Parece que o seu browser está desatualizado.
Para usar todas as funcionalidades de KLM.com em segurança, recomendamos-lhe que atualize o seu browser ou que escolha um diferente. Continuar a usar esta versão pode levar a que partes do website não sejam exibidas corretamente ou de todo. Além disso, a segurança da sua informação pessoal está melhor salvaguardada com um browser atualizado.

Vibrant paint colors, Mumbai
 

Practical info Mumbai/Bombaim, India

Getting around the city

As ruas de Mumbai são caóticas e difíceis de percorrer, porém a maioria dos pontos turísticos fica em áreas bem centrais, podendo-se chegar até os mesmos a pé. Entretanto, os visitantes optam geralmente pelo aluguel de um carro com um motorista durante o dia todo. O serviço de ônibus público da cidade é operado pelo governo e consiste em uma frota de ônibus vermelhos, tanto normais, como de dois andares. O serviço de ônibus é mais barato e extensivo, porém os ônibus estão quase sempre lotados e abafados, não sendo em geral uma maneira agradável de se locomover. Os trens elétricos suburbanos conectam áreas mais afastadas, porém são lotados, especialmente durante o horário de pico. Não é permitida a circulação de rickshaws (triciclos motorizados) no centro da cidade, porém estes são mais baratos do que os táxis e são bons para curtas distâncias. Há bastantes táxis que utilizam taxímetro e que circulam por toda a cidade e nos arredores. Um serviço conveniente e confortável de barcos hidroplanos conecta a área central de Mumbai aos muitos bairros vizinhos.

Time

Horário local: GMT +5.5

Electricity

230 volts, 50 Hz. São utilizados vários tipos de tomadas na Índia, porém a maioria dos plugues tem dois ou três pinos redondos.

Currency

A moeda oficial é a rupia indiana (INR), que é dividida em 100 paise (singular: paisa). As principais moedas podem ser trocadas em bancos e casas de câmbio autorizadas. É ilegal trocar dinheiro no mercado paralelo e recomenda-se não aceitar cédulas rasgadas, pois somente o Banco Nacional da Índia as aceitará. É melhor trocar dinheiro em cédulas de denominações baixas. Os principais cartões de créditos são amplamente aceitos, especialmente em estabelecimentos comerciais direcionados aos turistas. Geralmente não há caixas eletrônicos disponíveis.

Communication

O código DDI para a Índia é +91. O código internacional de chamada é 00, seguido pelo código DDI em questão (ex.: 0044 para o Reino Unido). São utilizados códigos de cidade/área, por exemplo, (0)11 para Délhi. As chamadas internacionais podem ser bem caras e, geralmente, os hotéis cobram sobretaxas altas para chamadas telefônicas. É mais barato utilizar um cartão telefônico. Outra alternativa, são as agências telefônicas disponíveis na maioria das cidades, que podem ser identificadas pelas letras STD para chamadas interurbanas dentro do país e ISD para serviço internacional. As operadoras locais de telefonia celular utilizam redes GSM e possuem acordos de roaming com a maioria das operadoras internacionais. Há cibercafés disponíveis nas principais cidades e resorts.

Emergency number

Emergência: 100 (Polícia), 101 (Ambulância); 102 (Corpo de Bombeiros).

Visa and health information

Everything about visa and health information

Public holidays

Climate

Aeroporto Internacional de Chhatrapati Shivaji

www.csia.in

Getting to the city

Os táxis são o único meio de transporte direto do aeroporto para a cidade. Certifique-se de pegar um táxi licenciado pelo governo com uma tabela de conversão de tarifa, pois os motoristas de táxis sem licença são famosos por cobrarem a mais de viajantes. A rede ferroviária suburbana de Mumbai (por seu nome em inglês Mumbai Suburban Railway Network) consiste em quatro linhas, conhecidas como Western, Central, Harbour e Trans-Harbour, que fazem conexões com várias partes da cidade. A estação mais próxima ao Terminal 1 (Vile Parle) está localizada em Santa Cruz, enquanto a estação mais próxima ao Terminal 2 (Andheri) está localizada em Sahar. Pode-se chegar em ambas as estações por meio de um percurso rápido de ônibus ou de táxi saindo do aeroporto. Há ônibus que percorrem entre o aeroporto e as estações ferroviárias Vile Parle e Andheri que são as mais próximas. Pegue o ônibus de nº 312 no Terminal 1 e o ônibus de nº 321 no Terminal 2 para chegar a estas estações, respectivamente. Há Rickshaws (triciclos motorizados) disponíveis no Terminal doméstico 1 para o traslado até os transportes públicos.

Car rental

Pode-se organizar aluguéis de carro, com ou sem motorista, no terminal de desembarque. Recomenda-se aos passageiros não tentarem dirigir pela cidade de Mumbai.

Airport taxi's

Os táxis pré-pagos estão disponíveis do lado externo da área de desembarque, nos Terminais 2A e 2C. O tempo de trajeto até o centro da cidade de Mumbai é de aproximadamente uma hora.

Transfer between terminals

Os dois terminais são conectados por um serviço gratuito de ônibus que leva entre 10 e 15 minutos entre eles.

Facilities

Os serviços do aeroporto incluem caixas eletrônicos, serviços de câmbio e uma agência de correio, serviços de depósito de bagagens, sala de espera executiva e um business center, balcões de informações turísticas, shopping duty free, salas de creche, postos médicos, uma sala de orações e uma área para fumantes. Há uma variedade de restaurantes e comércios de fast-food disponíveis.

Parking

Há área de estacionamento disponível tanto no terminal doméstico quanto no internacional do aeroporto de Chhatrapati Shivaji. As tarifas do estacionamento custam a partir de INR 110 para a primeira meia-hora e sobem até INR 1.110 para um período de 24 horas.

Internet

Acesso Wi-Fi gratuito disponível no aeroporto, sendo necessária, entretanto, a utilização de um celular (para registro).