Passageiros com necessidades médicas especiais

Para voar, você pode precisar de autorização médica. Além disso, lembre-se de levar uma receita médica para todos os medicamentos e equipamentos médicos que você levar com você.
 

Autorização médica

Se uma das categorias abaixo se aplicar a você, por favor, consulte seu médico antes de viajar. Em alguns casos, você ou seu agente de viagens devem preencher o Formulário de Informações Médicas A e o seu médico deverá preencher e assinar o Formulário de Informações Médicas B. Não deixe de enviar esses formulários à KLM CARES pelo menos 48 horas antes da partida, para que tenhamos tempo suficiente de organizar tudo para você.

  • Passageiros que sofrem de doença contagiosa.
  • Passageiros que, durante o voo, precisam de assistência médica ou dependam de um aparelho médico específico.
  • Passageiros cujo estado de saúde possa constituir uma situação de risco para a sua vida ou que possam precisar de cuidados médicos especiais, durante o voo, para a sua segurança.
  • Passageiros que não podem usar seu assento na aeronave na posição normal vertical.
  • Passageiros que sofrem de uma doença ou distúrbio físico que resulte em um comportamento incomum que possa ter um efeito adverso no bem-estar e conforto de outros passageiros ou tripulantes, ou que pode ser considerado um perigo potencial para a segurança do voo ou sua pontualidade
  • Passageiras grávidas com complicações conhecidas.
  • Passageiros desacompanhados com transtornos psicológicos que precisam de assistência

Cartão Médico do Viajante Frequente
Para passageiros com um problema de saúde e que voam com frequência, usamos o FREMEC (Cartão Médico do Viajante Frequente) para evitar o preenchimento de um Formulário de Informações Médicas sempre que viajar. Este cartão é válido pelo período indicado no cartão. O cartão FREMEC só será disponibilizado se você viajar pelo menos duas vezes por ano. Ter um FREMEC nos permite considerar suas necessidades sempre que possível. No entanto, você ainda terá que fazer sua reserva com pelo menos 48 horas de antecedência. Para mais informações sobre o FREMEC, entre em contato com os Serviços de Saúde KLM .

 

Levando medicamentos e equipamentos médicos a bordo

Assegure-se de estar com toda a medicação de que precisará durante o voo em sua bagagem de mão. Quaisquer restrições para trazer líquidos não se aplicam a medicamentos. Nunca a coloque na sua bagagem despachada, pois ela será transportada no porão da aeronave e você não poderá acessá-la durante o voo. Não deixe de trazer uma receita médica escrita em inglês para sua medicação e para quaisquer seringas que você tenha, caso os agentes alfandegários ou de segurança tenham alguma dúvida.

Nossas aeronaves têm espaço limitado no refrigerador a bordo, por isso o(a) aconselhamos a trazer sacolas ou garrafas térmicas com você, se precisar. Medicamentos em pequenas embalagens, no entanto, podem ser armazenados no refrigerador de bordo.

Você pode trazer certos equipamentos médicos ou auxiliares a bordo, se eles puderem ser guardados sob um assento ou fixados juntos em um assento adjacente. Não podemos garantir o fornecimento de energia a bordo, portanto você precisa trazer para seu voo um número adequado de baterias totalmente carregadas. Suas baterias precisam durar pelo menos 150% da duração máxima esperada do seu voo. Essas baterias também devem ser colocadas embaixo do seu assento.

Leia mais sobre as restrições de transporte de baterias (de lítio) a bordo

 

Oxigênio a bordo

Em todos os voos da KLM, podemos fornecer oxigênio suplementar. Nossa tripulação de cabine ajudará você a usar este equipamento. Esse suprimento de oxigênio funciona separadamente do suprimento de oxigênio usado em situações de emergência. O recebimento deste serviço envolve uma cobrança padrão e deverá ser solicitado com o envio de um Formulário de Informações Médicas pelo menos 48 horas antes da partida.

Podemos ajustar o fornecimento de oxigênio para a quantidade exata necessária, conforme sua condição médica (no máximo 5,2 litros por minuto). Esta instalação está disponível apenas a bordo da aeronave. Se você precisar de oxigênio no aeroporto, a KLM poderá fornecê-lo no aeroporto Schiphol de Amsterdã, mas não em outros aeroportos.

Concentrador de Oxigênio Portátil
Concentradores de Oxigênio Portáteis (COP) só são permitidos para uso a bordo se forem operados por bateria ou tanto por bateria quanto com energia da rede. Por favor, faça uma reserva para o transporte do seu COP bem antes da partida. Não deixe de contatar a KLM CARES pelo menos 48 horas antes da partida, para que tenhamos tempo suficiente de organizar tudo para você.

Infelizmente não temos como garantir o fornecimento de tomadas elétricas a bordo em todos os assentos, então você deve trazer com você um número suficiente de baterias totalmente carregadas. Suas baterias precisam durar pelo menos 150% da duração máxima esperada do seu voo. As baterias devem ser armazenadas embaixo de seu assento. Baterias de reserva só são permitidas em sua bagagem de mão, nunca em sua bagagem despachada.