Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

Passagens secretas de Lyon

Pátios charmosos com escadas em espiral gastas pelo tempo e velhos moinhos de água; embora difíceis de encontrar, as “traboules” de Lyon recompensam seus esforços com belas surpresas. Estas passagens secretas levam a Vieux Lyon, a parte antiga da cidade, e também a La Croix-Rousse, um bairro da moda de passado industrial.

Músicas saem pelas janelas abertas, o aroma de comida enche o ar e o carteiro faz sua rota diária através de corredores estreitos e pouco iluminados. Poucos monumentos parecem tão vivos quanto as “traboules” da Vieux Lyon. Desde a Renascença, estas passagens secretas vão de uma rua a outra, por trechos de casas e pátios com galerias e escadarias de calcário dourado. Nos anos 50, o bairro histórico quase foi demolido, mas hoje é preservado como um Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO.

Traboules do passado e do presente

Há mais de 200 dessas passagens secretas em Lyon, mas apenas 40 são acessíveis ao público. Isso se souber como encontrá-las – as entradas são sempre muito discretas. Isso só aumenta o clima de mistério que envolve as traboules. A bela arquitetura encontrada no caminho é surpreendente.

Enquanto as traboules mais conhecidas e antigas estão na Vieux Lyon, também há versões mais modernas em La Croix-Rousse, uma área de encosta ao norte de Lyon. No século 19, aqui ficavam as oficinas de tecelagem e as moradias dos trabalhadores da indústria de seda. Portanto, estas passagens são mais recentes que as traboules clássicas do outro lado do Saône. A diferença pode ser claramente vista na traboule que leva até o Cour des Voraces, um pátio de 1840 com uma escadaria impressionante. Este lindo local com incríveis linhas geométricas é frequentemente usado como locação de filmes.

“Aqueles que sabem onde encontrar as traboules podem cortar caminho através de Vieux Lyon”

Passagem com design e moda

Nos últimos anos, La Croix-Rousse se tornou uma área moderna cheia de lofts, galerias de arte e estúdios de jovens designers. Um exemplo é a Passage Thiaffait, uma traboule industrial que atualmente abriga as lojas da Village des Créateurs. Jovens designers de moda têm a oportunidade de expor seus trabalhos por 6 meses para se estabelecer na indústria. Aqui, você encontrará uma coleção de roupas únicas, acessórios originais e objetos de design. Reflita sobre esta exibição inspiradora com uma refeição no café Cousu, no lindo pátio desta passagem.