Assistência especial prestada pela KLM CARES

Precisa de assistência especial, no aeroporto ou a bordo? Por exemplo, se viajar com uma cadeira de rodas ou com o seu cão-guia, ou se precisar de transportar o seu equipamento médico? A KLM CARES está aqui para lhe prestar assistência. Entre em contacto connosco para obter assistência especial.
 

Verifique se precisa de pedir assistência especial

Entre em contacto com a KLM CARES com uma antecedência mínima de 48 horas antes da partida, se:
  • Precisar de obter assistência no aeroporto durante o embarque, desembarque e/ou ligação, ou para circular no aeroporto
  • Transportar a sua própria cadeira de rodas (elétrica) ou scooter a bordo
  • Transportar equipamento médico especial na sua bagagem de mão ou de porão, mesmo se não for usar o equipamento a bordo
  • Precisar de levar o seu cão-guia na cabina
  • A sua perna precisar de permanecer numa posição horizontal (com gesso) por questões médicas.

Não é possível ou necessário obter assistência especial

  • É gratuito transportar as suas canadianas, andarilho ou bengala a bordo e pode fazê-lo sem reserva.
  • Não oferecemos assistência especial em caso de ter medo de voar.

Arrange você mesmo/a um assistente de segurança ou companheiro de viagem

  • Se viajar sozinho/a e precisar de assistência no caso infeliz de uma emergência, é necessário ter alguém que lhe possa prestar assistência, o chamado "assistente de segurança". Pode tratar disso você mesmo/a ou pedir ao pessoal da KLM no aeroporto para o/a ajudarem a encontrar alguém. Sem um "assistente de segurança" para lhe prestar assistência durante o seu voo, o embarque será recusado.
  • Se precisar de ajuda em caso de administração de medicamentos, utilização dos lavabos ou enquanto come, precisa de arranjar um companheiro de viagem que lhe preste assistência durante o seu voo.
 

Como pedir assistência especial

Peça assistência especial pelo menos 48 horas antes da partida:
  • Online: inicie sessão em A Minha Viagem
  • Por e-mail: KLMCARES@KLM.com (em inglês ou holandês)
  • Por telefone: através do +800 556 22737 (+800 KLM CARES), na Holanda (número verde) através do 0800 55622737 (entre as 7h00 e as 22h00) ou nos Estados Unidos e Canadá através do +1 844 7977723.
 

Assistência no aeroporto

O Aeroporto Amesterdão-Schiphol e a maioria dos outros aeroportos têm acesso para cadeira de rodas. No Aeroporto de Schiphol, há cadeiras de rodas disponíveis para passageiros que tenham dificuldades motoras. Se quiser transportar a sua própria cadeira de rodas, precisa de contactar a KLM CARES. Também lhe vamos perguntar se precisa de assistência no aeroporto, a bordo ou em ambos os casos. Depois de pedir assistência, certifique-se, por favor, de que chega ao aeroporto com bastante antecedência antes da partida: pelo menos 30 minutos antes da hora do check-in, ou caso transporte uma cadeira de rodas elétrica pelo menos 1 hora antes da hora do check-in. Se partir do Aeroporto Amesterdão-Schiphol, estamos lá para lhe prestar assistência depois de efetuar o check-in no seguinte balcão de check-in:

  • Se viajar em Economy Class, pode efetuar o check-in no balcão de check-in 8 (países do Espaço Schengen) ou no balcão de check-in 16 (países fora do Espaço Schengen).
  • Se viajar em Business Class, pode efetuar o check-in nos balcões de check-in 10 ou 11.
 

Viajar com uma cadeira de rodas

Transporte a sua própria cadeira de rodas gratuitamente e efetue a sua reserva pelo menos 48 horas antes da partida. Examinaremos as diversas possibilidades e faremos uma reserva de imediato.

Que tipo de cadeira de rodas vai transportar?

  • Se a sua cadeira de rodas manual for dobrável ou desmontável, pode transportá-la como bagagem de mão desde que não exceda as dimensões máximas de 33x92x107 cm (13x36x42 pol).
  • Outros tipos de cadeiras de rodas serão transportadas como bagagem de porão. Depois de efetuar o check-in, pode usar uma das cadeiras de rodas que temos disponíveis para si no aeroporto.

Dimensões e peso máximos das cadeiras de rodas por tipo de avião:

Tipo de aviãoDimensões máx.
(c x l x a)
Peso máx.
Boeing 777, 747, 787 e Airbus 330

152 x 139 x 149 cm /

59,5 x 54,5 x 58,5 pol

Sem peso máx.
Boeing 737

112 x 113 x 85 cm /

44 x 44,5 x 33 pol

Sem peso máx.
Embraer 175 e 190

120 x 100 x 70 cm /

47 x 39 x 27,5 pol

150 kg/331 lbs
Efetuou uma reserva para viajar com a sua cadeira de rodas? Para despachar a sua cadeira de rodas elétrica, pedimos-lhe que compareça no aeroporto pelo menos 1 hora antes do horário do check-in; para outros tipos de cadeiras de rodas, pelo menos 30 minutos antes do horário de check-in.


