Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

Plaza de Mayo: o coração da cidade

A praça mais famosa de Buenos Aires é a Plaza de Mayo. Ela não é apenas o coração da cidade, é também o coração político da Argentina: aqui ocorrem protestos toda semana. Uma das manifestações mais famosas é a das Mães da Plaza de Mayo. A praça é rodeada por edifícios monumentais de grande importância cultural, histórica e política.

O nome Plaza de Mayo (Praça de Maio) faz referência à data em que a Argentina se tornou independente da Espanha, dia 25 de maio de 1810. O majestoso pilar branco no meio da praça, a Pirámide de Mayo, é um monumento que marca este dia importante. O monumento é cercado por jardins e trilhas, perfeito para um passeio romântico, principalmente à noite, quando a área fica lindamente iluminada.

A Casa Rosada

Uma das atrações da Plaza de Mayo é a Casa Rosada. O prédio de cor salmão ocupa todo o lado leste da praça. Este é o centro do poder presidencial na Argentina. A Casa Rosada é especialmente famosa pelas cenas de Evita Perón na sacada, em fins dos anos 1940. Amada pelo povo, a Primeira Dama dirigia-se às multidões da majestosa sacada. Madonna cantou o sucesso “'Don't cry for me Argentina” exatamente desta sacada, quando filmou uma cena para o filme “Evita” (1996), que conta a história de vida dessa mulher extraordinária.



Participe de um dos tours gratuitos na Casa Rosada, nos fins de semana, e saia você mesmo para a famosa sacada. O tour dura cerca de uma hora e visita o Gabinete do Presidente, o Salón Blanco (Salão Branco) e o Pátio da Palmeira. A cereja do bolo será sua própria cena na sacada, com uma vista incrível da Plaza de Mayo.

A Casa Rosada
As Mães da Plaza de Mayo

As Mães da Plaza de Mayo

Toda quinta à tarde, em torno das 15h30, as Madres de Plaza de Mayo caminham em torno da praça. Esse grupo de mães argentinas se reúne aqui desde 1977, em protesto contra o desaparecimento de seus filhos sob a ditadura da junta militar que governou o país de 1976 a 1983. Usando lenços brancos na cabeça, as mães caminham em silêncio em volta da Pirámide, para chamar a atenção para o insolúvel desaparecimento de seus filhos.

Créditos das fotos

  • As Mães da Plaza de Mayo: Colman Lerner Gerardo, Shutterstock