Artigos restringidos ou proibidos

Há regras rigorosas que determinam o que você pode e não pode transportar em sua bagagem de mão ou bagagem de porão. Para ajudar você a se preparar, nós vamos explicar melhor quais itens são restritos ou proibidos.
 

Regras gerais sobre itens restringidos ou proibidos

airport baggage check for security
Esta página inclui a maioria das informações sobre itens restritos ou proibidos, mas algumas normas podem variar dependendo do país ou da companhia aérea. Consulte sempre as regras do aeroporto local e da companhia aérea, especialmente se for fazer conexão para outra companhia aérea em qualquer trecho da sua viagem.

Para garantir a segurança dos nossos clientes e da nossa tripulação, não permitimos que você porte qualquer item que entendemos que possa ser usado ou adaptado para ferir ou incapacitar uma pessoa ou que possa vir a colocar em risco uma aeronave.

O seu item não é mencionado nesta página ou você tem alguma outra dúvida? Contate seu agente de viagens ou a Central de Atendimento ao Cliente KLM.

Quer fazer compras no duty free do aeroporto?
Leia mais sobre como viajar com compras do duty free
 

Líquidos e pós

Líquidos podem ser transportados em sua bagagem de mão desde que em pequenas quantidades que não excedam 100 ml (3,4 oz) por item. Todos os líquidos devem ser colocados juntos em um saquinho plástico transparente que possa ser selado, com um volume máximo de 1 litro. Este saquinho deve estar fechado e os artigos devem caber facilmente em seu interior. Só é permitido o transporte de um único saquinho de plástico transparente por pessoa. Quantidades maiores devem ser transportadas em sua bagagem de porão.

Em voos com origem ou destino nos Estados Unidos, substâncias em pó e similares podem ser levadas na bagagem de mão desde que em quantidades que não excedam 350 ml (12 oz) por item. Quantidades maiores devem ser transportadas em sua bagagem de porão. Caso haja qualquer sinal de adulteração, o item não será permitido na sua bagagem de mão nem na bagagem despachada.

No entanto, você sempre poderá transportar os seguintes líquidos e produtos em pó em sua bagagem de mão:
  • Alimentos para bebê para serem consumidos durante o voo
  • Medicamentos para serem tomados durante o voo, desde que você tenha uma receita ou uma declaração de seu médico
  • Alimentos de dieta especial para consumo durante o voo
  • Urnas contendo cinzas de uma pessoa falecida, contanto que atendam aos requisitos
  • Itens de dury free devidamente selados
 

Equipamentos eletrônicos e baterias de lítio

Por favor, lembre-se que baterias ou dispositivos eletrônicos danificados, defeituosos ou que sofreram recall não são permitidos na bagagem de porão nem na bagagem de mão.

Você está levando uma cadeira de rodas elétrica ou movida a bateria? Nesses casos, outras normas podem ser aplicáveis. Por favor, entre em contato com KLM CARES, e nós lhe ajudaremos a encontrar a melhor solução para o seu caso.

Baterias de lítio
Aparelhos equipados com baterias de lítio de até 100 Wh podem ser transportados tanto na sua bagagem de mão quanto na bagagem despachada. Aparelhos transportados na bagagem despachada devem estar totalmente desligados e protegidos contra danos. Você pode trazer no máximo 15 aparelhos eletrônicos de até 100 Wh por passageiro sem solicitar permissão. Para aparelhos equipados com baterias de lítio de até 160 Wh, é necessário solicitar uma autorização de transporte na Central de Atendimento ao Cliente KLM. Aparelhos equipados com uma bateria de lítio maior que 160 Wh não são permitidos na sua bagagem de mão nem na sua bagagem despachada.

Baterias de lítio extras e carregadores portáteis (para uso em aparelhos como notebooks, celulares e equipamentos médicos) só podem ser transportados na bagagem de mão. É permitido um máximo de 20 baterias sobressalentes de até 100 Wh por passageiro sem solicitar permissão. Para baterias extras de até 100 Wh, você não precisa de autorização de transporte. Para baterias extras de até 160 Wh, é necessário solicitar uma autorização de transporte na Central de Atendimento ao Cliente KLM. Baterias extras maiores que 160 Wh nunca são permitidas. Se a classificação Wh não aparecer na bateria ou não puder ser determinada, a bateria não será aceita. Para calcular a capacidade da bateria em Wh, multiplique a amperagem (Ah) pela voltagem (V).

