Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

De ilha em ilha no fiorde de Oslo

O fiorde de Oslo abriga um punhado de ilhas às quais se pode chegar de ferry a partir da cidade: um destino perfeito para um dia relaxante no mar, na praia ou na natureza. Em cinco minutos chega-se a Hovedøya, onde você pode visitar o mosteiro medieval. Como opção, você pode ir saborear um longo almoço descontraído em uma antiga taberna em Gressholmen, ou acampar gratuitamente em Langøyene. Todas essas três ilhas relaxantes ficam a curta distância de Oslo.

É particularmente fácil chegar às ilhas no verão, tomando-se um ferry na estação de barcas na península de Vippetangen, perto de Aker Brygge, aos pés do Forte Akershus. A linha 92 sai para Hovedøya, Lindøya e Nakkholmen aproximadamente de hora em hora e a linha 3 leva a Bleikøya, Gressholmen, Lindøya e Hovedøya. No inverno, o ferry sai cinco vezes por dia. A linha 94 só leva a Langøyene no verão (de maio a agosto). Para a agenda e mais informação, veja em www.ruter.no.

Fiorde de Oslo, vista de Oslo
Fiorde de Oslo, vista de Oslo

Oslo

Hovedøya, a cinco minutos de barco de Oslo

Mosteiro, canhões e praia em Hovedøya

Só leva 5 minutos para se chegar a Hovedøya de Vippetangen: é a ilha mais próxima a Oslo. A “ilha principal” é muito procurada para passeios ao ar livre no verão. É coberta de bosques, tem uma marina e uma praia de areia – embora muitos banhistas prefiram as rochas aquecidas pelo sol. No trecho oriental, há uma bateria de canhões que serviram para defender o Forte Akershus, exatamente em frente, no século XIX. As ruínas do Mosteiro Cisterciense de 1147 são a principal atração da ilha.

+ Ler mais

Veja no mapa

Hovedøya, Oslo Fjord, Oslo

Dunas gramadas na “ilha de grama” Gressholmen

Três ilhas pelo preço de uma: Gressholmen, Rambergøya e Heggholmen são ligadas por trilhas. Você pode se bronzear ou nadar na costa leste de Gressholmen e na costa sul de Rambergøya. A baía entre as duas ilhas é um viveiro de pássaros marinhos. Um romântico farol de madeira fica no topo de um pequeno quebra-mar em Heggholmen. O Café Gressholmen Kro serve bebidas, petiscos, sanduíches e um prato especial do dia, no verão, desde a década de 1930.

+ Ler mais

A vista de Gressholmen

Veja no mapa

Gressholmen, Oslo Fjord, Oslo
Banho de sol e acampamento grátis em Langøyene

Acampamento grátis em Langøyene

A ilha de Langøyene em forma de H outrora era constituída por duas ilhas, ligadas pelo cinturão urbano de lixo. Hoje você pode achar difícil de imaginar, já que a montanha de lixo cedeu lugar a um grande e viçoso campo gramado, com “longas ilhas” arborizadas dos dois lados. Esta é a única ilha perto de Oslo que não é uma reserva natural protegida e onde os turistas podem pernoitar. Graças ao direito norueguês de ir e vir, o acampamento é grátis. Há também uma longa praia de areia que abarca uma baía semicircular. A infraestrutura é limitada, mas há um quiosque que vende cerveja e vinho.

+ Ler mais

Veja no mapa

Langøyene, Oslo Fjord, Akershus

Créditos das fotos

  • A vista de Gressholmen: Jenny Sjögren, Flickr
  • Banho de sol e acampamento grátis em Langøyene: Aktiv | Oslo.no, Flickr