Ao visitar KLM.com, aceita a utilização de cookies. Leia mais sobre cookies.

Viajar com animais de estimação

Para que a viagem dos seus animais de estimação na KLM seja segura e livre de problemas, temos ao seu dispor várias opções de viagem.

Animais de estimação na cabina

É possível levar um pequeno gato ou cão na cabina de Economy Class da maioria dos voos da KLM e em Business Class da maioria dos voos da KLM na Europa:

  • Num saco de transporte de animais adequado, com dimensões máximas de 46 cm (comprimento) x 28 cm (largura) x 24 cm (altura), ou numa caixa transportadora rígida, com dimensões máximas de 46 cm (comprimento) x 28 cm (largura) x 20 cm (altura). O seu animal de estimação deve poder levantar-se e deitar-se confortavelmente.
  • O peso total do animal e saco de transporte ou caixa transportadora não poderá ultrapassar 8 kg (18 lbs).
  • A caixa transportadora tem de ser colocada sob o assento à sua frente. Não pode tirar o animal do saco de transporte ou da caixa transportadora.

Faça sempre uma reserva por telefone ou através de A Minha Viagem com uma antecedência mínima de 48 horas. Tenha em conta que o espaço disponível para caixas transportadoras na cabina é limitado. Não é possível reservar um lugar na zona Economy Comfort se viajar com o seu animal de companhia na cabina. Infelizmente, também não é possível levar um animal de estimação na cabina de Business Class nos voos intercontinentais da KLM, porque não há espaço sob o assento à sua frente.

Contactar a Central de reservas KLM

Animais de estimação como bagagem de porão

O seu gato ou cão poderão viajar como bagagem de porão num compartimento ventilado do avião:

  • Numa caixa transportadora que cumpra as regras da IATA, por exemplo, das marcas "Sky" e "Vari". Consulte em baixo as regras exatas relativas à caixa transportadora dos animais de estimação.
  • O peso total do animal e da caixa transportadora, em conjunto, não poderá ser superior a 75 kg (165 lbs).
  • Em todos os voos da KLM (e nos voos KLM Cityhopper de menos de 2 horas). Não é possível transportar animais de estimação no porão dos aviões Fokker entre 1 de novembro e 31 de março de cada ano porque este não pode ser aquecido.


Faça sempre uma reserva por telefone ou através de A Minha Viagem com uma antecedência mínima de 48 horas. Tenha em conta que cada passageiro pode levar um máximo de 3 animais de estimação, embora tenhamos espaço para um número limitado de caixas transportadoras para animais no porão.

Os animais de nariz achatado, como os pugs, boxers, buldogues, gatos pequineses e persas, podem ter dificuldades em repirar durante o voo devido às elevadas temperaturas e ao stress. Assim, para garantir o seu bem-estar, a maioria destes animais só poderá ser transportada como carga. Infelizmente, também não transportamos buldogues ingleses ou franceses, Boston terriers e pugs.

Contactar a Central de reservas KLM

Caixas transportadoras para animais

Quando transporta o seu animal de estimaçãocomo bagagem de porão, a caixa transportadora deve cumprir várias regras:

  • A caixa transportadora deve ser construída em fibra de vidro ou plástico rígido. Não são permitidas caixas de madeira, barras metálicas ou arame soldado.
  • As rodas devem ser retiradas e, no caso de serem retráteis, devem ser retiradas ou bloqueadas com fita-cola.
  • A porta deve dispor de um sistema de fecho centralizado que aperte ambas as fechaduras na parte superior e inferior da porta. (A)
  • A dobradiça da porta e os pinos de fecho devem encaixar no contentor em, pelo menos, 1,6 cm (5/8 pol.), para além das extrusões horizontais por cima e por baixo da abertura da porta onde os pinos são instalados. (B)
  • As duas partes da caixa transportadora devem ser unidas por pernos. Qualquer outro sistema de fecho é totalmente proibido. (C)
  • A caixa transportadora deve ser suficientemente grande para que o animal de estimação se levante sem tocar na parte superior, rode facilmente e se deite numa posição natural.

