Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

O cemitério de navios de Aruba

O mar de Aruba é um verdadeiro cemitério de navios. Alguns dos navios foram atingidos por torpedos, outros sucumbiram a tempestades. Hoje em dia, alguns navios são até afundados de propósito. Por quê? Porque os navios afundados não são apenas disputados por peixes, mas também por mergulhadores profissionais e amadores, que podem explorar o mundo submarino enquanto aprendem um pouco de história.

O mergulho com cilindro e snorkel ao redor de um navio naufragado é uma das experiências mais encantadoras do mundo submarino. Aruba é cercada por alguns dos maiores e mais impressionantes navios naufragados do mundo, e também há alguns aviões, que caíram no mar. Quanto mais antigo for o naufrágio, maior será a quantidade de corais, esponjas e pólipos marinhos, criaturas assustadoras, mas cheias de cor e movimento.

Nade dentro do navio passando pelas grandes janelas

O navio fantasma de Aruba

Quando a Alemanha invadiu a Holanda no início da Segunda Guerra Mundial, o navio cargueiro alemão SS Antilla foi afundado na costa de Aruba. Para manter a embarcação a salvo de mãos inimigas, a tripulação o incendiou. Atualmente, ele é conhecido como o Navio Fantasma de Aruba e é um dos grandes naufrágios do Caribe. Essa embarcação de 122 metros de comprimento está em águas rasas e as correntes ao redor são suaves, o que a torna uma atração adequada para mergulhadores de nível intermediário.

Jane Cocaine

Os restos do Jane ficam no lado oeste do Recife Barcadera, a uma profundidade de 27 metros. Esse navio cargueiro venezuelano de 75 metros de comprimento foi construído para transportar cimento, mas foi capturado com cocaína. O Jane foi afundado em 1988 e, desde então, diversos corais floresceram no navio e ao redor dele. Os destroços logo atraíram barracudas, moreias, arraias e diversos peixes coloridos. Mergulhadores experientes podem explorar os enormes compartimentos de carga.

“As arraias se sentem em casa ao redor do Jane C”

O YS-11 da Aruba Airlines

Destroços de um avião

Há restos de um avião perto da Renaissance Island, uma ilha estreita e comprida perto de Oranjestad. Esse YS-11 de fabricação japonesa fez parte da frota da Aruba Airlines, cujo logotipo ainda está visível na fuselagem. O avião está em posição de decolagem, 27 metros abaixo da superfície. A cabine do piloto está intacta, e é possível nadar por dentro da aeronave.

Créditos das fotos

  • Nade dentro do navio passando pelas grandes janelas: american_rugbier, Flickr
  • O YS-11 da Aruba Airlines: star5112, Flickr