Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

O coração de Munique

Marienplatz é o coração de Munique desde a Idade Média. Os tanoeiros – fabricantes de barris – costumavam dançar entre a prefeitura e o mercado. Com o passar dos anos, o mercado deslocou-se um pouco e os tanoeiros foram reduzidos a imagens em miniatura que dançam no carrilhão da nova prefeitura, mas Marienplatz ainda é a principal praça da cidade.

Marienplatz tem duas prefeituras: a Antiga Prefeitura e a Nova Prefeitura. Graças ao trabalho do arquiteto Hauberrisser, os habitantes de Munique custam a identificar qual é qual. Situado atrás dos músicos de rua e da fonte, o edifício neogótico na praça parece mais antigo. No entanto, ele “só” foi construído há pouco mais de cem anos – relativamente recente em comparação à Antiga Prefeitura, que existe há mais de 800 anos.

Maria Anjo da Guarda

A principal praça de Munique chamava-se “Schrannen”, até que uma epidemia de cólera se abateu sobre a cidade. Ao mudar seu nome para Marienplatz (Praça Maria) em 1854, os habitantes esperavam invocar a proteção da Virgem Maria. A praça também desempenhou um importante papel durante a epidemia de peste em 1517: segundo a lenda, os tanoeiros dançaram em volta da praça para instigar os habitantes a sair para as ruas. Eles ainda dançam hoje: a cada sete anos na praça real, e várias vezes ao dia em miniatura, no carrilhão da Nova Prefeitura.
O carrilhão da prefeitura
A vista da Igreja de São Pedro

A melhor vista da cidade

Muitos visitantes tomam um elevador até o alto da torre da Nova Prefeitura para apreciar as fabulosas vistas da cidade. Mas, daí não é possível admirar a cumeeira neogótica e o carrilhão do próprio edifício. Para vê-los, é preciso visitar a Igreja de São Pedro, situada do outro lado da praça. Infelizmente, esta igreja não tem elevador, e os visitantes são obrigados a subir 306 degraus para chegar ao mirante mais alto do centro da cidade. Em dias claros, é possível avistar até os picos dos Alpes no horizonte.

Música na cidade

Marienplatz é ladeada por duas grandes lojas de departamento: Galeria Kaufhof e Backs Kaufhof. Os amantes de música devem visitar o 5º andar de Backs, porque ele é inteiramente dedicado à música. Aqui você encontrará uma incrível coleção de CDs e poderá ouvir grátis uma grande seleção de música menos mainstream. De vez em quando, a loja apresenta shows ao vivo. Há shows de música toda noite no Night Club dentro do refinado e elegante Hotel Bayerischer Hof, bem perto de Marienplatz.
O clássico hotel Bayerischer Hof

Créditos das fotos

  • O clássico hotel Bayerischer Hof: julianaka, Flickr