Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

Vilas romanas subterrâneas

Se você sempre quis saber como era uma vila romana real há 2 mil anos, vá para a Le Domus Romane di Palazzo Valentini. Essa nova, porém milenar atração foi descoberta somente em 2007 e oferece uma perspectiva única sobre a vida dos habitantes da Roma antiga. Em vez de ruínas empoeiradas, o local oferece projeções multimídia incríveis que trazem as vilas de volta à sua antiga glória.

Na Roma do século XVI era comum encher ruínas antigas com solo e usá-las como base para novas edificações. Foi assim que o Palazzo Valentini foi construído em 1585, em cima de duas casas antigas da época imperial. As duas residências foram descobertas coincidentemente alguns anos atrás durante escavações no subsolo do palácio. A condição das residências e do banheiro anexo era impressionante. Durante um período de três anos, os espaços foram renovados e preparados para o público em geral.

Os tesouros do Palazzo Valentini
Os tesouros do Palazzo Valentini

Roma

Luz e som

Andar sob o Palazzo Valentini é como entrar em outro mundo. Devido ao bom estado de conservação das casas, grandes segmentos de mosaicos, pisos de mármore e escadas ainda estão intactos. Um tour multimídia dá vida aos espaços; projeções e shows de luzes demonstram como as pessoas viviam ali, enquanto o guia de áudio explica muitos detalhes fascinantes, como o sistema de aquecimento do banheiro e os vestígios antigos de um incêndio de uma casa. Há também projeções que descrevem como o ambiente devia ser na época.

A história ganha vida

“Uma dos melhores acréscimos ao palácio foi a biblioteca Imperiali, que possui mais de 24.000 livros”

Palazzo Valentini

O Palazzo Valentini é a residência do governo provincial da Província de Roma desde 1873. O palácio foi construído em nome do Cardeal Michele Bonelli, um sobrinho do Papa Pio V. A história do palácio é tumultuada, com muitas ampliações, demolições e reformas. Uma dos melhores acréscimos foi a biblioteca Imperiali, construída para o Cardeal Renato Imperiali, que possui mais de 24.000 livros. O cônsul geral Vincenzo Valentini comprou o palácio em 1827 e o batizou com o seu nome.

+ Ler mais

Ver a localização no mapa

Palazzo Valentini, Via IV Novembre 119/A, Roma

Créditos das fotos

  • A história ganha vida: Martin Conde, Flickr