Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

Gamla Stan: a parte mais antiga de Estocolmo

O que o anel de canais é para Amsterdã, Gamla Stan é para Estocolmo: elegante e esplêndido, com casas de comércio coloridas, praças encantadoras e um majestoso palácio real. Olhando do alto dos terraços, é fácil ver por que Amsterdã não é páreo para Estocolmo como a “Veneza do Norte”: esta é genuinamente uma cidade sobre a água.

As inúmeras atrações de Gamla Stan são tão majestosas quanto o palácio. A catedral Storkyrkan é cenário de casamentos de contos de fadas e coroações, e Riddarholmskyrkan é o lugar do repouso final de todos os monarcas suecos desde o século XVII. Esta pequena ilha é a maior atração turística de Estocolmo e por bons motivos. Além do palácio e do parlamento, Gamla Stan também abriga excelentes restaurantes, museus surpreendentes e charmosos cafés. Ruas calmas e tortuosas e becos com escadarias e casas de madeira se misturam com velhas praças com majestosas casas comerciais.

Casas comerciais em Gamla Stan
Casas comerciais em Gamla Stan

Estocolmo

A guarda do palácio e canhões

Selfie com um guarda do palácio de Estocolmo

Mesmo involuntariamente, os guardas de honra parados em frente aos portões do Stockholm’s Slott são o tema constante do momento Kodak favorito. Este é o palácio real mais antigo do mundo que ainda funciona como palácio real e, com seus 1.430 quartos, é também um dos maiores da Europa. A mudança da guarda, diariamente ao meio-dia e quinze minutos (aos domingos às 13h15), é uma visão impressionante. O desfile militar faz o percurso a cavalo ou a pé, saindo do Army Museum (Museu do Exército) pela cidade velha até o palácio.

+ Ler mais

Veja no mapa

Kungliga Slottet, Gamla Stan, tel. 0046 8 402 6130,

www.royalcourt.se

, T-bana Gamla Stan

A “Grande Praça” em Gamla Stan

O centro medieval: Stortorget

O coração medieval de Gamla Stan é Stortorget (a “Grande Praça”), que é cercada por casas de comércio pintadas em cores pastéis. Foi onde ocorreu o famoso banho de sangue em 1520, quando cerca de 100 aristocratas foram executados. Hoje em dia, os suecos descolados saboreiam cafés-lattes em Kaffekoppen e Chokladkoppen, dois cafés ao ar livre que funcionam aqui. O prédio da antiga bolsa de valores agora abriga o Nobel Museum (Museu do Nobel), com seu mobiliário moderno e exibições high-tech. Aqui, além de ver filmes sobre todos os ganhadores do Prêmio Nobel, você também pode apreciar uma completa enciclopédia móvel do Nobel e os boxes de exibição que apresentam a mais famosa invenção do cidadão nativo de Estocolmo, Alfred Nobel: a dinamite.

+ Ler mais

Veja no mapa

Stortorget, Gamla Stan, T-bana Gamla Stan

A igreja da cripta real: Riddarholmskyrkan

A última morada de reis e rainhas

A igreja Riddarholmskyrkan localiza-se na adjacente Riddarsholmen, a “Ilha do Cavaleiro”. Esta ilha real em geral não é visitada por turistas, mesmo sendo uma das construções mais antigas da cidade. Algumas partes datam do século XIII, quando foi construída pelos frades franciscanos. Talvez ainda mais importante que isso é que ela abriga a sepultura de praticamente todos os monarcas suecos desde o século XVII. A igreja de tijolos, em si, é gótica, e alguns elementos que chamam a atenção incluem o campanário de estrutura vazada em ferro fundido e a capela barroca onde ficam as sepulturas. Tours guiados são oferecidos diariamente em inglês às 14h.

+ Ler mais

Veja no mapa

Riddarholmskyrkan, Birger Jarls Torg, Gamla Stan, tel. 0046 8 402 6130, T-bana Gamla Stan

Créditos das fotos

  • A “Grande Praça” em Gamla Stan: Alexander Tolstykh, Shutterstock
  • A igreja da cripta real: Riddarholmskyrkan: Anders Adermark, Flickr