Ao acessar o site KLM.com você aceita o uso de cookies. Leia mais sobre cookies.

Cairo

Legendárias pirêmides do Egitos, Cairo

Informações práticas sobre Cairo

Passear pela cidade

O transporte público mais eficiente e confiável de Cairo é o metrô que possui a vantagem adicional de ser bem barato. A rota conecta Helwan, no sul da cidade a Heliopolis no norte, com vários caminhos até Shubra, Ataba e Abdin. Há também uma linha de metrô entre Giza e Shubra. Os trens circulam a partir das 5h30 até meia-noite e o primeiro vagão é reservado apenas para mulheres. As ruas do Cairo são bem supridas de táxis, que podem até ter taxímetros, porém é improvável que os usem. As tarifas variam e devem ser negociadas com antecedência e os táxis são geralmente compartilhados. Os táxis dos hotéis tendem a custar o dobro do que os táxis que podem ser pegos na rua. Os serviços de ônibus e micro-ônibus que operam na cidade são considerados arriscados para turistas em virtude da superlotação e de potenciais furtos. Os ônibus também requerem no mínimo um conhecimento prático de árabe para locomoção. Caminhar é uma opção bastante boa para se assimilar a atmosfera de Cairo, mas esteja alerta, já que as ruas não possuem placas e os mapas não ajudam muito, por isso é fácil de perder o senso de direção. Dirigir em Cairo não é algo para covardes, já que poucas regras de trânsito são respeitadas, o tráfego está sempre congestionado e as ruas são mal sinalizadas.

Hora local

O horário local é GMT +2.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 220 volts, 50 Hz. As tomadas padrão são as europeias de dois pinos.

Moeda

A moeda oficial é a libra egípcia (EGP), que é dividida em 100 piastras. A maioria dos cartões de créditos é aceita nos principais hotéis e restaurantes. Os bancos geralmente não funcionam nas sextas-feiras e nos sábados, porém as casas de câmbio particulares, chamadas “Forex”, funcionam diariamente e os bancos dentro dos principais hotéis ficam abertos 24 horas. Atualmente, as agências do Egyptian British Bank (HSBC Bank Egypt desde 2001) e Banque Misr (Banco do Egito), em Cairo, possuem caixas eletrônicos que aceitam os cartões Visa, MasterCard e Cirrus e são bastante comuns nas principais áreas turísticas.

Comunicações

O código DDI para o Egito é +20. Os hotéis cobram sobretaxas altas para chamadas internacionais. É mais barato utilizar as agências da empresa holandesa Correios, Telefone e Telégrafo – PTT (atualmente chamada KPN) disponíveis 24 horas nas principais cidades. Para auxílio à lista telefônica internacional disque 120. As operadoras locais de telefonia celular utilizam redes GSM 900 e possuem acordos de roaming com todas as principais operadoras. Há cibercafés disponíveis nas principais áreas turísticas.

Número de emergência

Emergência: 112 (Polícia); 126 (Polícia do Turista); 123 (Ambulância)

Informações sobre visto e saúde

Tudo sobre visto e informações sobre saúde

Feriados públicos

+
2014 2015
Natal Copta 7 de jan 7 de jan
Aniversário do Profeta 13 de jan 3 de jan
Shem El Nessim (Páscoa Copta) 21 de abr 13 de abr
Dia da Libertação do Sinai 25 de abr 25 de abr
Dia do Trabalho 1° de maio 1° de maio
Feriado Nacional 23 de jul 23 de jul
Eid al-Fitr (Fim do Jejum do Ramadã) 28 de jul - 30 de jul 18 de jul - 20 de jul
Eid al-Adha (Festa do Sacrifício) 4 de out - 7 de out 23 de set - 26 de set
Dia das Forças Armadas 6 de out 6 de out
Ano Novo Islâmico 25 de out 13 de out

Clima

+

O Egito possui um clima árido, desértico e o tempo em Cairo é sempre um pouco quente ou muito quente, com noites frescas. Há apenas duas estações: um verão bem quente entre maio e outubro e um inverno ameno de novembro a abril. Cairo é bem seca e recebe em média apenas um centímetro de chuva por ano, porém a cidade possui altos níveis de umidade no verão em virtude de sua localização às margens do Rio Nilo. A cidade ocasionalmente sofre com tempestades de areias em março e abril. A melhor época para visitar Cairo é nos meses mais frescos de inverno, entre novembro e abril, quando as temperaturas variam de 19°C a 29°C durante o dia e em média entre 5°C e 11°C à noite. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais populares para visitar, já que estes são os meses mais confortáveis e assim os visitantes evitam tanto o pior do calor, bem como a possibilidade de ventos do deserto e de tempestades de areia.

Aeroporto Internacional do Cairo

www.cairo-airport.com

Chegar à cidade

Há táxis do lado externo do saguão principal de desembarque. O trajeto até a área central de Cairo leva em torno de 45 minutos. Um ônibus para traslado é uma maneira conveniente de chegar ao centro de Cairo saindo do aeroporto, seguindo pela rua das Pirâmides em Giza. Os ônibus públicos e os ônibus com ar-condicionado também saem regurlamente do Terminal 1.

Locação de carros

As locadoras de veículos no aeroporto incluem Avis, Budget, Europcar e Hertz.

Táxis do aeroporto

Táxis são pagos com uma tarifa fixa no final da corrida e nada é discutido com antecedência. A tarifa deve custar em torno de US$ 5 mais uma pequena taxa para sair do aeroporto. Os táxis do Cairo são preto e branco, os táxis da Alexandria são de cores preto e cor de laranja.

Transferência entre terminais

Os dois terminais estão a 3 km de distância e são ligados por um serviço de traslado gratuito que parte cerca de cada meia hora.

Facilidades

Os serviços incluem um restaurante e vários cafés, bancos e caixas eletrônicos, uma casa de câmbio, farmácias e um cyber café no Terminal 1, salas de espera cinco estrelas para passageiros de classe executiva e de primeira classe, salas para fumantes (Terminal 1), balcão de informações e agências de viagens. Há um shopping duty free disponível.

Estacionamento

Há um estacionamento disponível adjacente ao Terminal 1, com uma tarifa de EGP 5 por hora.

Internet

O Terminal 1 oferece acesso Wi-Fi gratuito, no entanto o sinal muitas vezes não é confiável.