Bagagem atrasada, extraviada ou danificada

Mesmo com todo o nosso cuidado e atenção, pode ser que sua bagagem se atrase para chegar ou seja extraviada. Nos desculpamos por qualquer inconveniência causada, e faremos todo o possível para devolvê-la a você o mais rápido possível.
 

Comunicar bagagem atrasada

Caso descubra que sua bagagem foi extraviada ao chegar no aeroporto, dirija-se imediatamente ao Balcão de Serviço de Bagagens nas áreas de retirada de bagagens do aeroporto. No Aeroporto Schiphol de Amsterdã, este balcão fica na área de retirada de bagagens em frente à esteira no 9.

No Balcão de Serviço de Bagagem, sua reclamação de bagagem será registrada e em seguida você receberá um Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR) com um número de referência pessoal. Você precisará deste número para conferir o status de sua bagagem atrasada. Assim que sua bagagem for localizada, iremos contatá-lo para agendar a entrega.

Você deve ter recebido uma etiqueta de despacho de bagagem para cada mala que tenha sido despachada antes da partida. Assegure-se de guardar estas etiquetas até que você tenha recebido sua bagagem.

Comunique atrasos de bagagem online
Você pode fazer a comunicação de atraso de bagagem online para voos operados pela KLM ou Air France até 2 dias após a sua chegada e somente em algum dos casos abaixo:

  • Seu voo KLM partindo de um destes destinos foi cancelado depois de você ter despachado sua bagagem, mas você não a recebeu de volta, ou:
  • Você chegou a certos destinos mas sua bagagem não chegou com você.

Comunicar bagagem atrasada online

Comunicar agora

 

Rastreamento de bagagem atrasada

Com o último sobrenome e o número de referência do processo indicado no seu Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR), você pode conferir online o status de sua bagagem atrasada através da ferramenta World Tracer.

Rastreie sua bagagem atrasada

Bagagem não localizada no prazo de 3 dias

Caso sua bagagem não seja localizada no prazo de 3 dias, você pode utilizar a ferramenta World Tracer para preencher online um Formulário de Inventário de Bagagem e Reclamação (BICF). Este formulário vai aparecer online para você automaticamente depois de 3 dias. Informe seu sobrenome e número de protocolo para fazer login e preencher as informações necessárias. Estas informações vão nos auxiliar a devolver sua bagagem o mais rápido possível.

No caso lamentável de não termos conseguido rastrear sua bagagem depois de 21 dias, o BICF será enviado à Central de Atendimento ao Cliente KLM.

Como nos contatar sobre bagagem atrasada

Depois de comunicar a falta de sua bagagem, você receberá um número de contato. Também pode entrar em contato conosco 24/7 via Facebook  ou Twitter . Por favor, só compartilhe seus dados pessoais em mensagens privadas.

 

Bagagem danificada

O manuseio normal da sua bagagem pode resultar em arranhões, marcas e mossas e outros danos menores. e não nos responsabilizamos por eles.

Caso você constate outros danos mais sérios em sua bagagem, comunique-os logo após a sua chegada no Balcão de Serviço de Bagagens. Caso descubra que houve dano após sair do aeroporto, você pode enviar uma reclamação por carta ou e-mail à Central de Atendimento ao Cliente KLM até 7 dias após sua chegada.

 

Se desapareceu algum objeto de sua bagagem

Se algum conteúdo da sua bagagem estiver faltando, você deve comunicar o fato ao Serviço de Bagagens do aeroporto imediatamente após a sua chegada. Caso só se dê conta disso após sair do aeroporto, você pode relatar os itens que estiverem faltando preenchendo o formulário por e-mail até 7 dias após a sua chegada.
 

Esqueceu algo a bordo?

Você deixou algum objeto pessoal a bordo de um avião da KLM que chegou ao Aeroporto Schiphol de Amsterdã? Saiba o que você pode fazer:

  • Deixou um objeto pessoal a bordo de uma aeronave KLM que chegou ao Aeroporto Schiphol de Amsterdã? Basta nos informar via Facebook  ou Twitter .

  • A Equipe de Achados e Perdidos da KLM  vai tentar imediatamente recuperar seus bens - só se assegure de entrar em contato conosco no prazo máximo de três dias.
  • •Após 3 dias, todos os itens encontrados são levados para uma instalação central. Entre em contato também com o Aeroporto Schiphol de Amsterdã , caso tenha perdido alguma coisa em uma das Salas VIP KLM Crown.

  • Se você perdeu algo a bordo de um avião da KLM que chegou a outro aeroporto, por favor, contate a equipe local no aeroporto em questão
  • Caso tenha perdido algo a bordo de um avião da Air France, por favor, contate o Escritório de Achados & Perdidos da Air France . Por favor, observe que todos os itens achados serão guardados pelo prazo máximo de 3 meses.
  • Se você perdeu alguma coisa a bordo de um avião operado por outra companhia aérea, recomendamos que você contate o departamento de atendimento ao cliente da respectiva companhia aérea.

Embora a KLM cuide da melhor forma possível dos objetos encontrados, não somos responsáveis pela perda de artigos pessoais a bordo das nossas aeronaves.


Leia mais sobre a responsabilidade da KLM

 

Sala de Desembarque Premium em Schiphol

Como passageiro da World Business Class ou associado Flying Blue Gold ou Platinum, você pode utilizar nossa Sala de Desembarque Premium (Premium Arrival Room) no aeroporto Schiphol de Amsterdã para comunicar atrasos ou danos na sua bagagem. Você encontrará a Sala de Desembarque Premium na área de retirada de bagagem em frente à esteira número 9, perto do balcão geral para declaração de bagagens extraviadas ou danificadas.
 

Neutralização

Caso sua bagagem tenha sido perdida ou danificada ou algo estiver faltando, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente KLM para solicitar o reembolso das despesas e/ou uma compensação.

Você teve que adquirir itens adicionais (como produtos de higiene pessoal ou roupas) devido a atrasos na entrega da bagagem em local que não é o do seu domicílio? O limite para reembolsos corresponde ao equivalente em reais a EUR 60 por dia de atraso da bagagem (por um máximo de 21 dias). Para solicitar o reembolso, envie um e-mail para a Central de Atendimento ao Cliente KLM. Não se esqueça de incluir seu CPF, as informações da sua conta bancária no Brasil e uma cópia dos recibos. Você precisa fazer a solicitação dentro de 21 dias após a data em que a sua bagagem atrasada foi entregue a você. Caso sua bagagem não seja localizada dentro de 21 após o seu voo, pedimos que envie um e-mail à Central de Atendimento ao Cliente KLM com toda a documentação referente às suas perdas (recibos, comprovantes de compra), além do seu CPF e das informações da sua conta bancária no Brasil.

Temos responsabilidade limitada e, por isso, recomendamos que você contate sua companhia de seguros caso sua bagagem tenha sido extraviada, se aplicável. A maioria das apólices de seguro cobre perdas baseadas no valor dos bens em questão.

Leia mais sobre a responsabilidade da KLM

Declaração de Interesse 