Viajar com animais de estimação

Na maioria dos voos da KLM, pode levar o seu gato ou cão consigo. Para tornar a viagem de seu animal de estimação com a KLM mais agradável e segura, oferecemos uma série de opções de viagem.
 

Reserva para o seu animal de estimação

Efetue sempre uma reserva separada para o seu animal de estimação através do Centro de Atendimento ao Cliente da KLM. Recomendamos vivamente que faça a reserva o mais depressa possível após reservar o seu bilhete, mas no máximo 48 horas antes da partida.
 

Animais de estimação na cabina

Pode levar um gato ou cão pequeno consigo na cabina de Economy Class da maioria dos voos da KLM e em Business Class da maioria dos voos da KLM na Europa. Certifique-se de que cumpre estes requisitos:

  • O seu animal de estimação deve viajar num saco de transporte adequado para animais de estimação de no máximo 46 x 28 x 24 cm (C x L x A). Seu animal de estimação deve poder deitar-se e levantar-se com facilidade.
  • O peso total do animal e do saco de transporte ou caixa transportadora em conjunto deverá ser no máximo de 8 kg (18 lbs).
  • O canil deve ser colocado debaixo do assento à sua frente (por isso as fileiras nas saídas de emergência estão excluídas). Não pode tirar o seu animal de estimação do saco de transporte ou da caixa transportadora durante o voo.

Favor observar que só temos espaço para um número limitado de canis na cabine. Infelizmente, não é possível levar um animal de estimação na cabina em Business Class em voos intercontinentais da KLM, porque não há espaço para o seu animal de estimação debaixo do lugar à sua frente. 


Aplicam-se regras especiais para levar o seu cão-guia na cabina. Pode pedir mais informações sobre viajar com animais de assistência através da KLM CARES.

 

Animais de estimação no porão

O seu gato ou cão poderá viajar numa área ventilada do porão em todos os voos da KLM.* Certifique-se de que cumpre estes requisitos: 

  • O seu animal de estimação deve viajar numa transportadora que cumpra as regras da IATA (por exemplo, das marcas "Sky" e "Vari"). Ver abaixo as regras exatas para a transportadora do seu animal de estimação.
  • O peso total do seu animal de estimação e transportadora deve ser no máximo de 75 kg (165 lbs).
  • 2 animais adultos de tamanho equivalente que sejam compatíveis, até 14 kg (30 lbs) cada, podem viajar juntos numa transportadora. O mesmo se aplica a 3 animais até 6 meses de idade da mesma ninhada, até 14 kg (30 lbs) cada um.

* Durante o inverno, o seu animal de estimação não poderá viajar no porão em voos da KLM Cityhopper com duração superior a 2 horas. 

Por favor, tenha em atenção que durante o voo não podemos dar comida nem água a animais de estimação que viajem no porão. 

Os animais de nariz achatado, como os boxers, gatos pequineses e persas podem ter dificuldade em respirar durante o voo, devido às elevadas temperaturas e ao stress. Por isso, e para garantir o bem-estar deles, muitos dos animais de nariz achatado só podem ser transportados na cabine ou como carga. Infelizmente, não podemos transportar buldogues ingleses ou franceses, Boston terriers e pugs, nem na cabina nem no porão ou como carga.

 

Animais de estimação como carga

Kennel image describing the rules

Quando transporta o seu animal de estimação no porão, a caixa transportadora deve cumprir várias regras:

  • O canil deve ter uma estrutura de fibra de vidro ou de plástico rígido. Não são permitidos canis de madeira, barras de metal ou tela de fios soldados.
  • As rodas devem ser removidas, ou, caso sejam retráteis, devem ser retiradas ou bloqueadas com fita-cola.
  • A porta deve dispor de um sistema de fecho centralizado que aperte ambas as fechaduras na parte superior e inferior da porta. (A)
  • A dobradiça da porta e os pinos de fecho devem prolongar o contentor em, pelo menos, 1,6 cm (5/8 pol.), para além das extrusões horizontais por cima e por baixo da abertura da porta onde os pinos são instalados. (B)
  • As 2 partes da caixa transportadora devem ser unidas por pernos. Qualquer outro sistema de fecho é estritamente proibido. (C)
  • A caixa transportadora deve ser suficientemente grande para que o animal de estimação se levante sem tocar na parte superior, se vire facilmente e se deite numa posição natural.
  • A caixa transportadora deve ter um cobertor, jornais ou qualquer outro material absorvente no chão. Por favor, observe que a palha não é permitida.
  • A caixa transportadora deve ter ou 2 taças fixas de comida ou 1 taça fixa de comida com 2 compartimentos para comida e água.

