Plano de ação da KLM

De soluções de curto prazo para reduzir o CO2 e poupar energia hoje a objetivos de longo prazo para estimular o desenvolvimento de combustíveis mais limpos e sustentáveis amanhã. 

Reduzir o CO2

Renovação da frota – A KLM fez um upgrade para os mais recentes Boeing 787 Dreamliner e para as aeronaves Airbus A330 para rotas internacionais, os quais têm uma eficiência de combustível 20% superior aos seus predecessores. Além disso, os voos da KLM Cityhopper passam a usar jatos Embraer com uma eficiência de combustível 10% superior.

Implantação de aeronaves inteligente – A otimização dos processos de voo e um melhor uso da aeronave poupam combustível. Por exemplo, durante o pico do verão usamos uma aeronave maior do que durante o inverno por causa do número variável de passageiros.

Melhor limpeza do motor – Um motor limpo queima menos combustível e emite menos CO2. Uma forma inovadora de limpar motores faz agora parte da nossa rotina de manutenção regular. Ler mais em klmtakescare.com.

Aeronave do futuro – A KLM está a ajudar uma investigação da Universidade de Tecnologia de Delft a desenvolver uma nova aeronave que seja 50% mais eficiente e 50% mais silenciosa. Poderá estar pronta a voar em 2025.


O uso de biocombustíveis sustentáveis – Se a indústria aeronáutica mudar para biocombustíveis sustentáveis em grande escala, as emissões de CO2 podem ser reduzidas até 80%. A KLM tem aberto caminho na utilização pioneira de biocombustíveis sustentáveis e estimula o mercado para fazer o mesmo juntamente com os seus parceiros. A KLM usa apenas biocombustíveis sustentáveis que sejam feitos de matérias-primas que não ponham em causa a biodiversidade nem a segurança alimentar. Ler mais em klmtakescare.com.

Controlar o CO2

Fuel nozzle

O Regime de Comércio de Licenças de Emissão – A KLM faz parte de um Regime Europeu de Comércio de Licenças de Emissão, no qual os direitos de emissão são comprados e vendidos, também para a indústria aeronáutica. Além disso, a KLM está ativamente envolvida na redução do aumento das emissões de CO2 apoiando políticas climáticas eficazes em todo o mundo. Espera-se que a primeira organização global do sector, a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), tome uma posição para tentar regular o aumento das emissões de CO2 causadas pela indústria da aviação. O princípio subjacente - que o poluidor paga - serviria como incentivo real para a indústria limitar as emissões.


Um Único Céu Europeu – A KLM quer uma autoridade de controlo do tráfego aéreo pan-europeia, para que as rotas aéreas possam ser traçadas mais eficientemente. Voar de A para B de forma mais direta, sem desvios, pode reduzir as emissões até 12%.

Compensar o CO2

CO2ZERO – O nosso serviço de compensação para passageiros é simples de usar e o mais eficaz dentro da indústria aeronáutica em termos de compensação pelo CO2. Este serviço permite ao passageiro voar sem CO2 de uma forma fácil e eficaz a baixo custo.

Projetos da Gold Standard – As receitas do programa CO2ZERO estão a ser investidas em projetos Gold Standard. A etiqueta Gold Standard, também criada pelo WWF, determina os requisitos ambientais mais rigorosos para a compensação de CO2. Isto garante investimentos diretos em projetos de energia sustentável em países menos desenvolvidos. Os projetos têm de corresponder a requisitos rigorosos, devem contribuir para a comunidade local e usar trabalhadores locais. Ler mais em klmtakescare.com.