Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

Descubra a Trakai medieval

É como se uma princesa pudesse aparecer a qualquer momento e jogar suas longas tranças douradas pela janela – o Castelo de Trakai ficaria muito bem num livro de contos de fadas. O resto da cidade medieval também provoca a imaginação. Trakai fica a apenas uma hora e meia de distância de carro de Vilnius e por isso mesmo é um excelente lugar para uma viagem de um dia.

Pode ser difícil acreditar hoje, mas essa charmosa cidadezinha já foi capital do grão-ducado da Lituânia. O castelo de contos de fadas sobre a água era o centro de seu poder. Trakai tem portanto grande importância histórica. Mas, há bem mais do que cultura para apreciar aqui; a bela paisagem em torno de Trakai também atrai muitos visitantes. Os bosques e colinas certamente tornam uma longa caminhada muito atraente, e você pode surfar até cansar nos lagos em volta – ou mesmo dar uma deliciosa nadada.

O Castelo Trakai: a fortaleza de contos de fadas
O Castelo Trakai: a fortaleza de contos de fadas

Vílnius

Um castelo na ilha

A cidade de Trakai é cercada de água em três lados. O Lago Totoriškių fica a oeste, o Lago Luka a leste e o Lago Galvė com suas 21 ilhas ao norte. A localização estratégica da península atraiu vários grupos de pessoas ao longo dos séculos, mas os habitantes mais memoráveis foram os grão-duques, que comandavam a cena na Idade Média. O grão-duque Gediminas, que reinou no século XIV, tornou Trakai na capital da Lituânia, e seus sucessores construíram o famoso castelo gótico, quando assumiram o poder.

O castelo é de longe a atração mais popular de Trakai. Você também pode visitar o museu sobre a história e cultura da Lituânia entre as grossas paredes da fortaleza. O jardim interno do castelo é palco de concertos e festivais nacionais, como o Festival Medieval de Trakai, que acontece anualmente em junho. A impressionante estrutura com suas torres vermelhas pode ser alcançada do continente por duas pontes de pedestres e também de veleiro ou barco a remo.

Muros altos de castelo cercam a fortaleza

Os Caraítas

Não só a arquitetura, mas também o povo de Trakai tem uma longa e rica história. Trakai é famosa pelos caraítas, originários dos judeus de fala turca, que migraram da Mesopotâmia para a Crimeia há centenas de anos. No século XIV, eles chegaram a Trakai, a convite do grão-duque Vytautas, que escolhia seus guarda-costas desta minoria étnica. Muitas famílias caraítas ainda vivem em Trakai, e é possível encontrar vestígios de sua cultura singular, como a Kenesa, um local tradicional de adoração dos caraítas. Existe também o restaurante Kybynlar, onde se pode pedir iguarias tradicionais caraítas.