Equipamentos a bordo

  • Cadeira de rodas dobrável a bordo: disponível a bordo para de todos os aviões da KLM e da KLM Cityhopper.
  • Casas de banho: acessíveis por cadeira de rodas em todos os aviões Boeing 777, Boeing 787 e Airbus A330 da KLM. Os nossos aviões Boeing 737, Boeing 747 e Embraer 190 dispõem de uma cortina desdobrável para aumentar o espaço da casa de banho. A tripulação ajuda-o/a na deslocação para a e da casa de banho. Infelizmente, não nos é possível ajudá-lo/a na casa de banho.
  • Barras de apoio nas casas de banho: as casas de banho de todos os nossos aviões da KLM estão equipadas com barras de apoio.
  • Braços amovíveis: em todos os nossos aviões dispomos de vários lugares centrais e junto ao corredor com braços amovíveis para que possa efetuar mais facilmente a transferência para o seu lugar. O número e localização dos lugares do lado do corredor com braços amovíveis poderão variar de acordo com o tipo de avião.
  • Soluções de lugares especiais, tais como um dispositivo de posicionamento ortopédico, serão sempre revistas pelo nosso departamento de normas e conformidade aéreas para confirmar se a solução de lugar está em conformidade com as regulações de segurança de voo aplicáveis conforme definidas pela FAA. Se não estiver em conformidade, infelizmente, não podemos aceitá-la a bordo. Por favor, faça o seu pedido pelo menos 2 dias úteis antes da partida contactando a KLM CARES.

Ler a brochura "Viajar sem preocupações" da KLM CARES

Transferir agora
 

POC – Garrafas de Oxigénio Portáteis

Apenas são permitidas POC operadas com bateria ou POC que tanto são operadas com bateria como com potência útil para uso a bordo. Por favor, certifique-se de que reserva o transporte da sua POC com bastante antecedência antes da partida.

Baterias para a POC

Infelizmente não nos é possível garantir alimentação elétrica a todos os passageiros sentados a bordo, por isso, tem de levar um número suficiente de baterias totalmente carregadas. Com base na previsão do fabricante das horas de vida da bateria enquanto o dispositivo está a ser utilizado e nas informações prestadas pelo seu médico, é necessário que as baterias tenham carga para, pelo menos, 150% da duração máxima prevista do voo. As baterias devem ser arrumadas por baixo do assento. As baterias adicionais apenas são permitidas na sua bagagem de mão, nunca na sua bagagem de porão.

Consultar as restrições para baterias de lítio.

 

Viajar com o seu cão-guia

Se levar o seu cão-guia a bordo consigo, tratamos disso por si, gratuitamente:

  • Para levar o seu cão-guia na cabina, por favor, descarregue e preencha o Formulário de Pedido de Cão-guia e envie o formulário preenchido para KLMCARES@KLM.com. Por favor, leve-o também consigo ao efetuar o check-in no aeroporto.
  • Para levar um cão de assistência emocional na cabina, por favor, entre sempre em contacto com a KLM CARES pelo menos 48 horas antes da partida. Descarregue e preencha o Formulário de Pedido de Cão de Assistência Emocional e forneça uma declaração assinada pelo seu prestador de cuidados de saúde mental. Por favor, envie o formulário preenchido juntamente com a declaração assinada para KLMCARES@KLM.com e leve-os consigo ao efetuar o check-in no aeroporto.

Ler mais sobre levar o seu cão-guia.

 

Formulários de Informação Médica

Se uma das seguintes descrições abaixo se aplicar ao seu caso, consulte um médico antes de viajar. Em certos casos, o passageiro, ou o seu agente de viagens, tem de preencher o Formulário de Informação Médica A, enquanto o seu médico tem de preencher e assinar o Formulário de Informação Médica B. Estes formulários têm de ser entregues à KLM com uma antecedência mínima de 48 horas relativamente à partida.

  • Passageiros que padecem de doença contagiosa.
  • Passageiros que precisam de cuidados médicos ou estão dependentes de equipamento médico especial durante o voo.
  • Passageiros cujo estado de saúde pode provocar uma situação que implique risco de vida ou exija a prestação de cuidados médicos excecionais no que respeita à sua segurança durante o voo.
  • Passageiros que não podem utilizar os lugares do avião numa posição vertical normal.
 

Outras questões

Ainda tem questões ou há algo que não esteja claro para si? A KLM CARES está aqui para lhe prestar assistência. Pode sempre entrar em contacto connosco:

  • Por e-mail: KLMCARES@KLM.com(em inglês ou holandês)
  • Por telefone: através do +800 556 22737 (+800 KLM CARES), na Holanda (gratuito) através do 0800 55622737 (7h00 - 22h00) ou nos Estados Unidos e Canadá através do +1 844 7977723.

Ler a brochura "Viajar sem preocupações" da KLM CARES

Transferir agora

Se quiser saber mais sobre assistência especial à partida  e à chegada  e nas transferências no Aeroporto Amesterdão-Schiphol, veja os vídeos.