Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

Esquiando na Suécia, o paraíso de inverno

Os suecos estão entre os esquiadores mais entusiasmados do mundo, e o país já produziu muitos campeões mundiais. A Suécia possui mais de 200 regiões de esqui, do sul (mesmo dentro da cidade de Estocolmo) até acima do Círculo Ártico. A maioria das estações de esqui está preparada para receber esquiadores alpinos, praticantes de snowboard e esquiadores de fundo. Uma coisa é certa: haverá neve, muita, muita neve.

A paixão dos suecos por esqui significa que os destinos mais famosos de esqui como Sälen e Åre estão sempre com lotação esgotada com meses de antecedência. Mas felizmente a temporada de esqui é bem longa: na Lapônia ela vai de outubro a maio. Porém, ao contrário dos Alpes, esquiar na Suécia pode facilmente ser combinado com outras atividades de inverno, desde caminhadas com raquetes de neve e pesca no gelo a passeios em snowmobile e trenós puxados por cães. Passeios organizados de um dia inteiro de duração são também muito populares: você pode sair cedo, pela manhã, viajar de ônibus por algumas horas, passar a tarde esquiando e depois voltar para Estocolmo ao anoitecer. Aqui estão três dos melhores lugares para esquiar.

A Suécia é o paraíso dos esquiadores
A Suécia é o paraíso dos esquiadores

Estocolmo

Romme Alpin, a maior área de esqui na Suécia do Sul

Diversão de inverno em 28 pistas de esqui: Romme Alpin

Romme Alpin em Dalarna é a maior estação de esqui da Suécia e ainda fica relativamente perto da capital. Mesmo os esquiadores mais ousados vão aproveitar este resort. As duas montanhas ostentam 13 elevadores e 28 pistas de esqui, que abrangem desde agradáveis pistas verdes às arrepiantes pistas pretas. A estação de esqui é perfeita para um dia de tour ou uma viagem de fim de semana saindo de Estocolmo. Outra opção é passar a noite na pista de esqui no Ski Lodge, em uma mini suíte com sauna privativa. Todo ano em março, a estação de esqui sedia a maratona de esqui de fundo (cross-country) mais antiga do mundo, a Wasaloop, com 90 quilômetros de extensão.

+ Ler mais

Veja no mapa

Romme Alpin, Koppslahyttan 111, 781 98 Borlänge

A melhor estação de esqui do mundo: Åre

Se dependesse de Årenaren, os Jogos Olímpicos logo viriam para a cidade: esta estação de esqui na Suécia Central foi 6 vezes candidata a sede, mas ainda não conseguiu trazer a chama olímpica para casa. O resort sediou vários campeonatos mundiais, e a revista inglesa de viagens ‘Condé Nast Traveller’ apontou Åre como a melhor estação de esqui do mundo. Esta estação de esqui oferece 46 teleféricos e 108 pistas de esqui, incluindo 5 pretas e 11 pistas não alisadas (ungroomed). É possível passar a noite num hotel design ou até em um iglu. Åre é a única estação de esqui escandinava onde o ambiente après-ski vai até o amanhecer.

+ Ler mais

Estação de esqui de padrão internacional: Åre

Veja no mapa

830 13, Åre

Riksgränsen: esqui fora da pista e heliesqui

A estação de esqui mais fria: Riksgränsen

A 200 quilômetros acima do Círculo Ártico, Riksgränsen oferece 18 pistas de esqui alisadas (groomed) e 15 pistas não alisadas (ungroomed). Esta não é a maior estação de esqui da Suécia, mas com certeza é a mais fria: as temperaturas normalmente caem abaixo de 50. A primeira neve cai em meados de setembro e não derrete até junho. Perto do dia mais longo do ano, as pistas de esqui ficam abertas até tarde, de modo que todos possam esquiar sob o sol da meia-noite. A viagem a partir de Estocolmo é linda: uma viagem de 24 horas de trem, a bordo do Norrland-train, cruzando um espetacular paraíso de inverno, leva você diretamente para a porta de entrada do Hotel Riksgränsen, a única hospedagem da área.

+ Ler mais

Veja no mapa

981 94, Riksgränsen

Créditos das fotos

  • Romme Alpin, a maior área de esqui na Suécia do Sul: Marcus Linder, Flickr
  • Estação de esqui de padrão internacional: Åre: Jakob Krantz, Flickr
  • Riksgränsen: esqui fora da pista e heliesqui: Jörgen Nybrolin, Flickr