Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

‘Uma orchata por favor!’

Os espanhóis adoram guloseimas geladas, conforme enfatizado pelas várias sorveterias que você verá. A orchata é tipicamente espanhola, uma bebida refrescante para os meses quentes do verão. A bebida também é popular na época do Natal, quando as pessoas mergulham os torrões, uma espécie de doce, em sua orchata. Em Barcelona, você encontrará a bebida com o nome de orxata, o nome catalão.

A orchata espanhola, uma bebida leitosa e branca, originária de Valencia é feita com água, açúcar e amêndoas da terra (chufas). A orchata perfeita é doce, com gosto posterior ligeiramente amargo e deve ser servida bem gelada. Muitos bares e restaurantes de Barcelona fazem as suas próprias; ainda mais deliciosas! Caso veja uma placa dizendo "Hay horchata" isso significa que eles têm orchatas caseiras no cardápio.

“Ei, prove isto!”

Orchata Tio Ché

El Tío Ché é a casa de orchatas mais antiga de Barcelona, localizada no distrito de Poblenou desde 1912. De acordo com o proprietário atual, seu bisavô (o Tio Ché) acabou em Barcelona por acidente. Seu plano original de emigrar para a Argentina foi esquecido quando ele se apaixonou por uma garota de Barcelona enquanto esperava pelo barco. O Tio Ché deve o seu apelido pela forma como atraía seus clientes: ‘Xe, prova!’ (Ei, prove isto!).

+ Ler mais

Veja o mapa

El Tío Che, Rambla del Poblenou, 44-46, 08005 Barcelona, Espanha

Garrafas de dois litros no Sirvent

O Sirvent é outro local no qual o povo de Barcelona gosta de tomar sua orchata fresca. Essa casa de orchatas se localiza no Carrer del Parlament e ainda usa a mesma receita tradicional com as melhores amêndoas da terra de Valência. E funciona. Três gerações mais tarde, as filas no verão são mais longas do que nunca. O Sirvent é tão popular que há uma enorme demanda pelas garrafas de dois litros. Felizmente a bebida também pode ser pedida no copo.

+ Ler mais

Horchata

Veja o mapa

Sirvent, Carrer del Parlament de Catalunya 56, 08015 Barcelona, Espanha

Benefícios para a saúde

Os verdadeiros viciados concordarão: a orchata é ótima para sua saúde. Os antigos persas e árabes já tinham sido convencidos desse fato e bebiam a orchata com fins medicinais. Se estiver precisando de um bom incremento de energia, esqueça o café e peça uma orchata. A bebida é rica em minerais como cálcio, magnésio e ferro e também reduz os níveis de colesterol. Para garantir a qualidade ideal, o comitê da orchata assegura que apenas as orchatas com amêndoas da terra de Valencia, frequentemente escolhidas a dedo, sejam usadas.

Chufas ou amêndoas da terra

Créditos das fotos

  • Horchata: K. Yasuhara, Flickr