Cada pilha/bateria extra deve estar embalada separadamente em sua embalagem original. Caso você já não tenha mais essa embalagem original, você deve cobrir os pontos de contato da bateria com fita isolante e embalar cada bateria separadamente em um saquinho plástico.

 

Bateria fixa do equipamento

Bateria extra (incluindo baterias externas)

 

Bagagem de mão

Bagagem despachada

Bagagem de mão

Bagagem despachada

< 100 Wh

#sim#

#sim#

#sim#

#não#

100 - 160 Wh

#sim#*

#sim#*

#sim#*

#não#

> 160 Wh

#não#

#não#

#não#

#não#



* Para estas baterias é necessário solicitar uma autorização de transporte na Central de Atendimento ao Cliente KLM. Depois de obter a autorização, você pode levar 2 aparelhos equipados com uma bateria de lítio ou 1 aparelho equipado com uma bateria de lítio e 1 bateria extra.

Ao recarregar seu aparelho equipado com uma bateria de lítio durante o voo, fique sempre atento ao aparelho. Remova o carregador da tomada assim que o aparelho estiver carregado. Se o aparelho escorregar entre os assentos, peça sempre ajuda à nossa tripulação de cabine. Não é permitido recarregar suas baterias sobressalentes a bordo.

Bagagem inteligente
Para malas equipadas com bateria de lítio que não sejam do tipo “botão” de célula de lítio (malas inteligentes), a bateria deve ser removível. Caso a mala seja despachada, a bateria deve ser removida e transportada com você na cabine. São proibidas bagagens em que a bateria de lítio não possa ser removida, tanto para bagagem de mão quanto para a despachada.

Equipamentos de autoequilíbrio
Equipamentos de autoequilíbrio ou dispositivos de movimentação pessoal operados por bateria de lítio não são permitidos na sua bagagem de mão ou na bagagem despachada, mesmo se a bateria for desconectada ou removida. Isso inclui hoverboards, airboards, oxboards, e-skates, waveboards, U-runners e veículos elétricos.

Porém, equipamentos de autoequilíbrio podem ser utilizados por passageiros com dificuldade de locomoção. Para isso, é necessário solicitar autorização via KLM CARES. Faça sua solicitação com a maior antecedência possível e pelo menos 48 horas antes da partida.

Cigarros eletrônicos
Para a maioria dos países, você só pode transportar o seu cigarro eletrônico e outros tipos de cigarros artificiais (incluindo baterias extras) em sua bagagem de mão. Nunca é permitido transportá-los em sua bagagem despachada. Como as regras podem variar conforme o país, recomendamos que você sempre confira as restrições legais dos países que fazem parte da sua viagem. A bordo, é proibido usar um cigarro eletrônico, recarregá-lo ou recarregar sua bateria.

Controle de equipamentos eletrônicos em voos para Estados Unidos ou Canadá
Para voos com destinos nos Estados Unidos ou no Canadá, todos os equipamentos eletrônicos que funcionam com baterias na bagagem de mão serão submetidos a um controle extra. No portão de embarque, estes equipamentos terão de ser retirados de seus estojos ou capas, ser ligados e demonstrar que estão funcionando. Equipamentos eletrônicos quebrados, incompletos ou danificados não são aceitos.
 

Artigos proibidos

Armas de fogo
Em sua bagagem de mão, você não poderá transportar revólveres, armas de fogo ou quaisquer aparelhos capazes (ou que pareçam capazes) de serem usados para provocar ferimentos graves com a descarga de um projétil. Isso inclui, mas não se limita a:
  • Armas de fogo de todos os tipos, como pistolas, revólveres, rifles e espingardas
  • Armas de brinquedo, réplicas e armas de imitação que podem ser confundidas com armas reais
  • Peças de armas de fogo (exceto aparelhos telescópicos, binóculos e miras)
  • Pistolas e espingardas de ar comprimido, pistolas e armas de pressão (“chumbinho”) e similares
  • Pistolas sinalizadoras e pistolas de largada
  • Arcos, arcos cruzados e flechas
  • Arpões, arbaletes e similares
  • Estilingues e catapultas
Você pode levar armas de fogo e munições para fins de esporte de tiro e caça como bagagem de porão, mas somente em certas condições estritas, se estiver de posse de todas as permissões e licenças exigidas e contanto que tenha reservado o transporte com antecedência.

