Serviço Menores Não Acompanhados

As crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos podem viajar sozinhas se o nosso serviço Menores Não Acompanhados for reservado. É possível reservar também este serviço para crianças com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, inclusive.

Serviço Menores Não Acompanhados

Stewardess and child

Com o Serviço Menores Não Acompanhados, pode ter a certeza de que o seu filho viaja sozinha em segurança. No que respeita às crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos (inclusive) que viajam sozinhas ou numa classe de viagem diferente do adulto acompanhante, a reserva deste serviço é obrigatória. O serviço é opcional para crianças com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos.

Antes da partida e depois da chegada, os colaboradores da KLM ou pessoal contratado pela KLM acompanham o seu filho até ao ou do avião, mesmo em caso de atraso. Além disso, durante o voo, os nossos assistentes de bordo estarão sempre atentos ao seu filho.

Durante uma ligação demorada no Aeroporto Amesterdão-Schiphol o seu filho fica no nosso Lounge Junior Jet. Aí, tem acesso a refrigerantes, jogos de computador, filmes, livros em vários idiomas e diversos brinquedos.

Vamos mantê-lo informado por telefone, e-mail e mensagem de texto sobre eventuais alterações do horário do voo do seu filho. No final da viagem, acompanharemos pessoalmente o seu filho até à pessoa autorizada a recebê-lo.

A KLM só permite ligações de menores não acompanhados em voos da KLM, AIR FRANCE e Delta Air Lines. Se tiver perguntas, por favor, contacte a Central de reservas KLM.

Documentos de viagem

Certifique-se de que o seu filho tem todos os documentos de viagem necessários para toda a viagem.

  • Todas as crianças que viajam sozinhas para e a partir de Curaçau (incluindo crianças com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, inclusive, sem reserva do Serviço Menores Não Acompanhados) têm de se fazer acompanhar de uma confirmação escrita de que estão autorizadas a viajar, assinada pelo(s) progenitor(es) ou tutor legal, bem como de um documento de identificação de um progenitor ou tutor.
  • Se viajarem sozinhas a partir do México, as crianças com menos de 18 anos de idade devem fazer-se acompanhar de prova de filiação, como a certidão de nascimento ou um despacho jurídico de tutela. Também precisam de levar uma declaração de um dos pais ou do guardião legal certificada notarialmente, em espanhol. A declaração está disponível no website do Serviço de Imigração do México (INM ) e tem uma validade de 180 dias após a sua autenticação.
  • No que respeita às viagens para a e a partir da África do Sul, a partir de 1 de junho de 2015, é necessário que as crianças se façam acompanhar de vários documentos, independentemente de viajarem com ambos os progenitores, com um progenitor, acompanhadas por um adulto ou desacompanhadas.

    Ler mais sobre as novas regras de viagem para a e da África do Sul

  • No que respeita às viagens para o e a partir do Brasil, é necessário que as crianças se façam acompanhar de vários documentos, independentemente de viajarem com ambos os progenitores, com um progenitor, acompanhadas por um adulto ou desacompanhadas. 

    Ler mais sobre os documentos necessários 

  • Para crianças que viajam sozinhas para os Estados Unidos, recomendamos que preencha e imprima o formulário da declaração online  antecipadamente e forneça uma cópia impressa ao seu filho antes da partida.
Verifique o documento de viagem necessário para o seu filho

Como funciona?

Reservar
É necessário reservar um voo para uma criança que viaja sozinha, bem como o respetivo Serviço Menores Não Acompanhados, com uma antecedência mínima de 24 horas relativamente à partida. Não é possível reservar este serviço independentemente do voo e só pode reservar o serviço e o voo através da Central de reservas KLM ou do seu agente de viagens. Ao reservar o serviço, solicitaremos dados relativos ao seu filho e as suas informações de contacto. Recomendamos que preencha um Formulário de Conselhos de Tratamento (apenas em inglês) antes de nos telefonar.

Check-in
O Serviço Menores Não Acompanhados tem de ser reservado com uma antecedência mínima de 24 horas relativamente à partida. Durante o check-in online, receberá uma confirmação do check-in que pode imprimir e trocar por um cartão de embarque no balcão de check-in do aeroporto.

Um progenitor ou tutor com 18 anos de idade ou mais tem de apresentar a criança no balcão de check-in com uma antecedência mínima de 2½ a 1½ relativamente à hora da partida. No Aeroporto Amesterdão-Schiphol, deve dirigir-se ao Balcão 8 no Terminal de Partidas 1 (voos europeus) ou Balcão 16 no Terminal de Partidas 2 (voos intercontinentais). É necessário levar um documento de identificação válido e ficar no aeroporto até o voo da criança partir.

Para acompanharmos o seu filho durante a viagem, tem de nos dar autorização com a entrega de um exemplar do Formulário de Conselhos de Tratamento totalmente preenchido e assinado no respetivo balcão. Recomendamos que o imprima e preencha em casa e leve 4 exemplares para o aeroporto. Também pode pedir este formulário no balcão de check-in.

Chegada
À chegada entregaremos o seu filho à pessoa autorizada no Formulário de Conselhos de Tratamento a recebê-la no seu destino final. A pessoa responsável por receber a criança tem de se fazer acompanhar de um documento de identificação válido. Não entregaremos o seu filho a ninguém que represente uma empresa ou organização, por isso, deverá indicar o nome de uma pessoa.

Transferir o Formulário de Conselhos de Tratamento (apenas em inglês)

Ler mais sobre receber notificações do estado do voo

Custos

Independentemente da idade da criança, o custo do Serviço Menores Não Acompanhados é o preço de um bilhete de adulto, acrescido de um suplemento de serviço. Veja a tabela abaixo para o montante exato para bilhetes simples. No que respeita a bilhetes eletrónicos de ida e volta, o suplemento é a dobrar.

Tenha em conta que os preços apresentados a seguir serão convertidos para a moeda local e que em certos países poderá ser acrescida uma taxa local.


Suplemento de Serviço Menores Não Acompanhados para todas as viagens a ou antes de 31 de maio de 2017 (bilhetes simples):


Só ida

Voo direto

Com ligação

Na Europa

50 EUR

75 EUR

Intercontinental

80 EUR

100 EUR


 

Suplemento de Serviço Menores Não Acompanhados para todas as viagens a ou depois de 1 de junho de 2017 (bilhetes simples):


Só ida

Euros

Voo direto europeu

100

Voo direto intercontinental

150

A partir de um aeroporto europeu via Aeroporto Amesterdão-Schiphol para outro aeroporto europeu

200

A partir de um aeroporto europeu via Aeroporto Amesterdão-Schiphol para um aeroporto intercontinental (ou vice-versa)

250

A partir de um aeroporto intercontinental via Aeroporto Amesterdão-Schiphol para outro aeroporto intercontinental

300

Voo KLM entre dois aeroportos que não sejam o Aeroporto Amesterdão-Schiphol

100