Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

O renascimento do Rio: 3 novos museus

É verdade que a maior parte dos visitantes vem ao Rio para desfrutar do sol, do mar e das magníficas vistas que se apreciam na estátua do Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado. A arte e a cultura em geral não figuram no topo da lista. Mas a inauguração de vários novos museus de arte prestigiosos pode mudar tudo.

Com a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os próximos Jogos Olímpicos em 2016, o Brasil vem investindo não só em novos estádios, mas também em infraestrutura. Ruas estão recebendo novo asfalto, o metrô está sendo expandido e os bairros coloniais antigos estão sendo restaurados. Para entreter o grande número de visitantes esperados, o calendário cultural da cidade está sendo ampliado. Da arte local à vida no futuro: os 3 novos museus mais entusiasmantes estão aqui listados.

O telhado ondulado do Museu de Arte do Rio

Arte carioca

O Museu de Arte do Rio (MAR) está instalado em dois prédios contrastantes: um palacete neoclássico colonial e uma antiga delegacia de polícia. O escritório de arquitetura Bernardes + Jacobsen uniu estes dois edifícios em um único complexo sob uma notável cobertura branca ondulada. Focado na arte local, com obras coloridas modernas, o museu representou um grande impulso na revitalização da zona portuária, outrora insegura, na Baía de Guanabara. Visite também o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), que fica perto do Aeroporto Santos Dumont.

+ Ler mais

Veja no mapa

Museu de Arte do Rio, Praça Mauá 5, Centro, Rio de Janeiro, www.museudeartedorio.org.br

Um palacete repleto de arte latino-americana

Foi em um palacete neoclássico em Botafogo que a colecionadora suíça Ruth Schmidheiny encontrou o lugar perfeito para sua prestigiosa coleção particular com 1.200 obras de 117 artistas latino-americanos. De artistas consagrados a talentos promissores, essas obras estão expostas na Casa Daros. Schmidheiny financiou a compra (por 6,7 milhões de euros) e a longa reforma (21,4 milhões de euros) com recursos próprios, e a renda dos ingressos é usada para adquirir novas obras de arte. Além de uma lojinha do museu, o térreo também conta com o restaurante Mira!, um dos novos destaques gastronômicos de Botafogo.

+ Ler mais

Arte na Casa Daros

Veja no mapa

Casa Daros Latinamerica, Av. Lauro Sodré 150, Botafogo, Rio de Janeiro, www.casadaros.net

O Museu de Santiago Calatrava

O futuro Museu do Amanhã

Próximo ao MAR, na zona portuária que está passando por uma reforma muito ampla, está sendo construído outro marco cultural: o Museu do Amanhã, projetado por Santiago Calatrava, o arquiteto famoso pelo projeto da Cidade das Artes e das Ciências, em Valencia, Espanha. O Museu do Amanhã será dedicado à vida no futuro próximo e será instalado em uma estrutura apropriadamente futurística: uma construção curva alongada em forma de nave espacial, num píer na Baía de Guanabara. A inauguração está prevista para 2015.

+ Ler mais

Veja no mapa

Museu do Amanhã, Av. Rodrigues Alves 10, Centro, Rio de Janeiro, www.portomaravilha.com.br

Créditos das fotos

  • O telhado ondulado do Museu de Arte do Rio: Andrés Otero, MAR
  • Arte na Casa Daros: Mariana leme, Flickr
  • O Museu de Santiago Calatrava: portomaravilha.com.br