Leia mais sobre permissões e licenças para armas

Dispositivos paralisantes
Você não pode transportar na sua bagagem de mão dispositivos projetados especificamente para atordoar ou imobilizar, incluindo:
  • Dispositivos para chocar, como armas de choque, tasers, bastões de choque, bastões para manejo de gado e outras armas de energia conduzida
  • Armas de abatimento e atordoamento de animais
Objetos pontiagudos ou afiados
Não é permitido o transporte em sua bagagem de mão de objetos pontiagudos e afiados que possam causar lesões. Esses objetos podem ser feitos de metal ou de outro material suficientemente rígido para ser utilizado como arma. Isso inclui, mas não se limita a:
  • Machados, machadinhos, cutelos e outros itens projetados para cortar
  • Facas ou tesouras com lâminas de mais de 6 cm/2.35” (regras locais diferentes podem ser aplicadas)
  • Piquetas e sovelas para alpinismo
  • Lâminas
  • Estiletes
  • Patins de gelo
  • Sabres, espadas e bengalas
  • Agulhas e agulhas de crochê
Ferramentas de trabalho
Você não pode levar na bagagem de mão peças que podem ser usadas como uma arma pontiaguda ou afiada. Estes incluem:
  • Pés de cabra
  • Furadeiras e brocas, incluindo furadeiras portáteis sem fio
  • Ferramentas cuja lâmina ou haste meça mais que 6 cm / 2,35” (regras locais diferentes podem se aplicar), como chaves de fenda e formões
  • Serras, incluindo serras elétricas portáteis sem fio
  • Maçaricos
  • Pistolas pneumáticas de atordoamento, pistolas de grampo e pregadores automáticos
Objetos contundentes
Você não pode levar nenhum objeto contundente na sua bagagem de mão que possa ser usado para agredir e causar ferimentos. Isso inclui, mas não se limita a:
  • Tacos de beisebol e de softball
  • Porretes , cassetetes, bastões e similares
  • Tacos de bilhar, snooker e sinuca
  • Varas de pesca
  • Tacos de golfe, hóquei, lacrosse e críquete
  • Remos de caiaque ou canoa
  • Equipamentos de artes marciais, como socos ingleses
  • Skates e longboards
Substâncias explosivas e inflamáveis
Não é permitido o transporte em sua bagagem de mão ou bagagem de porão de quaisquer substâncias explosivas ou extremamente inflamáveis que representam perigo para a saúde ou bens dos passageiros e da tripulação ou para a segurança da aeronave. Isso inclui, mas não se limita a:
  • Munições
  • Espoletas
  • Pavios e mecanismos de ignição
  • Explosivos, dispositivos explosivos, materiais explosivos, réplicas ou imitações de explosivos
  • Minas, granadas e outros materiais explosivos militares
  • Fogos de artifício ou fogos de sinalização em qualquer forma (inclusive busca-pés e traques)
  • Recipientes ou cartuchos que geram fumaça
  • Dinamite, pólvora e explosivos plásticos
  • Sólidos e líquidos inflamáveis, como gasolina, diesel, fluídos para isqueiros, álcool, etanol
  • Tintas em lata aerossol, aguarrás e thinner
  • Bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 70%
  • Gás e garrafas de gás, como gás butano, propano, acetileno, oxigênio em grandes volumes
Pequenos isqueiros e fósforos de segurança só podem ser transportados com a própria pessoa, não na bagagem de mão.

Substâncias químicas e tóxicas
Não é permitido o transporte de quaisquer substâncias químicas ou tóxicas que representam perigo para a saúde ou os bens dos passageiros e da tripulação ou para a segurança da aeronave, incluindo:
  • Produtos incapacitantes ou neutralizantes em aerossol, como spray mace, spray de pimenta e gás lacrimogêneo
  • Ácidos e alcalinos, como fluídos de baterias “úmidas” que possam vazar
  • Substâncias corrosivas ou branqueadores, como mercúrio e cloro
  • Extintores de incêndio
  • Materiais contagiosos ou biologicamente perigosos, como sangue contaminado, bactérias e vírus
  • Materiais que podem inflamar espontaneamente
  • Venenos
  • Materiais radioativos, como isótopos medicinais ou industriais
  • Impressoras ou cartuchos de toner
Outros itens proibidos
Em geral, você não poderá levar nenhum produto de origem animal. Isto inclui (partes de) animais que tenham resultado de caça.

Em voos com origem ou destino nas Filipinas, são proibidos joias ou amuletos fabricados com balas reais ou cartuchos de bala vazios.

Os passageiros viajando para o Quênia, Tanzânia e Ruanda não podem transportar qualquer sacola plástica ao entrar no país. Planeja comprar itens no duty free? Aconselhamos você a remover a sacola de plástico antes de embarcar no seu voo.