Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

Moscow

Catedral de São Basílio, Moscou

Informações práticas sobre Moscow

Passear pela cidade

A maneira mais fácil e mais conveniente de percorrer por Moscou é por metrô. Ele é barato, bastante eficiente e fácil de usar, ainda que toda a sinalização esteja no idioma russo, porém é sempre bom ter por escrito o nome do destino em caracteres cirílicos para ajudar a identificar a estação correta. O metrô opera até 1h e os valores das tarifas são padrão, independente da distância percorrida, permitindo transferências ilimitadas. Já o transporte por via terrestre é menos eficiente do que o metrô, porém uma rede extensiva de ônibus, bondes e trólebus cobre as áreas que não são servidas pelo metrô, até em torno das 23h. Estes transportes podem ficar lotados de modo desagradável durante o horário de pico. As alternativas aos ônibus são as vans para passageiros chamadas de "marshrutka", que seguem as rotas dos ônibus e param sempre que solicitado. Há também um grande número de táxis oficiais que utilizam taxímetro e carros não oficiais que podem ser pegos na rua, porém as corridas devem ser negociadas antes de entrar no veículo, principalmente porque geralmente cobra-se a mais dos estrangeiros. Embora os táxis sejam geralmente seguros, os turistas devem tomar cuidado, sendo aconselhado às mulheres sozinhas que os evitem à noite. Dirigir na cidade não é recomendado.

Hora local

O horário local é GMT +3.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 220 volts, 50 Hz. As tomadas de dois pinos redondos são o padrão.

Moeda

A moeda oficial é o rublo (RUB), que é dividido em 100 kopeks. A maioria dos cartões de crédito internacionais é aceita nos grandes estabelecimentos comerciais. Pode-se trocar moeda estrangeira em bancos, quiosques de câmbio e hotéis. Há caixas eletrônicos disponíveis nas principais cidades. É difícil adquirir rublos fora da Rússia e recomenda-se aos viajantes levarem cédulas de dólar americano ou euro em bom estado para câmbio assim que chegarem lá.

Comunicações

O código DDI da Rússia é +7. Os telefones públicos são uma boa opção para chamadas locais e internacionais. Eles aceitam cartões telefônicos que podem ser adquiridos em bancas de jornal e revista e em agências de correio. As cabines telefônicas dos aeroportos e dos principais hotéis geralmente aceitam cartões Amex ou Visa, porém, normalmente elas são muito mais caras do que os telefones públicos. A cobertura de telefonia celular é ampla nas pequenas e grandes cidades, porém pode ser limitada em algumas áreas remotas. Acesso à internet disponível nos cibercafés das principais pequenas e grandes cidades.

Número de emergência

112

Informações sobre visto e saúde

Tudo sobre visto e informações sobre saúde

Feriados públicos

+
2015 2016
Ano Novo 1° de jan - 5 de jan 1° de jan - 5 de jan
Natal Otodoxo 7 de jan 7 de jan
Dia dos Defensores da Pátria 23 de fev 23 de fev
Dia Internacional da Mulher 8 de mar 8 de mar
Dia do Trabalhador 1° de maio 1° de maio
Dia da Vitória 9 de maio 9 de maio
Dia da Rússia 12 de jun 12 de jun
Dia da Unidade Nacional 4 de nov 4 de nov

Clima

+

Moscou possui um clima continental, caracterizado por um frio excessivo, invernos longos e verões quentes. Em meados do verão, entre julho e agosto, as temperaturas são um pouco quentes e agradáveis com viradas ocasionais de tempo mais quente e tendência à alta umidade. Os invernos diferem drasticamente, com apenas cerca de seis horas de luz solar no meio da estação e temperaturas registradas em graus bem abaixo de zero. No verão as temperaturas médias variam entre 12°C e 26°C, e no inverno as temperaturas médias variam entre -10°C e -3°C. No inverno, as quedas de neve têm início em outubro e o cobertor de neve persiste até a primavera. Chove pouco em Moscou e a maior parte da precipitação cai em forma de neve.

Aeroporto Internacional de Sheremetyevo, Moscou

svo.aero/en

Chegar à cidade

Há vários serviços de ônibus que conectam cada terminal às estações de metrô mais próximas e a partir delas podem ser feitas outras conexões até o centro da cidade. Há também micro-ônibus disponíveis.

Locação de carros

As locadoras de veículos incluem a Sixt, Hertz, Splash e Europcar.

Táxis do aeroporto

Uma corrida de táxi até o centro da cidade leva em torno de 30 minutos (dependendo do tráfego). Os táxis clandestinos operam em frente aos terminais e devem ser evitados. Reserve um táxi pelos guichês oficiais de empresas de táxi. Recomenda-se a pré-reserva de um táxi para espera na chegada.

Transferência entre terminais

A maioria dos voos internacionais desembarca nos Terminas D, E e F. Os Terminais B e C, a quase 24 km de distância, são destinados aos voos domésticos e fretados. Os ônibus públicos e expressos, os táxis e os serviços de traslados gratuitos das companhias aéreas estão disponíveis entre todos os cinco terminais. Há um corredor entre os Terminais D, E e F.

Facilidades

Uma vez passado pelo check-in do aeroporto de Sheremetyevo, Moscou, todos os terminais oferecem casas de câmbio, restaurantes, bares e shopping duty free. Para os passageiros portadores de necessidades especiais, as transferências com cadeira de roda da aeronave até o terminal devem ser organizadas com antecedência. Há salas de espera executivas, com chuveiros e petiscos e bebidas, disponíveis nos Terminais C, D, E e F.

Estacionamento

Estacionamento disponível próximo a cada um dos terminais. A maioria oferece estacionamento gratuito entre os primeiros 5 a 15 minutos.

Internet

Acesso Wi-Fi gratuito disponível nos Terminais C, D, E e F.