Viajando com o seu cão de assistência

Caso decida levar seu cão-guia ou cão de apoio emocional a bordo do seu voo da KLM, por favor, entre em contato com a KLM CARES e preencha os formulários necessários.
 

Transportando seu cão de assistência

Caso deseje viajar com seu cão de assistência a bordo, nós nos encarregaremos dos trâmites necessários de forma gratuita. Não deixe de contatar a KLM CARES pelo menos 48 horas antes da partida, para que tenhamos tempo suficiente de organizar tudo para você. Não permitimos animais de assistência que não sejam cães.

Em alguns países, há restrições para se levar animais. Portanto, aconselhamos que você tome todas as medidas de precaução (como ter um passaporte válido para animais e comprovantes de vacinação).

Cão-guia
Para levar o seu cão-guia na cabine, é necessário baixar e preencher oFormulário de Requisição de Transporte de Cão-Guia e enviar o formulário preenchido para a KLM CARES. Por favor, tenha-o em mãos quando fizer o seu check-in no aeroporto.

Cão de suporte emocional
A partir de 15 de março de 2019, só é permitido trazer seu cão de apoio emocional na cabine em voos direitos de/para os Estados Unidos. Além disso, seu cão de apoio emocional deve ter pelo menos 4 meses de idade. Caso já tenha recebido uma confirmação, você ainda poderá trazer seu cão de apoio emocional.

Por favor, baixe e preencha o formulário de solicitação para cães de apoio emocional e providencie uma declaração assinada pelo médico responsável pelos cuidados de sua saúde mental afirmando a sua necessidade de viajar com o seu cão de apoio emocional. Por favor, envie o formulário preenchido junto com a declaração assinada para a KLM CARES e tenha estes documentos em mãos quando fizer o check-in no aeroporto.

Declaração assinada pelo seu médico de saúde mental
Ao trazer seu cão de apoio emocional, você deverá ter uma declaração assinada de um prestador de serviço médico mental reconhecido, afirmando a necessidade do cão como companheiro de viagem. Esta documentação poderá ter no máximo 1 ano e deve incluir uma declaração assinada de um prestador de serviço médico mental reconhecido, que esteja tratando a deficiência mental ou emocional do passageiro, afirmando que:

1. O passageiro tem uma deficiência relacionada à saúde mental listada no “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM IV)” (a KLM não poderá lhe perguntar sobre a natureza de sua deficiência mental).
2. É necessário para a saúde mental ou tratamento do passageiro ter o cão acompanhando o passageiro.
3. O indivíduo que presta a avaliação do passageiro é um médico de saúde mental reconhecido e o passageiro está sob os seus cuidados profissionais.
4. A data e o tipo de registro do médico reconhecido e o estado ou outra jurisdição em que a declaração foi emitida.
 

No aeroporto

Pedimos que você se dirija ao balcão de check-in no aeroporto para retirar seu cartão de embarque. Recomendamos chegar ao aeroporto pelo menos 30 minutos antes do horário aconselhado de chegada ao aeroporto.

Se o seu cão não se comportar adequadamente em locais públicos, não consideraremos o seu cão como um cão de assistência, mesmo que o cão tenha uma função de apoio a um passageiro com deficiência física ou seja indispensável para o bem-estar emocional do passageiro. Neste caso, o cão não será autorizado a embarcar. Em caso de dúvida, a equipe da KLM pode solicitar que você forneça informações adicionais para se assegurar que o seu cão seja realmente um cão de assistência. Se você não puder dar uma explicação verbal plausível, poderá ser solicitada uma prova escrita adicional.

Se um segmento de voo estiver programado para durar 8 horas ou mais, poderemos exigir a documentação de que o cão de assistência não precisará se aliviar ou poderá fazê-lo de uma maneira que não crie problemas de saúde ou saneamento a bordo.

 

Durante seu voo

Passageiros viajando com um cão de atendimento poderão permanecer em qualquer assento, a menos que o cão obstrua um corredor ou outra área que deve permanecer desobstruída por razões de segurança. Durante todo o voo, o seu cão deve usar uma coleira (de carro) e ser amarrado ao cinto de segurança.

Se um cão de assistência não couber no local designado, você será encaminhado(a) a outro assento na cabine dentro da mesma classe de viagem, onde o cão se encaixará embaixo do assento na frente do passageiro ou não gerará uma obstrução. Se necessário, podemos solicitar que outros passageiros mudem de lugar. No entanto, não somos obrigados a oferecer mais espaço para o cão além do espaço do assento reservado, um assento em uma classe de viagem diferente da que foi paga ou impedir o embarque de outro passageiro no voo. Se nenhum assento na cabine acomodar você e seu cão sem criar obstáculos, poderemos oferecer a você a opção de viajar em um voo posterior ou colocar o cão de assistência no porão.