Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

Istanbul

Mesquita Azul à noite, Istambul

Informações práticas sobre Istanbul

Passear pela cidade

A melhor e mais fácil maneira de explorar a cidade velha é a pé, porém para chegar a outras áreas há uma rede de transporte público barata que consiste em ônibus, táxis ou dolmuses (táxis micro-ônibus compartilhados), bondes e um sistema de metrô que tem aliviado a pressão do tráfego interminável de Istambul. O bilhete eletrônico recarregável de trânsito Akbil, adquirido em quiosques especiais, é um jeito de obter desconto usando ônibus, bondes, metrô e balsas locais. Uma linha de metrô bastante útil circula de Aksaray até o terminal principal de ônibus da cidade de Esenler e até o Aeroporto de Ataturk e outra linha circula sentido norte da Praça Taksim, passando pelos distritos Levent. Os ônibus são lentos e lotados. As passagens devem ser compradas nos quiosques externos pois os motoristas de ônibus não as vendem. Os dolmuses e os táxis amarelos particulares são mais confortáveis do que os ônibus da cidade e bem baratos, porém recomenda-se que os estrangeiros peçam ao hotel para chamarem um táxi particular e que verifiquem se o taxímetro está funcionando, já que é comum cobrarem a mais. A tarifa noturna de táxi pode chegar a ser cinquenta por cento mais cara do que a tarifa diurna. Pode-se pegar dolmuses em qualquer lugar dentro de suas rotas. As balsas de passageiros são uma maneira agradável de ver a cidade e há também uma rede de trens circulando pela costa de Marmara. Dirigir ou alugar um carro não é recomendado em virtude do congestionamento do tráfego e dos baixos padrões de condução.

Hora local

Horário local: GMT +2 (GMT +3 a partir do último domingo de março até o último domingo de outubro).

Eletricidade

220 volts AC, 50 Hz. As tomadas europeias de dois pinos são o padrão.

Moeda

A moeda oficial é a lira turca (TRY), que é dividida em 100 kurus. Pode-se trocar moeda estrangeira em bancos, quiosques de câmbio, agências de correio, aeroportos e portos de balsas. Os bancos oferecem as piores cotações de câmbio, porém trocam moedas estrangeiras menos conhecidas. Os bancos funcionam essencialmente de segunda a sexta-feira, porém alguns funcionam diariamente nas áreas turísticas. Há uma grande quantidade de caixas eletrônicos disponível nas principais cidades e áreas turísticas, porém os teclados dos caixas eletrônicos turcos geralmente não incluem letras do alfabeto inglês. Os principais cartões de créditos são amplamente aceitos. Os mais populares são Visa e MasterCard, porém o American Express também é aceito em algumas áreas. Alguns hotéis dos destinos turísticos mais populares aceitam dólar americano como forma de pagamento.

Comunicações

O código DDI da Turquia é +90. A cobertura de telefonia celular é boa com redes GSM 900 e 1800 que cobrem a maior parte do país. Há cibercafés disponíveis nas principais cidades e resorts.

Número de emergência

Emergência: 112

Informações sobre visto e saúde

Tudo sobre visto e informações sobre saúde

Feriados públicos

+
2015 2016
Ano Novo 1° de jan 1° de jan
Dia da Soberania Nacional e Dia das Crianças 23 de abr 23 de abr
Dia do Trabalhador 1° de maio 1° de maio
Homenagem a Atatürk 19 de maio 19 de maio
Ramadã 17 de jul - 19 de jul 5 de jul - 7 de jul
Dia da Vitória 30 de ago 30 de ago
Festa do Sacrifício 24 de set - 27 de set 12 de set - 15 de set
Dia da República 29 de out 29 de out

Clima

+

No verão o tempo em Istambul é quente e úmido, com temperatura média chegando a 28°C entre junho e setembro. Os verões são relativamente secos, porém ocorrem chuvas no ano todo. Durante o inverno faz frio, chove e muitas vezes neva. As nevascas tendem a serem pesadas, porém as temperaturas raramente caem tão baixo que chegue ao ponto de congelamento. Istambul também tende a ser uma cidade com ventos.

Aeroporto Internacional de Istanbul Ataturk

www.ataturkairport.com

Chegar à cidade

O sistema metropolitano de Istambul fornece acesso rápido e fácil à cidade, incluindo o terminal interurbano de ônibus. Utilize a estação de metrô Zeytinburnu e faça a baldeação pegando um bonde para chegar à balsa em Eminonu ou ao cais do ônibus-barco (Sea Bus). O ônibus Havas Bus sai do aeroporto do portão do terminal de embarque e vai até a Praça Taksim ou Kozyatagi. Os ônibus para traslado partem das 4h até 1h e levam 40 minutos até a cidade. Há também táxis disponíveis. As tarifas dos táxis custam 50 por cento a mais entre meia-noite e 6h.

Locação de carros

As locadoras de veículos incluem a Avis, Budget, Hertz, Alamo, National e Sixt.

Táxis do aeroporto

O Aeroporto de Istambul Ataturk fica ao oeste de Istambul, levando cerca de trinta minutos de táxi até a Praça Taksim. As tarifas dependem em grande parte dos destinos em Istambul. As tarifas chegam a custar cinquenta por cento a mais à noite. Os passageiros devem pegar apenas os táxis que possuem taxímetros e insistir para que os motoristas liguem os mesmos.

Transferência entre terminais

Corredores de escadas rolantes assim como esteiras rolantes conectam o Terminal 1 (voos domésticos) ao Terminal 2 (voos internacionais). A transferência leva uns 10 minutos.

Facilidades

Também estão disponíveis bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio. Estão disponíveis: farmácia, área de lazer para crianças, salão de cabeleireiros, floricultura, banca de jornal e revista e serviços médicos. Outros serviços incluem informações turísticas e reservas de hotel, bares, restaurantes, shopping duty free, centro de conferências, agência de correio e depósito 24 horas para bagagens.

Estacionamento

Há áreas de estacionamento aberto e coberto disponíveis, próximas aos terminais. Ambas as áreas oferecem opções de estacionamento para períodos de curta e longa permanência.

Internet

Há acesso de internet Wi-Fi disponível nos terminais de desembarque, embarque e aviação geral. Esse serviço é gratuito nos saguões dos terminais de desembarque e embarque. Há outros pontos de acesso Wi-Fi disponíveis dentro do terminal, mediante pagamento de taxa.