Parece que o seu navegador está desatualizado.
Para utilizar todas as funcionalidades de KLM.com de forma segura, recomendamos que você atualize o seu navegador ou que você escolha um diferente. Se continuar com esta versão, é possível que partes do site não sejam exibidas adequadamente, ou que nem sejam exibidas. A segurança de seus dados pessoais também é melhor garantida com um navegador atualizado.

 

A nova cidade velha de Varsóvia

O centro histórico de Varsóvia é uma agradável exceção ao concreto comunista que define muitas cidades da Europa Central. A medieval Stare Miasto (cidade velha) é um dos destinos mais populares da Polônia. É difícil acreditar que a cidade velha quase foi perdida depois que os ocupantes alemães a reduziram quase totalmente a escombros.

O fato de a cidade velha estar em tão boa forma hoje é resultado de esforços maciços de restauração empreendidos depois da Segunda Guerra Mundial. Os alemães destruíram praticamente todos os edifícios nesta parte da cidade; apenas 15% da área sobreviveu à guerra. Mas em vez de preencher as lacunas com concreto, a cidade velha foi cuidadosamente restaurada, recuperando seu antigo esplendor. Em reconhecimento aos esforços, a cidade velha foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Russos e alemães

Stare Miasto começou no século XIII ao redor do castelo dos Duques de Masovia, que então tornou-se o Palácio Real. Inicialmente, a cidade velha era cercada por um muro sujo que foi mais tarde substituído por um muro de pedra. Por muitos anos, o bairro desempenhou um papel central na vida da cidade. Mas, no século XIX, esta parte da Polônia, que incluía Varsóvia, foi conquistada pelo Império Russo, e Stare Miasto perdeu sua importância comercial como coração da capital. Depois da Primeira Guerra Mundial, a Polônia reconquistou sua soberania e o castelo tornou-se a sede do mais alto cargo do país – o do presidente e sua chancelaria. A autodeterminação do país teve vida curta, com a invasão alemã em 1939. Embora a Luftwaffe tenha causado danos substanciais à cidade velha, a maior parte sobreviveu; mas quando em 1944 os alemães retaliaram o Levante de Varsóvia, eles deixaram Stare Miasto em ruínas.

“Em retaliação à resistência polonesa, os alemães deixaram Stare Miasto em ruínas”

Um dia ensolarado em Rynek Starego Miasta

Em torno da praça do mercado

Rynek Starego Miasta, a animada praça do mercado central, é um bom ponto de partida para explorar a cidade velha. Visite a Catedral de St. John, que fica nas proximidades, onde os reis eram coroados e enterrados. Também dê uma olhada em Ul. Piwna, a rua mais comprida da cidade velha: pinturas e gárgulas adornam as fachadas. Conceda-se um delicioso refresco em Karmnik, o famoso bar que fica no número 4A.

+ Ler mais

Veja no mapa

Rynek Starego Miasta