Passageiros com necessidades médicas especiais

Quando voar, poderá precisar de uma autorização médica. Além disso, certifique-se de que tem receita médica para todos os medicamentos e equipamento médico que leva consigo.
 

Autorização médica

Se uma das descrições abaixo se aplicar a si, por favor, consulte um médico antes de viajar. Em certos casos, você ou o seu agente de viagens tem de preencher o formulário de informação médica A e o seu médico tem de preencher e assinar o formulário de informação médica B. Por favor, certifique-se de que envia estes formulários para os Serviços Médicos do Aeroporto pelo menos 48 horas antes da partida para nos dar tempo suficiente para tratarmos disso por si.

  • Passageiros que padeçam de uma doença contagiosa.
  • Passageiros que, durante o voo, precisem de assistência médica ou dependam de um aparelho médico específico.
  • Passageiros com um problema de saúde que possa resultar numa situação de risco para a sua vida ou que possam precisar de cuidados médicos especiais, durante o voo, para a sua segurança.
  • Passageiros que não possam utilizar os lugares do avião numa posição vertical normal.
  • Passageiros que sofram de uma doença ou condição física que origine comportamentos invulgares, os quais possam ter um efeito adverso no bem-estar e conforto dos outros passageiros ou tripulação, ou que possam ser considerados um potencial perigo para a segurança do voo ou para a sua pontualidade
  • Passageiras grávidas com complicações conhecidas.
  • Passageiros não acompanhados com um transtorno psicológico que precisem de assistência

Cartão Médico de Passageiro Frequente
Para passageiros com problemas de saúde que viajam com frequência, utilizamos o FREMEC (Cartão Médico de Passageiro Frequente) para evitar o preenchimento do Formulário de Informação Médica sempre que viaja. Este cartão é válido pelo período apresentado no cartão. O cartão FREMEC está disponível apenas para quem viaja, pelo menos, duas vezes por ano. Ter um FREMEC permite-nos considerar as suas necessidades, sempre que possível. Contudo, continuará a ser necessário que realize a sua reserva com, pelo menos, 48 horas de antecedência. Para mais informações sobre o FREMEC, por favor, contacte a KLM CARES.

 

Levar medicação e equipamento médico a bordo

Certifique-se de que tem toda a medicação de que precisa durante o voo na sua bagagem de mão. As restrições para líquidos não se aplicam a medicamentos. Nunca coloque a sua medicação na bagagem de porão, pois será transportada no porão do avião estando inacessível durante o voo. Tenha consigo uma receita médica escrita em inglês para a sua medicação e para quaisquer seringas que tenha consigo, caso os agentes alfandegários ou de segurança tenham alguma dúvida.

O espaço no frigorífico do nosso avião é limitado, pelo que o/a aconselhamos a levar sacos térmicos ou termos consigo. Contudo, os medicamentos em pequenas embalagens podem ser guardados no frigorífico de bordo.

Pode transportar a bordo certos equipamentos médicos ou de apoio, desde que possam ser guardados debaixo do banco ou fixados no lugar adjacente. Não podemos garantir a alimentação elétrica a bordo, pelo que deverá transportar o número adequado de baterias totalmente carregadas a bordo. As suas baterias precisam de ter capacidade para durar, pelo menos, 150 porcento do tempo de duração máxima previsto para o seu voo. Essas baterias devem ser guardadas também debaixo do seu lugar.

Saiba mais sobre as restrições para levar baterias (de lítio) consigo a bordo

 

Oxigénio a bordo

Em todos os voos da KLM podemos fornecer oxigénio suplementar. A nossa tripulação de cabina irá prestar-lhe assistência na utilização deste equipamento. O fornecimento de oxigénio funciona em separado do fornecimento de oxigénio utilizado em situações de emergência. Receber este serviço implica uma taxa standard e o mesmo deverá ser requisitado enviando um Formulário de Informação Médica, pelo menos, 48 horas antes da partida.

Podemos ajustar o fornecimento de oxigénio para a quantidade exata necessária para o seu problema de saúde (com um máximo de 5,2 litros por minuto). Este equipamento está disponível apenas a bordo do avião. Se precisar de oxigénio no aeroporto, a KLM pode fornecê-lo no Aeroporto Amesterdão-Schiphol, mas não noutros aeroportos.

Concentrador de Oxigénio Portátil
Os Concentradores de Oxigénio Portáteis (POC) são permitidos apenas para utilização a bordo se funcionarem com bateria ou tanto com bateria como com potência útil. Por favor, certifique-se de que efetua a reserva para o transporte da sua POC com bastante antecedência antes da partida. Certifique-se de que contacta a KLM CARES, pelo menos, 48 horas antes da partida para nos dar tempo suficiente para tratarmos disso por si.

Infelizmente, não nos é possível garantir alimentação elétrica a todos os passageiros a bordo, por isso, tem de levar o número suficiente de baterias totalmente carregadas para o seu POC. As suas baterias precisam de ter capacidade para durar, pelo menos, 150 porcento do tempo de duração máxima previsto para o seu voo. As baterias devem ser guardadas debaixo do seu lugar. As baterias adicionais são permitidas apenas na sua bagagem de mão, nunca na sua bagagem de porão.