Plano de ação da KLM

Das soluções de curto prazo para reduzir as emissões de CO2 e economizar energia hoje, aos objetivos de longo prazo para estimular o desenvolvimento de combustíveis mais limpos e sustentáveis para amanhã. 

Reduzir as emissões de CO2

Renovação da frota – A KLM modernizou a sua frota com os novíssimos Boeing 787 Dreamliner e as aeronaves Airbus A330 nas rotas internacionais, os quais têm uma eficiência de combustível 20% superior aos seus antecessores. Além disso, os voos KLM Cityhopper passam a usar os jatos da Embraer que são 10% mais eficientes em termos de combustível.

Implantação de aeronaves inteligentes – A otimização dos processos de voo, com um melhor uso da aeronave, poupa combustível. Por exemplo, no auge do verão, nós utilizamos uma aeronave maior que no inverno, por causa da variação no número de passageiros.

Melhor limpeza do motor – Um motor limpo queima menos combustível e emite menos CO2. Uma forma inovadora de limpar motores agora faz parte de nossa rotina de manutenção. Leia mais em klmtakescare.com.

Aeronave do futuro – A KLM está ajudando a pesquisa da Universidade de Tecnologia de Delft para desenvolver uma nova aeronave que será 50% mais eficiente e 50% mais silenciosa. Ela poderá estar pronta para voar em 2025.


Uso de biocombustíveis sustentáveis – Se a indústria da aviação mudasse para o uso em larga escala de biocombustíveis sustentáveis, as emissões de CO2 seriam reduzidas em 80%. A KLM tem liderado o caminho da utilização pioneira de biocombustíveis sustentáveis e estimula o mercado a fazer o mesmo com os seus parceiros. A KLM só utiliza biocombustíveis sustentáveis feitos de matérias-primas que não põem em risco a biodiversidade e a segurança alimentar. Leia mais em klmtakescare.com.

Controlar as emissões de CO2

Fuel nozzle

Comércio de Licenças de Emissão – A KLM faz parte do sistema de Comércio Europeu de Licenças de Emissão, em que os direitos de emissão são comprados e vendidos, também pela indústria da aviação. E também a KLM está ativamente envolvida na redução do aumento das emissões de CO2, apoiando políticas de clima efetivas no mundo inteiro. Espera-se que a primeira organização setorial global, a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) se posicione para tentar regular o aumento das emissões de CO2 causadas pela indústria da aviação. O princípio subjacente - que o poluidor paga - serviria como um incentivo real para que a indústria limite suas emissões.


Um Único Céu Europeu – A KLM deseja uma única autoridade pan-europeia de controle de tráfego aéreo, para que as rotas aéreas possam ser traçadas de forma mais eficiente. Voar de A para B mais diretamente, sem desvios, poderia reduzir as emissões de CO2 em 12%.

Neutralização de CO2

CO2ZERO – Nosso serviço de neutralização para passageiros é fácil de usar e o mais eficiente da indústria da aviação em termos de neutralização de CO2. Este serviço possibilita ao passageiro voar com CO2 neutro de maneira fácil e eficiente a um baixo custo.

Projetos Gold Standard – As receitas do programa CO2ZERO estão sendo investidas em projetos Gold Standard. O selo Gold Standard, também adotado pelo WWF, estabelece as exigências ambientais mais rigorosas para a neutralização das emissões de CO2. Ele garante investimentos diretos em projetos de energia sustentável nos países menos desenvolvidos. Os projetos devem atender a exigências estritas, devem contribuir para a comunidade local e utilizar trabalhadores locais. Leia mais em klmtakescare.com.