Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

Arte e Design no MKG

De porcelana antiga a móveis modernos de designers: o Museum für Kunst und Gewerbe (MKG) é um dos mais importantes museus europeus de arte e design. A coleção excepcional e variada oferece aos visitantes uma perspectiva única de 4 mil anos de criatividade na Europa e além do continente – a coleção inclui também lindas peças islâmicas e asiáticas.

O MKG exibe uma impressionante coleção permanente de mais de 500 mil objetos, de artesanato a móveis de design, e de arte gráfica à fotografia. O museu oferece uma visão atual do design e destaca os elementos artísticos em objetos do cotidiano – mesmo aqueles que não foram criados com a intenção de arte. Admire antigos instrumentos de teclas como cravos e espinetas, tapetes orientais lindamente decorados e uma casa de chá japonesa, que inclui o ritual do chá. O museu também apresenta mostras temporárias muito populares.

O MKG fica atrás do porto
O MKG fica atrás do porto

Hamburgo

Sarcófago egípcio

Vasos etruscos lindamente decorados e espelhos dobráveis de prata da Sicília são só alguns exemplos da coleção de arte antiga com mais de 5.500 objetos do Oriente Próximo, Egito, Grécia e Roma. Alguns objetos têm 4 mil anos de idade. Os visitantes podem se extasiar com a joalheria da Idade do Bronze e os amuletos e sarcófagos do Antigo Egito. A mostra também dá uma série de informações sobre as civilizações antigas. Por exemplo, você pode aprender mais sobre a cultura da bebida entre as mulheres na Grécia Antiga.

Roma Antiga

Do utensílio à arte

Qual é a beleza de uma chaleira elétrica, um sofá-cama ou um MP3 player? A exposição sobre design coloca os objetos de uso diário em um pedestal e os apresenta como arte. Esta é uma das coleções mais famosas do MKG: explore 200 anos de história do design. Veja o desenvolvimento do design – da industrialização, produção em massa e art déco a modelos contemporâneos exclusivos. E, obviamente, esta exposição é uma história sem fim, já que há sempre espaço para novos designs inovadores.

Objetos cotidianos como arte

Tapetes orientais preciosos

A coleção de arte islâmica contém objetos valiosos tais como dois manuscritos do século XVI – um decorado com folhas de ouro e prata, e o outro, uma coleção de poemas escritos pelo Sultão Suleyman, o Grande. Também interessante é a apresentação de azulejos de mosaico do século XIV provenientes do Uzbekistão, que outrora adornaram o mausoléu do legislador Bayan Qulï. O ponto alto dessa coleção é um tapete real da Pérsia, o atual Irã: pensava-se que metade desta obra de arte do século XVI estivesse perdida, até que ela foi encontrada pelo MKG. Em 2011 ela foi adicionada à outra metade que já fazia parte da coleção.

A beleza e opulência do MKG

Créditos das fotos

  • Roma Antiga: Tobias Wille
  • Objetos cotidianos como arte: Michael Bernhardi
  • A beleza e opulência do MKG: Marcelo Hernandez