Termos e Condições do CO2ZERO

Com o nosso programa CO2ZERO oferecemos-lhe a forma mais fácil, eficaz e económica de viajar sem CO2. Leia tudo sobre o cálculo, os investimentos e a verificação deste programa.

Geral

  1. Estes Termos e Condições aplicam-se ao serviço de compensação de dióxido de carbono (CO2) da KLM Royal Dutch Airlines, doravante designado de CO2ZERO
    1. Os Termos e Condições do CO2ZERO são um acréscimo às condições gerais de transporte para passageiros e bagagem
    2. O CO2ZERO é apenas possível em combinação com um documento de viagem ou bilhetes eletrónicos da KLM onde se encontre incluído, pelo menos, um voo da KLM
    3. Todos os voos da KLM, independentemente do ponto de partida, de venda ou de embarque, podem ser transformados em CO2ZERO      
  2. O CO2ZERO é um serviço de compensação do CO2 voluntário que permite ao passageiro compensar as emissões de carbono relacionadas com o voo, fazendo com que o seu voo pessoal não emita carbono
    1. O CO2ZERO é estritamente pessoal; os passageiros que viajem juntos podem optar por compensar individualmente      

Voos elegíveis

  1. Voos operados por exemplo pela KLM Royal Dutch Airlines, AIR FRANCE, Delta Air Lines, Kenya Airways
  2. Todos os voos de partilha de código com número de voo da KLM e operados por JJ, GF, TE, EI, UX, XM, AZ, MN, CZ, MH, KQ, QX, AS, CO, AM, DL, EV, OH, F8, PS, SU, OK, IG, MA, CY      

Emissões

  1. Os valores de emissão da KLM, AIR FRANCE e Delta Air Lines baseiam-se nos valores de emissão reais em relação à queima de combustível real
  2. Os valores das emissões dos parceiros operacionais baseiam-se em valores genéricos enviados pelos fabricantes dos aviões (por exemplo, Boeing, Airbus, etc.)      

Cálculo

  1. As emissões de CO2 são calculadas para todos os voos da sua reserva. Por voo, o cálculo baseia-se no tipo de avião utilizado, na distância percorrida e no histórico do fator de carga desse voo específico. O método de cálculo e os números são auditados frequentemente pela KPMG.      

Indemnização

  1. O CO2ZERO utiliza reduções certificadas de emissões pela Gold Standard para ajudar a financiar o desenvolvimento de projetos relacionados com energias limpas em países em desenvolvimento.
  2. A Gold Standard é uma organização com sede na Suíça, apoiada por 53 ONGs em todo o mundo, que define o mais elevado padrão em termos de reduções certificadas de emissões. O mais elevado sinal de excelência no que respeita à compensação do CO2 é atribuído aos projetos mais eficazes na redução de emissões de CO2 e no desenvolvimento de fontes de energia limpas e renováveis. É possível encontrar informações detalhadas sobre a Gold Standard em www.cdmgoldstandard.org.   

Preço pago pelo consumidor pela compensação

  1. O preço para o passageiro compensar através do CO2ZERO é igual ao preço de compra dos direitos de emissão da Gold Standard. Todo o dinheiro da compensação angariado será utilizado para fins de compensação através de reduções certificadas de emissões. Todos os custos gerais e investimentos relacionados com o esquema de compensação serão absorvidos pela KLM Royal Dutch Airlines.
    1. Duas vezes por ano, o preço pela compensação pode ser ajustado com base no preço de aquisição de novas reduções certificadas de emissões.      

Reembolso

  1. Se, por uma razão que não pode controlar, não puder usufruir do seu voo, poderá ter direito a um reembolso do montante que pagou.
  2. Nos seguintes casos, tem direito a um reembolso total do dinheiro da sua compensação CO2ZERO:
    1. A KLM cancelou o seu voo
    2. Perdeu o seu voo intercontinental de ligação da KLM após um voo operado pela KLM, Delta, AIR FRANCE ou Kenya Airways
    3. Se alguma destas razões se aplicar à sua situação, por favor, continue a preencher       
  3. Apenas pode solicitar um reembolso através de KLM.com.      

Verificação

  1. A verificação efetuada pelos peritos da KPMG, uma das redes líderes mundiais de empresas profissionais que prestam serviços de Auditoria, Fiscalidade e Consultadoria, assegura que tanto as normas de emissão como a metodologia de cálculo cumprem regras e condições padrão internacionais relativas às emissões de carbono.