Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

O pagode histórico de Hangzhou

Às margens do Rio Qiantang situa-se o símbolo histórico de Hangzhou: o Pagode Liuhe, também conhecido como Pagode das Seis Harmonias. A estrutura de 7 andares e 60 metros de altura eleva-se sobre o rio há mais de mil anos. Do alto da colina, o pagode vigia as águas imprevisíveis do rio.

Você pode subir no Pagode Liuhe e do topo apreciar vistas que têm sido louvadas em canções e versos por muitos poetas e estudiosos chineses. Os vários nichos retratam imagens do Sutra dos 42 Capítulos – que foi o primeiro texto budista traduzido do sânscrito para o chinês. Embora tenham sido acrescentados à torre vários elementos da arquitetura Yuan, o pagode é considerado uma obra-prima arquitetônica da dinastia Song. Os terrenos em volta exibem jardins de lindo paisagismo.

O pagode na Colina Yuelun
O pagode na Colina Yuelun

Hangzhou

Um início turbulento

Liuhe tem sua origem nos seis decretos budistas: harmonias de céu, terra, leste, oeste, norte e sul. Em fins do século X, o governante do Reino de Wuyue ordenou a construção do pagode, que imediatamente acumulou várias funções. Além de servir como estrutura religiosa, ele foi usado como farol, e também como defesa contra a inundação das marés do rio. No início do século XII, a estrutura original foi destruída durante uma batalha. No entanto, algumas décadas depois, um novo pagode surgiu, e exceto por alguns pequenos ajustes, a estrutura era uma cópia exata da original.

+ Ler mais

Veja no mapa

Pagode Liuhe

Nas margens do Rio Qiantang

Um fenômeno impressionante

Se você subir até o último andar do pagode quando a maré estiver enchendo, testemunhará um espetáculo natural único: a onda de maré. Em nenhum outro lugar ocorre um fenômeno tão extremo quanto aqui. Isto é causado pela boca afunilada do Rio Qiantang, que concentra a maré enchente em uma parede de água que empurra rio acima. O pagode foi construído para acalmar as ondas tão temidas, mas, na maré da primavera, as águas enfurecidas podem chegar a 9 metros de altura.

Onda de maré no Rio Qiantang

Créditos das fotos

  • Nas margens do Rio Qiantang: J Aaron Farr, Flickr
  • Onda de maré no Rio Qiantang: Gwydion M Williams, Flickr