Ao visitar KLM.com, aceita a utilização de cookies. Leia mais sobre cookies.

Assistência especial prestada pela KLM CARES

Se precisar de ajuda no aeroporto ou se viajar com equipamento médico, a KLM CARES está pronta a ajudá-lo. Entre em contacto connosco para obter assistência especial!

Solicitar assistência especial

Contacte a KLM CARES se quiser:

  • Obter assistência no aeroporto durante o embarque, desembarque e/ou ligação
  • Levar a sua própria cadeira de rodas (elétrica) (scooter), andarilho, muletas ou utilizar uma cadeira de rodas de bordo
  • Levar equipamento médico especial
  • Levar o seu animal de serviço na cabina
  • Utilizar um apoio de pernas extensível para uma perna que precisa de ficar na posição horizontal (engessada). Em Economy Class nos v oos da KLM na Europa tem de reservar 2 lugares adicionais. Nos voos internacionais da KLM tem de viajar em Business Class.

Como pedir assistência especial

Importante antes da partida

  • O pedido de assistência especial (e a reserva do seu voo) tem de ser efetuado com uma antecedência mínima de 48 horas relativamente à partida. Se o voo for operado por um dos nossos parceiros, solicite a assistência especial junto da respetiva companhia aérea. A KLM procederá, gratuitamente, ao transporte da sua própria cadeira de rodas (scooter) ou andarilho.
  • Tem de efetuar o check-in no aeroporto, pelo menos, 30 minutos antes da hora de check-in recomendada. Se a partida tiver lugar no Aeroporto Amesterdão-Schiphol efetue o check-in no Balcão 16. Se utilizar uma cadeira de rodas elétrica, efetue o check-in 1 hora antes.
  • Dirija-se à porta de embarque à hora indicada no cartão de embarque.
  • Tenha em conta que a tripulação da KLM não pode prestar-lhe assistência em todas as fases da viagem. No caso de precisar de assistência durante toda a viagem, leve alguém consigo para o efeito.
Se quiser saber mais sobre assistência especial à partida e à chegada e nas transferências no Aeroporto Amesterdão-Schiphol, veja os vídeos.

Levar a sua própria cadeira de rodas

Se levar a sua própria cadeira de rodas, entre em contacto connosco, pelo menos, 48 horas antes da partida. Examinaremos as diversas possibilidades e faremos uma reserva de imediato. O número de cadeiras de rodas (elétricas) que podemos transportar é limitado.

É necessário que a sua cadeira de rodas seja transportada como bagagem de porão na posição vertical para evitar danos e derrames das baterias.

Dimensões e peso máximos das cadeiras de rodas por tipo de avião:


Tipo de aviãoDimensões máx.
(l x w x h)
Peso máx.
Boeing 777, 747, 787 e Airbus 330152 cm x 139 cm x 149 cm / 59,5 pol. x 54,5 pol. x 58,5 pol.Sem peso máx.
Boeing 737-700,
- 800 e -900
112 cm x 113 cm x 85 cm / 44 pol. x 44,5 pol. x 33 pol.150 kg/331 lbs
Embraer 190 e
Fokker 70
120 cm x 100 cm x 70 cm / 47 pol. x 39 pol. x 27,5 pol.150 kg/331 lbs


Equipamentos a bordo

  • Cadeira de rodas dobrável a bordo: disponível em todos os aviões Boeing 777, Boeing 747, Boeing 737 e A330 da KLM. A partir de julho de 2015, o Embraer 190 e o Fokker 70 passarão a estar também equipados com uma cadeira de rodas dobrável.
  • Casas de banho: acessíveis por cadeira de rodas em todos os aviões Boeing 777, Boeing 787 e Airbus A330 da KLM. Os nossos aviões Boeing 737, Boeing 747, Embraer 190 e Fokker 70 dispõem de uma cortina desdobrável para aumentar o espaço da casa de banho. A tripulação ajuda-o/a na deslocação para a e da casa de banho. Infelizmente, não nos é possível ajudá-lo/a na casa de banho.
  • Barras de apoio nas casas de banho: as casas de banho de todos os nossos aviões KLM estão equipadas com barras de apoio.
  • Braços amovíveis: em todos os nossos aviões dispomos de vários lugares centrais e do lado do corredor com braços amovíveis para que possa efetuar mais facilmente a transferência para o seu lugar. O número e localização dos lugares do lado do corredor com braços amovíveis poderão variar de acordo com o tipo de avião.
  • As soluções de lugares especiais serão sempre objeto de análise por parte do nosso departamento de segurança em voo para ver se a solução do lugar cumpre os regulamentos de segurança em voo.

Formulários de Informação Médica

Se uma das seguintes descrições abaixo se aplicar ao seu caso, consulte um médico antes de viajar. Em certos casos, o passageiro, ou o seu agente de viagens, tem de preencher o Formulário de Informações Médicas A , enquanto o seu médico tem de preencher e assinar o Formulário de Informações Médicas B . Estes formulários têm de ser entregues à KLM com uma antecedência mínima de 48 horas relativamente à partida.

  • Passageiros que padecem de doença contagiosa.
  • Passageiros que, devido a doença ou problema físico, apresentam um comportamento que pode, eventualmente, influenciar a comodidade e o bem-estar dos outros passageiros e/ou tripulação, ou que podem colocar em risco a segurança ou pontualidade do voo.
  • Passageiros que precisam de cuidados médicos ou estão dependentes de equipamento médico especial durante o voo.
  • Passageiros cujo estado de saúde pode provocar uma situação que implique risco de vida ou exija a prestação de cuidados médicos excecionais no que respeita à sua segurança durante o voo.
  • Passageiros que precisam de cuidados pessoais durante o voo (durante as refeições, idas à casa de banho, etc.) e viajam sem acompanhante.
  • Passageiros que não podem utilizar os lugares do avião numa posição vertical normal.

POC – Garrafas de Oxigénio Portáteis

Pode levar a sua POC alimentada a baterias a bordo se esta for aprovada pela EASA/FAA. Para utilizar a sua própria POC a bordo, certifique-se de que reserva o seu transporte com uma antecedência mínima de 48 horas relativamente à partida, contactando a KLM CARES.

No caso de levar a sua própria POC, efetue o check-in no balcão do aeroporto.

Baterias para a POC

Infelizmente não nos é possível garantir alimentação elétrica a bordo, por isso, tem de levar um número suficiente de baterias totalmente carregadas. Com base na previsão do fabricante das horas de vida da bateria enquanto o dispositivo está a ser utilizado e nas informações prestadas pelo seu médico, é necessário que as baterias tenham carga para, pelo menos, 150% da duração máxima prevista do voo. As baterias devem ser arrumadas por baixo do assento.

  • As baterias de lítio metálico ou liga de lítio poderão conter um máximo de 2 gramas de lítio.
  • As baterias de iões de lítio poderão ter até 100 watt/hora.

Pode consultar a taxa de variação da potência watt/hora na bateria ou no manual do utilizador. As baterias de reserva devem ser protegidas de forma individual para prevenir curto-circuitos, por exemplo, isolando os terminais ou colocando-as num saco ou bolsa de plástico separado.


Contactar a KLM CARES

Voltar ao topo
  • www.airfrance.com
  • www.skyteam.com