Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

O símbolo de Estocolmo

O Palácio da Prefeitura é provavelmente o prédio mais fotografado de Estocolmo. O edifício é especialmente fotogênico durante o pôr do sol, quando sua silhueta se contrapõe ao céu azul. A Prefeitura é cheia de tapeçarias e pinturas preciosas, candelabros folheados a ouro e portas de bronze. Os visitantes são bem-vindos o ano inteiro, mas, em dezembro, o prédio sedia o suntuoso Banquete do Nobel, só para convidados especiais.

O Salão Azul na verdade não é nem um pouco azul. Quando o arquiteto Ragnar Östberg atravessou o salão durante sua construção, reparou como a luz do sol batia nas altas paredes de tijolos e decidiu manter os tijolos vermelhos aparentes em lugar de pintar a sala de azul. O Salão Azul, projetado como uma praça italiana renascentista, é o salão mais famoso, graças ao jantar do Prêmio Nobel. No entanto, o Salão Dourado é muito mais impressionante: a história da Suécia é retratada em mais de 18 milhões de pastilhas de mosaico folheadas a ouro que brilham e refletem a luz.

Prefeitura: mais de 8 milhões de tijolos vermelhos
Prefeitura: mais de 8 milhões de tijolos vermelhos

Estocolmo

“A Sala do Conselho parece uma cabana da era dos vikings”

A Rainha do Lago Mälaren

A Prefeitura de Estocolmo é em primeiro lugar e antes de mais nada uma prefeitura de trabalho, com 200 escritórios para os funcionários públicos e a Sala do Conselho. Mas a Sala do Conselho dificilmente parece uma sala de reunião comum: mobiliada com madeira, com uma decoração maravilhosa nas paredes e vigas expostas, o espaço parece uma cabana viking, onde os líderes tribais costumavam se reunir. Outros pontos de destaque no Palácio da Prefeitura incluem o maior órgão da Europa do Norte, com 10 mil tubos no Salão Azul, e o imenso mosaico da “Rainha do Lago Mälaren” (antigo apelido de Estocolmo) no Salão Dourado. Suba ao topo da torre de 106 metros de altura – coroada pelas Tre Kronor douradas, o símbolo heráldico da Suécia – para ter uma visão espetacular das 14 ilhas de Estocolmo.

O Salão Dourado: a Rainha do Lago Mälaren

Stadshuskällaren: menu de cada banquete do Nobel desde 1901

Marie Curie começou seu jantar com um caldo de tartaruga, Winston Churchill regalou-se com um assado de veado com purê de castanhas, e Pablo Neruda saboreou uma sobremesa de suflê glacé com Grand Marnier. O chef que prepara o banquete anual do Prêmio Nobel para 1.300 convidados trabalha no restaurante Stadshuskällaren. Aqui você pode provar alguma coisa de cada menu do Nobel desde 1901, e tudo é servido nas louças oficiais do Nobel. O restaurante no porão abobadado debaixo do prédio da Prefeitura também prepara pratos clássicos suecos com um toque contemporâneo.

A vista do alto da torre de 106 metros

Créditos das fotos

  • O Salão Dourado: a Rainha do Lago Mälaren: bozulek, Shutterstock