No início de La Rambla
La Rambla começa na Plaça de Catalunya e La Rambla de Canaletes, que recebeu o nome da fonte Canaletes do século XIX. A expressão espanhola ‘ele bebe água de Canaletes’ significa que ele é de Barcelona – conta a lenda que quem beber água desta fonte voltará à cidade. Em seguida vem La Rambla dels Estudis, que herdou o nome da universidade do século XVI (a Estudi General), demolida em 1843. Esta área inclui várias construções interessantes, como La Reial Acadèmia de Ciències i Arts. A real academia exibe o primeiro relógio público da cidade.
La Rambla de Sant Josep
La Rambla de Sant Josep (mesmo nome de um mosteiro demolido) – mais conhecida como La Rambla de los Flors (a Rambla das Flores) – termina em uma pequena praça chamada Plaça de la Boqueria, que contém um mosaico do famoso artista barcelonês Joan Miró. La Rambla dels Caputxins, que deve seu nome ao antigo mosteiro dos Capuchinhos, tem vários pontos altos a visitar: o Gran Teatre del Liceu, teatro catalão modernista, e o acesso à Plaça Reial, uma praça do século XIX, projetada por Antoni Gaudí. No outro lado de La Rambla, na rua lateral Nou de la Rambla, fica um dos primeiros prédios residenciais de Gaudí: o fabuloso Palau Güell. As formas parabólicas antecipam o trabalho posterior de Gaudí, como o Parque Güell.
La Rambla de Santa Monica
O último trecho da rua é chamado La Rambla de Santa Monica, mesmo nome de um mosteiro transformado em museu: o Centre d’Art Santa Mònica. Esta Rambla leva a uma rotatória, tendo ao centro o Monumento a Colombo, com seus cerca de 60 m de altura. No fim das 5 Ramblas, encontra-se o Maremàgnum: um complexo com lojas, cinema Imax e até um aquário.
De artistas de rua a pet shops
As Ramblas formam o coração da palpitante cidade de Barcelona. Passe uma tarde ou uma noite maravilhosa com uma jarra de sangria em um dos muitos pátios ao ar livre. Artistas de rua talentosos exibem sua arte, proporcionando inúmeras oportunidades de fotos e um ambiente vibrante. As ruas compridas contam com uma ampla variedade de lojas de lembranças, restaurantes de tapas, hotéis, supermercados e lojas de roupa. Talvez mais peculiares, mas também muito populares, são as pet shops que vendem pássaros.