Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

Em esferas mais elevadas

Na Turquia, o cachimbo de água é chamado de “narguilé”. No passado, fumar um desses cachimbos era uma atividade das gerações mais velhas, mas este costume centenário foi revivido nos últimos dez anos. Uma visita a Istambul só pode ser considerada completa quando você tiver visitado algum café de narguilés, lugar que possui vários tipos de cachimbos e sabores.

O verbo ‘içmek’, em turco, significa tanto fumar quanto beber. E isso é literalmente o que a tradição desse cachimbo de água representa: tomar chá e fumar. Não tem nada a ver com drogas; o cachimbo só contém tabaco, geralmente com um sabor doce, tal como maça, melão ou morango. O objetivo não é “viajar”: fumar um cachimbo de água é uma atividade social. Você passa uma noite relaxante conversando com amigos e compartilhando um narguilé.

Fume um cachimbo de água em um pátio em Istambul
Fume um cachimbo de água em um pátio em Istambul

Istanbul

O bairro dos cachimbos de água

No auge do Império Otomano, fumar um cachimbo de água era algo muito popular. Fumar um narguilé com um sultão era a maior honra possível. Com o crescimento do mercado de cigarros durante a Segunda Guerra Mundial, o narguilé começou a desaparecer, mas voltou com força no final dos anos 90.

Em Tophane, um bairro de Beyoğlu, vários cafés de narguilé surgiram em resposta a essa nova tendência. Hoje em dia, o bairro ganhou o apelido de "Central do Narguilé". A maioria dos cafés abre 24 horas por dia e possui grandes jardins onde os clientes podem reclinar-se em confortáveis sofás debaixo da sombra das árvores. Sem pressa, experimente todos os diferentes sabores, tais como cappuccino, banana, hortelã e pêssego. Se quiser desfrutar de um refresco, peça uma xícara de chá, um café turco ou um suco de frutas frescas. O Nargilem Kafe possui um lindo jardim e o Erzurum Nargile é um dos mais velhos narguilés de Istambul; vale a pena visitá-los.

Um jardim de narguilé em Tophane

Uma noite de conto de fadas árabe

Você encontrará um café de narguilé em quase todas as esquinas de Istambul, onde poderá relaxar e fumar um cachimbo de água. Um dos cafés mais famosos da cidade é o Erenler Nargile, localizado no pátio de uma antiga escola de teologia. O café fica no final do Grande Bazar, mas a entrada está escondida sob a Çorlulu Alipaşa Medresesi in Çemberlitaş. Para encontrá-la, siga os estudantes, homens e mulheres locais que saem do trabalho direto para lá. Lá dentro, os clientes habituais jogam gamão. O lindo jardim parece ter saído de um conto de fadas árabe.

Jogando gamão e fumando um cachimbo de água

Créditos das fotos

  • Um jardim de narguilé em Tophane: robin robokow, Flickr
  • Jogando gamão e fumando um cachimbo de água: Henri Bergius, Flickr