Bagagem atrasada, perdida ou danificada

Se a sua bagagem estiver atrasada ou for perdida apesar dos nossos cuidados e atenção, faremos o nosso melhor para a devolver o mais rápido possível.

Comunicar bagagem atrasada

Se na área de reclamação de bagagem não encontrar a sua bagagem, dirija-se imediatamente ao Serviço de Bagagens na alfândega do aeroporto. No Aeroporto Amesterdão-Schiphol, este escritório está localizado na área de reclamação de bagagem no lado oposto ao tapete de bagagem 9.

No Serviço de Bagagens, a sua reclamação da bagagem será registada e, em seguida, receberá um Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR – Property Irregularity Report) com um número de referência pessoal. Precisa deste número para verificar o estado da sua bagagem atrasada. Quando encontrarmos a sua bagagem, entraremos em contacto consigo para planear a entrega.

Deve ter recebido uma etiqueta de reclamação da bagagem para cada mala com check-in efetuado antes da partida. Certifique-se de que guarda estas etiquetas até receber toda a sua bagagem.

Comunicar bagagem atrasada online
Também pode comunicar a sua bagagem atrasada online (no prazo de 2 dias) para os voos operados pela KLM ou AIR FRANCE, nos seguintes casos:

  • O seu voo da KLM com partida num dos destinos selecionados foi cancelado depois de entregar a(s) sua(a) mala(s), mas a(s) sua(s) mala(s) não lhe foi/foram devolvida(s), ou;
  • Chegou a um dos destinos selecionados mas a sua bagagem não chegou consigo.

Comunicar bagagem atrasada online

Comunicar agora

Localizar bagagem atrasada

Com o apelido e o número de referência do processo indicados no seu Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR), pode verificar o estado da sua bagagem atrasada online através da ferramenta World Tracer (localizador de bagagem mundial).

Localizar a sua bagagem atrasada

Bagagem não encontrada em 3 dias

Se a sua bagagem não for encontrada em 3 dias, pode utilizar a ferramenta World Tracer para preencher um Formulário de Inventário e Reclamação de Bagagem (BICF, Baggage Inventory and Claim Form) online. Este BICF é-lhe automaticamente apresentado online quando a sua bagagem não é encontrada num espaço de tempo de 3 dias. Introduza o seu apelido e o número de referência do processo. Ao fornecer mais dados, podemos refinar a nossa pesquisa. Estas informações vão ajudar-nos a devolver-lhe a sua bagagem o mais rápido possível.

No caso infeliz de não nos ser possível localizar a bagagem após 21 dias, o BICF será enviado para o Serviço Cliente KLM.

Como contactar-nos sobre bagagem atrasada

Depois de reportar a sua bagagem em falta, irá receber um número de contacto. Também pode contactar-nos 24 horas por dia, 7 dias por semana através do Facebook ou do Twitter. Por favor, partilhe os seus dados pessoais apenas por mensagens privadas:

www.facebook.com/klm

www.twitter.com/klm

Bagagem danificada

A utilização normal da sua bagagem pode resultar em riscos, marcas e amolgadelas nas malas, bem como noutros pequenos danos. Não nos responsabilizamos pelos mesmos.

Se detetar outros tipos de danos mais graves na sua bagagem, comunique-o aquando da sua chegada. Ou pode enviar uma reclamação por escrito ao Serviço Cliente KLM no prazo máximo de 7 dias após a chegada.

Enviar um e-mail para o Serviço Cliente KLM

Se faltar algo na sua bagagem

Se faltarem conteúdos na sua bagagem, deve reportá-lo imediatamente depois da chegada no Serviço de Bagagens no aeroporto. Ou pode reportar os artigos em falta preenchendo o nosso formulário de e-mail do Serviço Cliente dentro de 7 dias após a chegada.

Enviar um e-mail para o Serviço Cliente KLM

Deixou alguma coisa a bordo?

Deixou um artigo pessoal a bordo da aeronave? Aqui está o que pode fazer:

  • Se perdeu alguma coisa numa aeronave da KLM que chegou ao aeroporto de Amesterdão, informe-nos simplesmente através de KLM no Facebook ou através de KLM no Twitter. A equipa dos Perdidos e Achados da KLM vai pôr mãos à obra imediatamente para reaver o seu artigo – certifique-se apenas que nos contacta dentro de 3 dias. Após 3 dias, todos os artigos encontrados são levados para o Centro de Contacto de Clientes do Aeroporto Amesterdão-Schiphol. Ver os dados de contacto – também se perdeu alguma coisa numa dos Lounges KLM Crown.
  • Se perdeu alguma coisa a bordo de uma aeronave da KLM que chegou a outro aeroporto, por favor, contacte a equipa local no aeroporto.
  • Se perdeu alguma coisa a bordo de uma aeronave da Air France, por favor, contacte o Gabinete de Perdidos e Achados da Air France. Por favor, tenha em atenção que todos os artigos encontrados são guardados até 3 meses:

    • E-mail: mail.objets.trouves@airfrance.fr

    • Fax: +33 1 41 56 20 68

  • Se perdeu um artigo a bordo de uma aeronave operada por outra companhia aérea, recomendamos que contacte o departamento de apoio ao cliente da companhia aérea em questão.

Embora a KLM cuide da melhor forma possível dos objetos encontrado, não somos responsáveis pela perda de artigos pessoais a bordo das nossas aeronaves.

Ler mais sobre a responsabilidade da KLM

Sala de Chegadas Premium de Schiphol

Enquanto passageiro World Business Class ou membro Flying Blue Gold ou Platinum, pode utilizar a nossa Sala de Chegadas Premium no Aeroporto Amesterdão-Schiphol para comunicar qualquer bagagem atrasada ou danificada.

A Sala de Chegadas Premium encontra-se na área de reclamação de bagagem do lado oposto ao tapete de bagagem 9, junto do balcão geral para comunicar bagagem perdida ou danificada.

Indemnização

Se a sua mala for perdida, danificada ou faltar algo da mesma, contacte o Serviço Cliente KLM para pedir um reembolso das despesas e/ou uma indemnização.

Infelizmente, assumimos uma responsabilidade limitada, por isso, se a sua mala foi perdida, recomendamos que contacte a sua seguradora. A maioria das apólices de seguros abrange a perda com base no valor da propriedade, enquanto, na indústria da aviação, é habitual apenas uma indemnização limitada por pessoa.

Enviar um e-mail para o Serviço Cliente KLM
Ler mais sobre a responsabilidade da KLM