Pode comprar caixas transportadoras deste tipo nas grandes lojas de animais de estimação ou transportadores especializados. Ler mais sobre caixas transportadoras para animais em www.iata.org.

Animais de estimação como carga

O seu animal de estimação pode ser transportado como carga pela AIR FRANCE-KLM Cargo:

  • Se o animal e a caixa pesarem mais de 75 kg (165 lbs).
  • Se a caixa for maior do que 292 cm/115 pol. (c + l + a). Em certos tipos de aviões, a caixa não pode ser maior do que 247 cm/97 pol. (c + l + a). Para mais informações, contacte o seu agente de viagens ou telefone-nos.
  • Se o animal de estimação não viajar no seu voo.
  • Se o animal de estimação viajar para um país cujas autoridades só permitem o transporte de animais de estimação como carga.


Para transportar o animal de estimação como carga, deverá contactar um agente de carga especializado. Pode consultar uma lista de agentes de carga na Holanda no website AIR FRANCE-KLM Cargo.

Ir para AIR FRANCE-KLM Cargo (apenas em inglês)
Ou obter mais informações no website da International Pet and Animal Transportation Association

Documentos de viagem e certificados sanitários

Para ficar a saber que documentos são necessários e as regras que se aplicam ao transporte do seu animal de estimação, recomendamos que consulte as embaixadas do país de partida e do país de destino.

Saiba mais nos seguintes websites relacionados com viagens:
  • Para, a partir de ou dentro da União Europeia: ler os Regulamentos da Comissão Europeia
  • Há países que não permitem o transporte de animais de estimação para e/ou a partir desses países, nem como bagagem de mão nem como bagagem de porão. Para mais informações sobre estas exceções, visite www.iata.org. Para colocar questões sobre o transporte de animais de estimação como carga, contacte a AIR FRANCE-KLM Cargo


Aplicam-se regras especiais para animais de serviço que foram treinados para ajudar passageiros com deficiências ou equipas de resgate. Pode solicitar mais informações junto da KLM CARES.

No aeroporto, utilizaremos uma lista de verificação no que respeita ao animal de estimação, aos documentos de viagem e à caixa.

Ler a lista de verificação para animais de estimação
Ler mais sobre a KLM Cares

Antes da partida

Prepare o animal de estimação para a viagem:
  • Faça com que o animal se adapte à caixa com uma antecedência de 5 dias.
  • Dê ao animal uma refeição ligeira e/ou água, o mais tardar, 2 horas antes da partida e passeie o seu cão pouco antes de partir. Durante o voo, o animal não receberá água nem comida.
  • Deverá sempre consultar o veterinário caso pretenda administrar tranquilizantes ao seu animal.


O processo de check-in de animais de estimação pode ser demorado. Recomendamos que chegue ao aeroporto 3 horas antes da hora de partida programada e que leve um formulário preenchido para transporte do animal de estimação como bagagem de porão.

Transferir o formulário de transporte de animais de estimação como bagagem de porão  (apenas em inglês).
Ler a lista de verificação para animais de estimação

Custos

Os custos dependem do destino. Além disso, se o animal de estimação viajar como bagagem de porão e a ligação no Aeroporto Amesterdão-Schiphol demorar 2 ou mais horas, terá de pagar mais 150 EUR (ou 200 USD/CAD) para pagar os cuidados de que o animal carece durante a ligação.

No hotel de animais, daremos algo para comer e beber ao animal de estimação, passearemos os cães e daremos uma caixa de areia limpa aos gatos durante o tempo que permanecem numa caixa maior.

Faça sempre uma reserva por telefone ou através de A Minha Viagem com uma antecedência mínima de 48 horas.

Ver a taxa de transporte do seu animal de estimação por voo da KLM

Ler mais sobre o hotel de animais no website da AIR FRANCE KLM CARGO 

Travelling with pets

Perguntas frequentes

Coloque as suas questões aqui
Voltar ao topo
  • www.airfrance.com
  • www.skyteam.com