Você pode adquirir esse tipo de canil em grandes lojas especializadas em animais de estimação (pet shops) ou em agentes especializados em transporte de animais, por exemplo. Certifique-se de que coloca uma etiqueta na parte lateral da caixa com a indicação do nome do animal e instruções de alimentação.

 

Animais de estimação como carga

Quer levar consigo mais de 3 animais de estimação? Acima desse número, os animais de estimação devem ser despachados como carga. O seu animal de estimação deve também ser transportado como carga pela Air France-KLM Cargo se:

  • O seu animal e a caixa transportadora combinados pesarem mais de 75 kg (165 lbs).
  • A caixa transportadora for maior do que 292 cm/115 pol (c + l + a).
  • Seu animal de estimação não viaja no mesmo voo que você.
  • O animal de estimação viajar para um país cujas autoridades só permitem o transporte de animais de estimação como carga.


Para transportar o animal de estimação como carga, deverá contactar um agente de carga especializado. Pode consultar uma lista de agentes de carga nos Países Baixos no site da Air France-KLM Cargo. Ou leia mais informações no site da International Pet and Animal Transportation Association. 

 

Antes da partida

Não se esqueça de tratar das vacinas, dos documentos de viagem e de outras questões importantes com a devida antecedência. Para ficar a saber que documentos são necessários e as regras que se aplicam ao transporte do seu animal de estimação, recomendamos que consulte as embaixadas dos países de partida, ligação e destino.

Encontre mais informações nos seguintes sites de viagens:
  • Para, de ou dentro da União Europeia: leia os Regulamentos da Comissão Europeia. 
  • Alguns países não permitem o transporte de animais de estimação para e/ou desse país. Para mais informações sobre estas exceções, por favor, visite o site da IATA.
 

Custos

Prepare o seu animal de estimação para a viagem:
  • Deixe o seu animal de estimação habituar-se à caixa transportadora 5 dias antes do voo.
  • Não deixe o seu animal de estimação comer ou beber 2 horas antes da partida. Passeie o seu cão imediatamente antes da partida.
  • Aconselhamos vivamente que não dê tranquilizantes ao seu animal de estimação. Se o fizer, o animal demorará mais tempo a acostumar-se ao novo ambiente e a sua temperatura poderá descer durante o voo. De qualquer forma, deverá consultar sempre um veterinário caso pretenda administrar tranquilizantes ao seu animal de estimação.


No aeroporto, utilizaremos uma lista de verificação para o seu animal de estimação, documentos de viagem e caixa transportadora (apenas em inglês).

O processo de check-in para animais de estimação pode ser mais demorado. Recomendamos que chegue ao aeroporto 3 horas antes da hora de partida programada e que leve um formulário preenchido para o transporte do seu animal de estimação no porão.
 

Custos e transferência

Para levar o seu animal de estimação consigo, aplica-se uma taxa de 30 EUR até 200 EUR, dependendo do destino. Além disso, se o seu animal de estimação viajar como bagagem de porão e a ligação no Aeroporto Amesterdão-Schiphol demorar 2 ou mais horas, terá de pagar mais 150 EUR (ou 200 USD/CAD) para cobrir os cuidados de que o animal necessita durante a ligação.

No hotel para animais, daremos algo para comer e beber ao seu animal de estimação. Os cães serão passeados, e os gatos terão uma caixa com areia limpa dentro de uma caixa transportadora espaçosa.

Ver a taxa de transporte do seu animal de estimação por voo da KLM.

Ler mais sobre o hotel de animais (site da Air France KLM CARGO) 