Bagagem atrasada, perdida ou danificada

Apesar dos nossos cuidados e atenção, a sua bagagem pode estar atrasada ou ter-se perdido. Pedimos desculpa por qualquer incómodo causada e daremos o nosso melhor para lha devolvermos o mais depressa possível.

Comunicar bagagem atrasada

Se ao chegar ao aeroporto não encontrar a sua bagagem, por favor, dirija-se imediatamente ao Serviço de Bagagens na alfândega do aeroporto. No Aeroporto Amesterdão-Schiphol, esse escritório está localizado na área de reclamação de bagagem, no lado oposto ao tapete de bagagem 9.

No Balcão de Serviço de Bagagem, sua reclamação de bagagem será registrada e em seguida você receberá um Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR) com um número de referência pessoal. Você precisará deste número para conferir o status de sua bagagem atrasada. Assim que sua bagagem for localizada, iremos contatá-lo para agendar a entrega.

Você deve ter recebido uma etiqueta de despacho de bagagem para cada mala que tenha sido despachada antes da partida. Assegure-se de guardar estas etiquetas até que você tenha recebido sua bagagem.

Comunicar bagagem atrasada online
Também pode comunicar a sua bagagem atrasada online para os voos operados pela KLM ou AIR FRANCE. Pode fazê-lo no prazo de 2 dias após a chegada e apenas nos seguintes casos:

  • O seu voo da KLM com partida de um dos destinos selecionados foi cancelado depois de entregar a(s) sua(a) mala(s), mas a(s) sua(s) mala(s) não lhe foi/foram devolvida(s).
  • Chegou a um dos destinos selecionados mas a sua bagagem não chegou consigo.

Comunicar bagagem atrasada online

Comunicar agora

Localizar bagagem atrasada

Com o último sobrenome e o número de referência do processo indicado no seu Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR), você pode conferir online o status de sua bagagem atrasada através da ferramenta World Tracer.

Rastreamento de sua bagagem atrasada

Bagagem não localizada no prazo de 3 dias

Se a sua bagagem não for encontrada no prazo de 3 dias, pode utilizar a ferramenta World Tracer para preencher um Formulário de Inventário e Reclamação de Bagagem (BICF, Baggage Inventory and Claim Form) online. Esse formulário irá ser-lhe mostrado automaticamente online após 3 dias. Por favor, introduza o seu apelido e número de referência do processo para iniciar sessão e preencher as informações necessárias. Essas informações vão ajudar-nos a refinar a nossa procura e a devolver-lhe a sua bagagem o mais depressa possível.

No caso infeliz de não nos ser possível localizar a bagagem no prazo de 21 dias, esse formulário será enviado para o Serviço Cliente KLM.

Como nos contatar sobre bagagem atrasada

Depois de comunicar a falta de sua bagagem, você receberá um número de contato. Também pode contactar-nos 24 horas por dia, 7 dias por semana através do Facebook  ou Twitter . Por favor, partilhe os seus dados pessoais apenas por mensagens privadas.

Bagagem danificada

A utilização normal da sua bagagem pode resultar em riscos, marcas, amolgadelas e outros sinais de utilização na sua bagagem. e não nos responsabilizamos por eles.

Se detetar outros tipos de danos na sua bagagem, por favor, comunique-o no Serviço de Bagagens aquando da sua chegada. Se detetar os danos depois de deixar o aeroporto, pode enviar uma reclamação para o Centro de Atendimento ao Cliente da KLM dentro de 7 dias após a chegada, por carta ou e-mail.

Se faltar algo na sua bagagem

Se faltarem conteúdos na sua bagagem, deve reportá-lo imediatamente depois da chegada no Serviço de Bagagens no aeroporto. Se detetar isso depois de deixar o aeroporto, pode reportar itens em falta preenchendo o formulário por e-mail dentro de 7 dias após a chegada.

Deixou alguma coisa a bordo?

Deixou um artigo pessoal a bordo? Dependendo de onde e quando o tiver deixado, aqui está o que pode fazer:

  • Perdeu algo a bordo de um avião da KLM com chegada ao Aeroporto Amesterdão-Schiphol?
    Basta comunicar-nos isso através do Facebook ou através do Twitter

    • A equipa de Perdidos e Achados da KLM vai pôr mãos à obra imediatamente para reaver o seu artigo – certifique-se apenas de que nos contacta dentro de 3 dias.

    • Após 3 dias, todos os itens encontrados são levado para o armazenamento central. Por favor, contacte o Aeroporto Amesterdão-Schiphol  também se tiver perdido alguma coisa num dos Lounges mundiais KLM Crown.

  • Se você perdeu algo a bordo de um avião da KLM que chegou a outro aeroporto, por favor, contate a equipe local no aeroporto em questão.

  • Se perdeu alguma coisa a bordo de um avião da Air France, por favor, contacte o Gabinete de Perdidos e Achados da Air France . Por favor, tenha em atenção que todos os artigos encontrados são guardados até 3 meses.

  • Se você perdeu alguma coisa a bordo de um avião operado por outra companhia aérea, recomendamos que você contate o departamento de atendimento ao cliente da respectiva companhia aérea.


Embora a KLM cuide da melhor forma possível dos objetos encontrados, não somos responsáveis pela perda de artigos pessoais a bordo das nossas aeronaves.

Sala de Chegadas Premium de Schiphol

Enquanto passageiro World Business Class ou membro Flying Blue Gold ou Platinum, pode reportar qualquer bagagem atrasada ou danificada na nossa Sala de Chegadas Premium no Aeroporto Amesterdão-Schiphol. A Sala de Chegadas Premium encontra-se na área de recolha de bagagem do lado oposto ao tapete de bagagem 9, junto ao balcão geral para reportar bagagem perdida ou danificada.

Indemnização

Caso de a sua mala se perca, seja danificada ou se faltar algo na mesma, pode contactar o Centro de Atendimento ao Cliente da KLM para pedir um reembolso das despesas e/ou uma indemnização.

Por favor, tenha em atenção o seguinte:
  • Se quiser pedir um reembolso de despesas adicionais efetuadas em consequência da entrega atrasada da sua bagagem, precisa de o reportar dentro de 21 dias a partir da data em que a sua bagagem atrasada lhe for entregue.
  • Se a bagagem atrasada estiver danificada, precisa de reportar os danos dentro de 7 dias a partir da data de entrega da sua bagagem atrasada.
Assumimos uma responsabilidade limitada, por isso, se a sua mala se perdeu, recomendamos que contacte a sua seguradora, se aplicável. A maioria das apólices de seguro cobre perdas com base no valor da propriedade.

Ler mais sobre a responsabilidade da KLM