda

A moeda oficial é a coroa tcheca (CZK), conhecida na região como koruna (coroa), que é dividida em 100 haléřů.

Comunicações

O código DDI para a República Tcheca é +420. Os hotéis cobram sobretaxas altas para chamadas internacionais. É mais barato utilizar as cabines de telefone público. Os cartões de telefone podem ser adquiridos nas bancas de jornal e revista. As operadoras locais de telefonia celular utilizam redes GSM e possuem acordos de roaming com todas as principais operadoras internacionais, à exceção das americanas. Há cibercafés disponíveis nas principais cidades.

Número de emergência

158 (Polícia); 155 (Ambulância)

Informações sobre visto e saúde

Tudo sobre visto e informações sobre saúde

Feriados públicos

+
2014 2015
Ano Novo 1° de jan 1° de jan
Segunda-feira de Páscoa 21 de abr 6 de abr
Dia do Trabalho 1° de maio 1° de maio
Dia da Libertação 8 de maio 8 de maio
Dia de São Cirilo e São Metódio 5 de jul 5 de jul
Dia de Jan Hus 6 de jul 6 de jul
Dia do Estado Tcheco (ou Dia de São Venceslau) 28 de set 28 de set
Dia da Independência 28 de out 28 de out
Dia da Luta pela Liberdade e Democracia 17 de nov 17 de nov
Véspera de Natal 24 de dez 24 de dez
Natal 25 de dez 25 de dez
Dia de São Estêvão 26 de dez 26 Dec - 26 de dez

Clima

+

Praga possui um clima continental tipicamente europeu com invernos frios e com neve e verões um pouco quentes (às vezes chuvosos). Os invernos (de novembro a fevereiro) podem ser bem gelados. Janeiro é o mês mais frio, com temperaturas bem abaixo de zero durante o dia e com ventos frios e fortes. A queda de neve pode ser bem forte. Praga apresenta temperaturas que variam de -4°C durante o inverno até 23°C durante o verão. A melhor época para visitar é de maio a setembro, quando os dias estão um pouco quentes e as noites frias. A alta estação turística ocorre no verão europeu (de junho a setembro), porém a primavera e o outono também podem ser épocas gratificantes para visitas, especialmente para aqueles que preferirem evitar as multidões de turistas. Embora os invernos sejam frios, a paisagem se torna extraordinariamente bonita quando neva.

Aeroporto Internacional de Praga Ruzyne

www.prg.aero/en/

Chegar à cidade

Os micro-ônibus para traslados conhecidos como Cedaz saem regularmente até o centro da cidade. Eles podem deixar os passageiros nos hotéis por toda a cidade. O expresso do aeroporto oferece o transporte mais rápido até a estação central de trem de Praga. Os ônibus públicos possuem serviços regulares para todas as áreas de Praga, partindo em frente ao saguão de desembarque. As tarifas de transporte público são baseadas no tempo do trajeto.

Locação de carros

Todas as principais locadoras de veículos estão representadas no aeroporto, incluindo a Avis, Europcar, Hertz e Sixt.

Táxis do aeroporto

Há também táxis disponíveis do lado externo do saguão de desembarques. Um táxi até o centro da cidade deve levar cerca de 30 minutos. Deve-se negociar um preço junto ao motorista antes do início da corrida, já que muitos táxis licenciados não possuem taxímetro. Os táxis micro-ônibus compartilhados são também uma opção econômico.

Transferência entre terminais

Os terminais são conectados.

Facilidades

Há uma série de lojas, bares, cafés e restaurantes no terminal principal. Também estão disponíveis casas de câmbio, caixas eletrônicos e um banco. O Travelex fica aberto 24 horas na seção de trânsito de passageiros. Podem ser alugados celulares no saguão de desembarque do Terminal Norte 1. Também podem ser alugadas salas de reuniões e de conferências e há acesso Wi-Fi em ambos os terminais.

Estacionamento

Os primeiros 15 minutos são gratuitos no estacionamento do Aeroporto Internacional de Praga Ruzyne. Após este período, as tarifas do estacionamento variam de CZK 100 por 30 minutos e CZK 200 por uma hora, quando é o utilizado o estacionamento localizado diretamente em frente do terminal. O estacionamento de curta permanência custa CZK 50 por uma hora, CZK 100 por duas horas, CZK 140 por três horas e CZK 40 por hora após este período, ou CZK 60 por uma hora e CZK 50 pelas horas adicionais. As tarifas semanais custam a partir de CZK 900 por semana.

Internet

Acesso Wi-Fi gratuito disponível pela da rede chamada "prg.aero-hotspot".