Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

Ground Zero, o Marco Zero: ainda um local extraordinário

Por muitos anos, as sempre presentes Torres Gêmeas (Twin Towers), outrora os edifícios mais altos do mundo, foram a maravilha dos marcos históricos de Nova York. No local onde as torres ficavam, existe agora um impressionante tributo às vítimas do 11 de setembro. A cidade está construindo novos arranha-céus que preencherão o vazio no skyline de Nova York.

O orgulho de Nova York, as Torres Gêmeas, eram parte de 7 prédios que formavam o World Trade Center. As torres tinham 110 andares de altura e abrigavam escritórios de centenas de empresas. Dia 11 de setembro de 2001 tudo isso terminou tragicamente, quando dois aviões sequestrados se chocaram contra os edifícios.

Silhueta dos arranha-céus de Nova York
Silhueta dos arranha-céus de Nova York

Nova Iorque

Memorial do 11 de setembro

Um tributo memorável

Limpar os escombros dos edifícios foi um longo e árduo trabalho, mas os nova-iorquinos otimistas imediatamente começaram a traçar planos para transformar este local num memorial digno. Dez anos depois dos ataques, dia 12 de setembro de 2011, o Memorial do 11 de setembro foi inaugurado. Dois espelhos d’água foram criados no lugar exato onde outrora se erguiam as Torres Gêmeas. A água escorre das bordas que são cercadas por placas de cobre onde estão gravados os nomes de todas as vítimas. Este é um local emocionante e pungente. O memorial também inclui um museu que conta a história desse dia fatídico de setembro, por meio de textos, sons e imagens.

A simbólica Freedom Tower

A criação de novos ícones

A construção de um novo World Trade Center está a todo vapor – 5 novas torres estão sendo construídas aqui. A torre mais alta é One World Trade Center, que está quase pronta. Ela oferece 325 mil metros quadrados de espaço, distribuídos em 104 andares. O prédio mede 1.776 pés (mais de 500 metros) e não só é mais alto que as Torres Gêmeas, como também é hoje o mais alto edifício do hemisfério ocidental. Sua altura não foi escolhida ao acaso: o Congresso aprovou a Declaração de Independência no ano de 1776.

Créditos das fotos

  • Memorial do 11 de setembro: Littleny, Shutterstock