Transportar armas e munições

Deseja transportar armas de fogo e munições para fins desportivos e de caça? Esses itens só podem ser transportados como bagagem de porão. Certifique-se de que tem as licenças apropriadas e reserve o transporte com antecedência.
 

Prepare a sua viagem

Ao transportar as suas (réplicas de) armas de fogo e munições, por favor, tenha o seguinte em conta:
  • Tem de ter todas as licenças necessárias na sua posse.
  • As munições só podem ser destinadas a desportos de tiro.
  • As armas de fogo têm de estar descarregadas. Tanto as armas de fogo como os cartuchos têm de ser embalados em segurança.
  • As espingardas devem ser transportadas separadas das munições. As armas de fogo e munições devem ser embaladas separadas de outros artigos pessoais.
  • Qualquer bagagem que contenha munições não pode ter uma etiqueta com o texto "explosivos".
  • Não é permitido o transporte de munições com projéteis explosivos ou inflamáveis.
  • Ao despachar a sua bagagem, tem de declarar que a sua arma está descarregada e que as munições foram embaladas separadamente.
 

Reserva, documentos e licenças

Para levar as suas armas de fogo ou munições consigo no seu voo, por favor, siga os seguintes passos:

1. Efetue uma reserva através do seu agente de viagens ou através do Centro de Atendimento ao Cliente da KLM.
2. Certifique-se de que tem estes documentos: 3. Solicite uma licença às autoridades aduaneiras holandesas para viajar com armas ou munições para, da ou através da Holanda.
 

Solicitar uma licença para viajar com armas

Para ter permissão para transportar armas de fogo e munições, precisa de preencher um formulário de pedido para a sua viagem de partida e regresso e fornecer cópias do passaporte do titular da licença da arma, a licença da arma e o convite ou permissão do país em que a caçada irá ter lugar.

Para descarregar o formulário de pedido para uma licença para transportar armas de fogo, por favor, visite o website das autoridades aduaneiras holandesas .

As autoridades aduaneiras holandesas irão devolver os formulários juntamente com uma licença e irão informar as autoridades aduaneiras e o departamento de segurança em Schiphol. Este processo pode demorar até 8 semanas.

Durante a sua viagem, precisará de ter consigo os formulários de licença correspondentes. Se não tiver consigo as licenças necessárias, as suas armas de fogo e munições poderão ser confiscadas.
 

Exceções: não é necessária uma licença

Os seguintes passageiros não precisam de solicitar uma licença das autoridades aduaneiras holandesas:
  • Caçadores residentes na Holanda, quando viajarem da ou para a Holanda e se tiverem uma licença de caça válida. As armas de fogo em questão devem estar indicadas na licença de caça.
  • Membros de um clube de tiro que sejam residentes na Holanda, quando viajarem da ou para a Holanda e apenas se puderem fornecer um convite ou declaração por escrito de um clube de tiro no país de destino.
  • Passageiros com um passaporte da UE que viajem dentro da União Europeia e tenham um passe oficial de armas de fogo da UE em formato de passaporte. Este passe de armas de fogo da UE deve ter sido emitido em nome do passageiro e para a arma de fogo em questão. Por favor, tenha em atenção: alguns países da UE emitem passes para armas de fogo que não têm a referência da UE. Os titulares desses passes precisam de ter uma licença.
  • Pessoal militar que viaja sob instruções do governo (NATO, Nações Unidas).