Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

Varsóvia

Cidade velha, Varsóvia

Informações práticas sobre Varsóvia

Passear pela cidade

Os ônibus e bondes circulam diariamente pelas ruas das 5h às 23h e são a maneira mais barata de locomoção. As passagens são válidas para todos os meios de tranporte público e devem ser adquiridas com antecedência. Os trens metropolitanos circulam a cada cinco minutos entre os bairros e o centro da cidade e o metrô é a maneira mais rápida de se percorrer por Varsóvia. Os táxis que utilizam taxímetro podem ser pegos nas ruas ou chamados por telefone já que há uma série de empresas diferentes de táxis. O melhor a fazer é negociar um preço antes de embarcar. Os táxis chamados por telefone são geralmente bem mais baratos. É desnecessário alugar um carro exceto para passeios fora da cidade. É melhor explorar o centro velho histórico a pé, e o sistema de aluguel de bicicletas é também uma ótima maneira de circular pela cidade.

Hora local

Horário local: GMT +1 (GMT +2 a partir do último domingo de março até o último domingo de outubro).

Eletricidade

A corrente elétrica é de 220 volts, 50 Hz. As tomadas utilizadas são as europeias de dois pinos.

Moeda

A moeda oficial é o zloty (PLN), dividido em 100 groszy. A Polônia é um país em que se usa basicamente o dinheiro vivo e, às vezes, os cartões de crédito são dificilmente aceitos nas cidades e quase nunca nas áreas rurais. Entretanto, os cartões de créditos são aceitos em locais frequentados por turistas. Há caixas eletrônicos disponíveis nas pequenas e grandes cidades mais importantes. Pode-se trocar dinheiro (de preferência dólar americano ou euro) nos bancos, hotéis ou nas casas de câmbios (chamadas “kantors” e com as melhores cotações de câmbio) das cidades e das grandes vilas. Os bancos funcionam de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 17h e alguns deles funcionam aos sábados até as 13h.

Comunicações

O código DDI para a Polônia é +48. Os celulares funcionam em todo o país. As operadoras locais utilizam redes GSM que podem ser incompatíveis com alguns celulares americanos. Há cibercafés disponíveis na maioria das cidades.

Número de emergência

Emergência: 112

Informações sobre visto e saúde

Tudo sobre visto e informações sobre saúde

Feriados públicos

+
2014 2015
Ano Novo 1° de jan 1° de jan
Domingo de Páscoa 20 de abr 5 de abr
Segunda-feira de Páscoa 21 de abr 6 de abr
Dia do Trabalho 1° de maio 1° de maio
Dia da Constituição 3 de maio 3 de maio
Corpus Christi 19 de jun 4 de jun
Assunção da Virgem Maria 15 de ago 15 de ago
Nossa Senhora de Częstochowa 26 de ago 26 de ago
Dia de Todos os Santos 1° de nov 1° de nov
Dia da Independência 11 de nov 11 de nov
Natal 25 de dez 25 de dez
Boxing Day (feriado no dia seguinte ao Natal) 26 de dez 26 Dec - 26 de dez

Clima

+

Varsóvia possui um clima continental úmido, com invernos frios e com neve e verões que vão de amenos a quentes. As temperaturas no verão variam, em média, entre 9°C e 22°C, enquanto no inverno as temperaturas variam entre -4°Ce 6°C. A temperatura média na Varsóvia é de -3°C em janeiro (meados do inverno) e de 19,3°C em julho (meados do verão), embora frequentemente as temperaturas do verão cheguem a atingir 30°C. O mês mais chuvoso é o de julho, embora esporadicamente caia chuva durante o ano todo. A precipitação geralmente é mais carregada no verão e o inverno recebe chuvas em menor quantidade. A primavera (março, abril, maio) e o outono (setembro, outubro, novembro) são ambas estações adoráveis, com temperaturas amenas e agradáveis e com bastante sol, embora o outono possa ser nebuloso. Varsóvia possui uma estação turística de longa duração e a cidade é ótima para ser visitada em qualquer época entre abril e outubro. A alta estação turística é no verão, especialmente entre julho e agosto, porém a cidade pode se tornar lotada de modo desagrável. Os turistas que não se importam com o frio e a neve descobrirão que Varsóvia é um ótimo destino de inverno.

Aeroporto de Varsóvia Frederic Chopin

www.lotnisko-chopina.pl/en/passenger?cl=en&set_language=en

Chegar à cidade

Os ônibus municipais de n° 175 e n° 188 operam diariamente a partir das 4h40 às 23h e transportam os trabalhadores até o centro da cidade de Varsóvia e até às margens do rio. O tempo do trajeto é de 30 minutos e a passagem custa PLN 2,40. As passagens podem ser adquiridas no quiosque "Ruch" e no centro de informações turísticas no saguão de embarque. Alguns hotéis oferecem um serviço de ônibus para traslado sob solicitação, chegando e partindo do hotel. O ônibus Polski Express oferece conexões para as grandes cidades polonesas. O ponto de ônibus está localizado no piso do saguão de desembarque do Terminal 2.

Locação de carros

A Avis, Budget, Hertz e National operam no aeroporto, do lado externo do Terminal 1 de desembarque.

Táxis do aeroporto

Há um ponto de táxi localizado em frente ao saguão de desembarque.

Transferência entre terminais

Os terminais ficam a uma pequena distância um do outro, percorrível a pé.

Facilidades

Há lojas, bares e restaurantes no aeroporto. Outros serviços incluem bancos, casas de câmbio, caixas eletrônicos, uma agência de correio e quiosques de informações turísticas e de reservas de hotéis. Há também um mirante onde é cobrada uma taxa e os visitantes estão sujeitos a serem revistados por seguranças.

Estacionamento

As áreas P1 e P2 estão localizadas no estacionamento coberto que possui vários andares, do lado oposto aos terminais e custam PLN 8 por hora, até o período de três horas e PLN 10 por hora após este período. O estacionamento de curta permanência na área P3 que fica ao ar livre custa a partir de PLN 6 por hora nas primeiras três horas. Por fim, o estacionamento de longa permanência na área P4 cobra uma tarifa diária de PLN 50, que é reduzida quanto maior for a permanência.

Internet

Acesso Wi-Fi gratuito disponível na sala de espera executiva e na sala business que cobram uma taxa de entrada de PLN 98 para não associados.